23jul

Conheça a história do Nova Shopping, o antigo shopping da Cidade Nova

Compartilhe com os amigos!
0Compartilhamentos

Um dos mais lindos Shoppings que Manaus já teve, o Nova Shopping foi inaugurado em 1º de dezembro de 1993, pela Nobre Empreendimentos, mas as portas ao grande público só foram abertas no dia 02 de dezembro de 1993 e funcionava das 10h às 22h.  O investimento para a construção do Nova Shopping foi avaliada em 6 milhões de dólares, vale lembrar que em 1993, ainda não existia no Brasil o Plano Real e o Brasil estava numa inflação sem precedentes. Mesmo assim, apostou-se em um Centro Comercial na área que mais crescia de Manaus e com a previsão de faturamento mensal  estimada em 2 milhões de dólares.

A Nobre Empreendimento construiu o Nova Shopping em um pouquinho mais de 9 meses, demonstrando que era uma empresa séria e comprometida. O negócio tinha tudo para prosperar.

Conheça a história do Nova Shopping, o antigo shopping da Cidade Nova

Conheça a história do Nova Shopping, o antigo shopping da Cidade Nova


O Nova Shopping entrou no formato de “Shopping de Vizinhança”, ou seja, um Centro Comercial para atender especificamente uma área da cidade. Ele foi construído em uma área de 8.500 m² na Avenida Max Teixeira, logo na entrada para a Cidade Nova.

O Nova Shopping possuia 58 lojas, sendo 15 de alimentação, elevador panorâmico, cinema, brinquedos eletrônicos, agência bancária, área de parque de diversão e uma enorme pista de patinação no gelo com capacidade para 150 pessoas, 400 vagas de estacionamento e o Mercado Central, logo, um verdadeiro paraíso de compras e lazer de todos os moradores do bairro Cidade Nova e adjascências.

Em sua fase de implantação o Nova Shopping gerou mais de 700 pessoas empregadas e enquanto esteve operando, gerou quase 500 empregos.

Seu estilo arquitetônico denominado técnicamente de “Industrial Chique”, caracteriza-se por um ambiente mais despojado e marcado pela criatividade. As cores da decoração, que são exclusivas, tem pouco brilho, afinal, quem deve brilhar são as lojas.

Nova Shopping / Foto : Divulgação

Nova Shopping / Foto : Divulgação

 

O Nova Shopping possuía 2 andares e um elevador panorâmico com cabine Blindex para até 15 pessoas, que permitia a contemplação da vista.

A cobertura da cúpula do Nova Shopping foi importada dos EUA, o material usado foi o policarbonato alveolar que substitui os vidros por serem mais leves, de fácil colocação e ser um excelente isolante térmico e acústico, permitindo um melhor desempenho do ar-condicionado, e impedindo que ruídos externos pertubem os clientes e lojistas do Nova Shopping.

Nova Shopping / Foto : Reprodução Manaus de Antigamente

Nova Shopping / Foto : Reprodução Facebook Manaus de Antigamente

O Nova Shopping, como dito,  foi projetado para ser um Shopping de Vizinhança, que à época era uma tendência mundial. Os Shoppings de Vizinhanças são mais compactos, de custos menores e adequados À área construída e ao poder de compra do consumidor-alvo. O Nova Shopping pretendia atender principalmente moradores do então conjunto Cidade Nova 1, 2, 3, 4 e 5, Mundo Novo, Mano e Renato Souza Pinto, Ribeiro Junior, Canaranas, Comagi e inclusive tinham ônibus gratuitos para o Nova Shopping, de hora em hora, de 10h às 22h.

Muitas experiências novas, e sem dúvida a Pista de Gelo chamava a clientela. Futuramente a Nova Dance com sua matinê também fez sucesso por algum tempo.

As coisas começaram a desandar já em agosto de 1995, quando durante o mês houveram vários ataques de galeras ao Shopping e aos frequentadores. Vale lembrar que nos anos 90 era o auge das galeras em Manaus e no estacionamento desse shopping havia boi bumba e era o point de encontro das galeras e havia muita porrada e morte…então as famílias e pessoas de bem já não iam mais pra esse shopping devido a galera que era demais.

Gangues de rua infenizam Nova Shopping. Frequentadores e funcionários do Nova Shopping, foram constanemente alvos de arrastão promovidos por duas gangues de rua que travavam guerra há quatro domingos na área destinada para estacionamento. A facilidade com que os delinquentes encontravam para atacar as pessoas era atribuída a falta de policiamento. Temendo outros ataques, lojistas pedem reforço policial. Seguranças têm sido incapazes de conter os marginais que espalham terror.

Galeras Aterrorizam Nova Shopping / Reprodução Jornal do Comércio

Galeras Aterrorizam Nova Shopping / Reprodução Jornal do Comércio

Os lojistas se revoltaram com os ocorridos pois isso aconteceu principalmente após a diminuição dos seguranças por parte da administração do Shopping e pela Polícia Militar também deixar de apoiá-los. Além disso, outro fator apontado como início do fim, foi o fato de uma danceteria ter sido instalada dentro do Shopping, o Nova Dance, lotava e eu só com meus 14 anos, tempos que não voltam mais…, com que fez que pessoas de várias áreas e classes sociais acessassem o Shopping, sem nenhum controle ou seleção de frequentadores, e esse pessoal, acabava comprando briga com frequentadores de outra danceteria na frente do Shopping.

O clima esquentava e eles pediam providência, pois se algo acontecesse à algum deles ou aos seus familiares, a situação ficaria ainda mais grave para o lado da administração do Shopping, que para eles, não tinha demonstrado competência para resolver o problema.

O Nova Shopping não resistiu à tanta violência urbana e em setembro de 1997 suas atividades internas foram encerradas e o prédio esvaziado. Assim, ele durou de menos de 4 anos.

O prédio havia sido dado como garantia de empréstimo ao Banco do Estado do Amazonas – BEA, pela Nobre Empreendimentos e em junho de 2000, após a conclusão do processo de execução judicial da dívida, o prédio passou a ser oficialmente do BEA.

Um dos empresários apontava que vários fatores contribuíram para que o Nova Shopping não se consolidasse como um importante centro de vendas, ao contrário do que aconteceu por exemplo, com o Shopping Grande Cicular e o Shopping São José, ambos na Zona Leste.

A localização era um dos fatores. Quem morava na Cidade Nova II, por exemplo, precisava pegar 2 Ônibus para chegar ao Nova Shopping, pois não existia naquela época um terminal de ônibus na Cidade Nova I, então era mais fácil ir para o Amazonas Shopping.

Outro apontava que o principal problema do Nova Shopping foi a falta de experiência da Nobre Empreendimentos na área de administração de Shopping. Como construtores eles eram muito bons, mas não sabiam gerenciar. Entre os principais pontos estavam a inadimplência dos lojistas, a falta de uma programação de marketing, enfim, todas as ferramentas de vendas que um shopping dispõe quando a administração é experiente.

Nova Shopping / Reprodução Jornal do Comércio

Outro ponto apontado também era a falta de uma grande loja como imã para o Shopping.

Esplanada arrematou o Nova Shopping em leilão ocorrido em 08 de novembro de 2001. O Com lance inicial de R$ 961 mil reais, o prédio do Nova Shopping foi arrematado pela cadeia de lojas Esplanada.

Em 2013, ainda era possível ver as ruínas do grandioso Nova Shopping, que foi demolido e hoje é onde funciona o DB da Max Teixeira. Os registros do fotógrado Rogger Diego eternizaram o que um dia foi esse empreendimento a frente do seu tempo.

Foto : / Rogger Diego

Foto : / Rogger Diego

 

Fiz um vídeo sobre a história do Nova Shopping, o antigo shopping da Cidade Nova

Comentários

Compartilhe com os amigos!
0Compartilhamentos

Sobre Marcus Pessoa

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Curiosidades do Amazonas, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões e Pitacos sobre coisas do cotidiano que interferem diretamente na vida de todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

© Copyright 2013-2021, Todos os Direitos Reservados