20nov

Antigo Hotel Cassina vira o mais novo espaço de inovação tecnológica de Manaus

Você já parou pra pensar como o poder público de fato se quiser, pode transformar um prédio histórico abandonado, revitalizar, colocá-lo para funcionar como um espaço tecnológico sem perder a essência histórica e a valorização cultural da cidade? Sou Marcus Pessoa, e no vídeo de hoje vou falar pra vocês sobre o Casarão da Inovação Cassina que é o mais novo prédio revitalizado e que dá um elevado salto na Indústria 4.0 em Manaus.

Antes deu falar sobre o Casarão da Inovação Cassina, eu queria compartilhar um pouco com vocês sobre a parte histórica do prédio.

Antigo Hotel Cassina vira o mais novo espaço de inovação tecnológica de Manaus

Antigo Hotel Cassina vira o mais novo espaço de inovação tecnológica de Manaus

O antigo Hotel Cassina fica na esquina das ruas Bernardo Ramos e Governador Vitório, bem em frente à praça Dom Pedro II, no centro histórico de Manaus.

Foi construído em 1899 e recebeu esse nome é em homenagem ao seu proprietário, Andrea Cassina, um comerciante italiano que atuava com extrativismo da borracha aqui na nossa região.

O Hotel Cassina foi o primeiro estabelecimento de hospedagem de 1ª classe em Manaus, recebendo importantes figuras políticas, comerciantes e claro, como tudo na belle époque, apenas as classes privilegiadas.
Em 1930, após a crise econômica provocada pelo término do ciclo da borracha, a mobília luxuosa do hotel foi vendida em leilão. O imóvel foi adaptado para funcionar como pensão e, nos anos seguintes, funcionou como o Cabaré Pé de Chinello até 1957, por isso vocês podem ouvir algumas referências ao antigo Hotel Cassina como “Cabaré Chinelo”. O prédio acabou abandonado e com o passar dos anos foi sendo cada vez mais depredado pela ação do tempo e do homem.

Os primeiros registros como ruína aparecem a partir de 1974 e na década de 80 a estrutura foi tomada pela vegetação.

Até meados de 2019, o prédio do Hotel Cassina encontrava-se nem nenhuma atividade, com a fachada totalmente fechada para evitar vandalismo, e a parte interna tomada por vegetação.

Pois bem, um espaço público desse totalmente exposto no Centro Histórico e que representava muito a história da cidade, principalmente por ser um Hotel de Luxo na época do Período do Ciclo da Borracha, o que está intimamente ligada à história de Manaus, de repente virou ruínas, só demonstrava a falta de respeito com a história da cidade e o descaso por parte do poder público, que não fez nada para que se chegasse no nível que chegou.

Em setembro de 2019, a Prefeitura de Manaus, por meio do prefeito Arthur Virgilio Neto, tomou pra si a responsabilidade e iniciou-se o processo de restauração deste importante prédio. Para muitos, essa revitalização seria apenas mais uma obra para se “lavar dinheiro”.

Hoje, 18 de novembro de 2020, o prédio foi inaugurado e mudou de nome e função. Agora chama-se Casarão da Inovação Cassina e é o primeiro centro de empreendedorismo e inovação da região Norte.

O espaço é considerado um marco na criação do Polo Digital de Manaus e oferecerá capacitações empreendedoras, oficinas na área da Indústria 4.0 e servirá de apoio para startups que buscam se desenvolver no Estado.

Mais do que restaurar prédios históricos, é dar função útil para ele. Mais do que beleza, funcionalidade e o Casarão da Inovação consegue ter os dois. Tanto a parte histórica através da sua fachada, colunas, fundações, quanto com a parte tecnológica com seus laboratórios, estações de co-working, auditórios e ainda um espaço café no terraço, tudo isso distribuído em aproximadamente 1.600 m² de tecnologia.

Essa iniciativa é ainda mais rica por pegar o passado, não o esquecer nem o negar, mas de trazê-lo para o presente, com tecnologia avançada e moderna e que sirva para o desenvolvimento social e econômico da sociedade.

Então é isso pessoal, espero que esse espaço traga prosperidade para os futuros empreendedores e que sem dúvidas será um lugar de referência de empreendedorismo e inovação, onde os empreendedores terão um ambiente adequado para desenvolver seus negócios e ganharem o mundo.

Comentários

Compartilhe Esse Post!

Sobre Marcus Pessoa

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim. Em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões sobre Política e assuntos relacionados ao mundo digital.

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

© Copyright 2013-2020, Todos os Direitos Reservados