16jul

Saiba como os Deputados e Senadores do AM votaram na “turbinada do fundão” através da LDO2022

Durante a votação no Congresso Nacional foi aprovado a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022. O projeto da LDO determina as metas e prioridades para os gastos do governo no ano que vem. Vacinas, creches, casas e tratamento de câncer estão entre as despesas prioritárias, além de projetos para infraestrutura, melhorias das BR enfim, é uma forma de apontar como o dinheiro público deverá ser gasto no ano que vem.


Saiba como os Deputados e Senadores do AM votaram na "turbinada do fundão" através da LDO2022

Saiba como os Deputados e Senadores do AM votaram na “turbinada do fundão” através da LDO2022

Somente após a aprovação da LDO que os “bunito” podem tirar férias do meio do ano. Com a aprovação da LDO, o Congresso entrará formalmente em recesso parlamentar, entre 18 e 31 de julho.

Um dos pontos da LDO era o aumento estratosférico do Fundo Eleitoral, o chamado “Fundão”. Dinheiro esse pago pelos contribuintes para financiar partidos e campanhas eleitorais. Em 2018, o fundo eleitoral era de 2 bilhões de reais, agora, para 2022, ele foi aprovado pelos parlamentares e passará a ser 5,7 bilhões de reais, ou seja, quase 300% de aumento!
Os deputados do Partido NOVO propuseram um destaque para retirar do texto do LDO o aumento sem vergonha do “fundão”, porém, o destaque acabou derrubado.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

É um absurdo o que estão fazendo. Em plena pandemia estão possibilitando que se aumente o Fundo Eleitoral. É uma coisa absurda! A imprensa toda já está falando nisso. É um desrespeito à nação.

E é aí que os parlamentares cara de pau estão se “justificando”. Pois o destaque foi derrubado e a LDO foi aprovada. O que aconteceu foi que os parlamentares fizeram a “ Votação Simbólica” , onde não se exige manifestação individual e aprova matéria pela maioria presente. Assim eles aumentaram os recursos do Fundo que será distribuído aos partidos em quase três vezes.

A partir daí, pipocaram declarações de deputados tentando justificar que não puderam se manifestar nessa votação mas que são contra o aumento. O Capitão Alberto Neto, do Republicamos, deu um migué que tava doente, mas distribuiu vídeo nas redes sociais, se explicando e dizendo que era um escárnio, ainda disse que “tiveram deputados que votaram a favor, mas são contra”. Vou colocar um pedaço do vídeo do parlamentar…

Independente disso no entanto, a proposta está aprovada e a bola agora está com o presidente Jair Bolsonaro. Caso ele vete, estará cumprindo inclusive o discurso com o qual foi eleito, de cortar absurdos e privilégios na administração pública. Caso não vete, contraria seu próprio discurso e perde muitos pontos junto a população.

A LDO foi aprovada com na Câmara Federal com 278 votos favoráveis e 145 contrários. No Senado, a vitória foi por 40 a 33, com apoio de Eduardo Braga e Omar Aziz.

E agora vou mostrar pra vocês, como votou cada parlamentar amazonense sobre o aumento no ‘fundão’

DEPUTADOS FEDERAIS
Marcelo Ramos – PL – Art 51 – não manifestou voto porque presidiu a sessão.

Votaram SIM :

Atila Lins – Progressista – SIM | Delegado Pablo – PSL – SIM | Silas Câmara – REPUBLICANOS – SIM | Bosco Saraiva – Solidariedade – SIM

Votou NÃO:

José Ricardo – PT – NÃO

SE ABSTIVERAM / CAGARAM

Capitão Alberto Neto (Republicanos) | Sidney Leite (PSD) estavam presentes na sessão na quinta-feira, mas não votaram.

O deputado José Ricardo (PT) foi o único parlamentar amazonense que votou contra a proposta, também seguindo a orientação do partido

SENADORES

VOTARAM SIM
No Senado, Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) votaram a favor da proposta.

Votou NÃO:
Plínio Valério (PSDB) disse que votou contra.

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Políticas Criativas, Empreendedorismo, Histórias dos Patrimônios do Amazonas além de dar minhas opiniões sobre Política e militar contra o Bolsonarismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados