2jun
No meio da Pandemia SEMSA fecha um importante instrumento de saúde preventiva no bairro Presidente Vargas

No meio da Pandemia SEMSA fecha um importante instrumento de saúde preventiva no bairro Presidente Vargas

Hoje (2) a Prefeitura de Manaus, através da SEMSA, encerrou as atividades da UBS S-06, localizada na rua São José, no bairro Presidente Vargas. Em plena pandemia, ao invés de reforçarem a atenção primária, o município decidiu desativar um instrumento de Atenção Primária à Saúde extremamente importante para o bairro e para a população manauara como um todo.

O aviso foi dado hoje mesmo durante a convocação de reunião. Vale informar que, na última semana, as atividades haviam sido suspensas. E hoje, na reunião, pediram apenas que arrumassem suas coisas e depois disso, recolheram todos os móveis e os documentos de lá. Foi dito ainda que o motivo da mudança é que “não há segurança no local”.

No meio da Pandemia SEMSA fecha um importante instrumento de saúde preventiva no bairro Presidente Vargas

No meio da Pandemia SEMSA fecha um importante instrumento de saúde preventiva no bairro Presidente Vargas

Nessa UBS, que funcionava aí há mais de 20 anos, os moradores podiam marcar consultas para as áreas de Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia. Além disso, as unidades também estão preparadas para fornecer cuidados relacionados a Odontologia e Enfermagem.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

Em paralelo à prevenção de doenças, os médicos e enfermeiros da “casinha” atuavam em outras frentes primordiais para proteger a saúde dos cidadãos, como fornecer diagnóstico preciso e oferecer tratamento e reabilitação adequados aos pacientes, além de fazer as campanhas do Ministério da Saúde diretamente com os moradores, como recentemente fizeram através da Campanha de Vacinação em casa.

Vacina em casa / Divulgação

Se a Prefeitura precisa de um local mais seguro, ao invés de remover esse aparelho tão fundamental para a saúde da população do bairro Presidente Vargas, por que não instalar a “nova” UBS no local onde funcionava o Centro POP? Aliás, é sabido por todos que o Centro Pop nunca foi bem quisto pelos moradores, mas o poder público insiste em tomar as decisões sem conversar com quem vive a realidade local.

Essa decisão arbitrária não pode ficar por isso mesmo. É necessário que seja revista e paperwritings.com os moradores. A UBS S 06 também conta com a operação da AMA (Assistência Médica Ambulatorial), da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e do PSF (Programas de Saúde da Família).

Os profissionais saíram do bairro e agora foram realocados para lá pra UBS Dr José Rayol dos Santos, na Avenida Constantino, próximo ao FHEMOAM. A SEMSA disse que essa mudança seria temporária, mas sempre que falam isso, nunca é.

UBS-S06 Vazia - Imagem: Divulgação

UBS-S06 Vazia – Imagem: Divulgação

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Políticas Criativas, Empreendedorismo, Histórias dos Patrimônios do Amazonas além de dar minhas opiniões sobre Política e militar contra o Bolsonarismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados