1jul

Minhas dicas para melhoria do transporte público em Manaus começam a acontecer muitos anos depois

Compartilhe com os amigos!
68Compartilhamentos

Em 2012, enquanto morei no exterior, pude observar como atitudes políticas interferem em nossa vida. Foi então que percebi a necessidade de participar ativamente das discussões e sugerir exemplos de Políticas que deram certo. Ainda naquele ano, fiz um vídeo no qual listei 5 estratégias de como poderíamos melhorar o nosso Transporte Público, caso houvesse vontade política e bom senso por parte das autoridades responsáveis por este setor.

Minhas dicas para melhoria do transporte público em Manaus começam a acontecer muitos anos depois

São exemplos reais e que acredito que possam fazer a diferença, para que algo mude significativamente. Atitudes e modelos como estes, enriquecem o nosso conhecimento e nos fazem questionar o por que de o nosso sistema de Transporte Público ser deveras deficiente, se tornando um exemplo falido.

Passado 7 anos, das 5 dicas que apresentei para a melhoria do Transporte Público de Manaus, apenas 1 está implementada.

Em janeiro de 2017, a Prefeitura de Manaus, em parceria com o SINETRAM, lançou o aplicativo “Cadê Meu Ônibus?”. Através desse aplicativo, dados obtidos por meio de GPS instalados nos cerca de 1.600 ônibus de Manaus, indicam em tempo real, o horário de chegada dos coletivos em cada parada.

Esse aplicativo contempla várias situações. A primeira é você saber que linha passa naquele local. Depois disso, você saber a aproximação do ônibus, o tempo em que ele vai chegar, e além disso para onde você quer ir também, e o tempo que você vai demandar para chegar em determinado local.

Mais do que isso, ele te auxilia no trajeto híbrido, aquele que você fará a pé, e aquele que você irá intercalar com um meio de transporte público. No meu vídeo (final desse artigo), é a dica 5: Aplicativo para auxiliar o deslocamento.

App Cadê Meu Ônibus - Manaus

App Cadê Meu Ônibus – Manaus

Em ato contínuo, ontem o Sinetram integrou o aplicativo “Cadê Meu Ônibus” com telões no Terminal de Integração 3 – T3 (Cidade Nova, zona norte de Manaus). Nos telões os dados de chegada são exibidos em tempo real. O Sinetram informou, ainda, que planeja expandir a ferramenta para a exibição de outras linhas, replicando o sistema em outros terminais da cidade.

Essa “novidade”, foi a minha dica número 4 : Paradas Informatizadas. Porém, essas informações não eram previstas apenas em Terminais de Integração como propôs o SINETRAM, mas em todas as paradas de ônibus, inclusive, cheguei a mostrar a estrutura da parada de ônibus de Milão com ênfase nesse sistema de informação.

Portanto, no meu ranking de dicas implementadas ou não, colocarei essa como “em andamento”, pois pelo menos agora, 7 anos depois, algum passo nessa direção foi dado.

A nova ferramenta é similar ao que ocorre nos aeroportos, onde são informados os horários de chegadas e partidas dos voos.

Sinetram instala sistema que mostra tempo de chegada de ônibus em terminal

Sinetram instala sistema que mostra tempo de chegada de ônibus em terminal / Foto : Divulgação

Uma outra dica que coloquei como “em andamento” foi a dica número 3 : Corredores exclusivos para ônibus e táxi. Ainda tem muita falha nesse sentido em Manaus. As vias foram pseudo-projetadas para receber o Monotrilho, coisa que nunca houve, depois, fingiram que seria para receber o BRT, coisa que também nunca houve. A última, foi que a organizaram para servir ao VLT, coisa que novamente nunca houve. Isso demonstra a direção perdida que se encontra a cidade quando se diz de planejar para o futuro a cidade de Manaus.

Atitudes e modelos como estes, citados por mim e que agora tardiamente estão sendo implementados, ainda assim me deixam muito feliz em saber que estou contribuindo. O desenvolvimento da cidade aliado à tecnologia da informação certamente ditará o futuro das sociedades. Quem não se atualizar, ficará pra trás.

Ainda tem muitas dicas que não cheguei a compartilhar, mas que guardo na memória de como é viver em um local que o transporte público funciona.

Atualização das implementações das minhas dicas para o Transportes coletivos em Manaus

Implementado

  • Aplicativo para auxiliar o deslocamento;

Em andamento

  • Parada Informatizada
  • Corredor Exclusivo para Ônibus, táxi, motos e serviços de Utilidade Pública

Ainda está longe de ser implementada

  • Empresa Única a Administrar tudo;
  • Tickets Diários, Mensalidade Única ou Tickets Semanais (Mirado em Trabalhadores);

 

Confira as Dicas para o Transportes Coletivos em Manaus que disse em 2012.

Compartilhe com os amigos!
68Compartilhamentos

Sobre Marcus Pessoa

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim. Em meu blog escrevo sobre Marketing Digital, Conteúdos Criativos, Empreendedorismo, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões sobre Política e outras coisas mais.
Comentários
© Copyright 2013-2019, Todos os Direitos Reservados