30jun

FlashMobs criativos que surpreenderam todos com música!

Compartilhe com os amigos!
11Shares

Pra inicio de conversa vamos a uma definição rápida sobre o que são FlashMobs. Bem, a palavra seria algo como “flash” (veloz) e “mob” (mobilização). Ou seja, hoje em dia os flash mobs são mobilizações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersam tão rapidamente quanto se reuniram.

Impressionante flash mob surpreende cidadãos da Alemanha - História de vídeo

Impressionante flash mob surpreende cidadãos da Alemanha – História de vídeo

Preparei este artigo pensando no poder que a música tem para nos encantar e nos ‘adomesticar’. A música nos inspira e está presente em toda parte da nossa vida, desde que somos bebês nossas mães cantam para nos acalentar, quando crescemos é normal escutarmos musica em todo local também. Quando vamos à igreja existem os coráis que nos atraem, quando vamos à um passeio ecoturístico, existe a música da natureza composta por passarinhos, corredeiras, cachoeiras e todos esses sons unidos que nos criam uma sensação de relax.

Bem, existem diversos festivais de música no mundo inteiro, existem milhares de ritmos e cultivadores. Existem os ritmos mais populares e com certeza os que atraem mais pessoas para seus eventos, esses ritmos são o rock, reggae e pop e agora entrou na moda sertanejo universitário e funk. Dizem inclusive que os 10 ritmos mais populares no Brasil são : Funk, Axé, Sertanejo universitario, Sertanejo, Pop rock, Rock, Tecno brega, Forro, Samba e Pagode.

Isso por si só ja mostraria que o Brasil não é tão cultivador de música erudita (ou “música séria”) por exemplo, mas tudo bem, não é apenas uma situação brasileira, diversos países europeus (os principais criadores de músicas eruditas) também por vezes criam flashmobs para aproximar as pessoas das músicas clássicas.

Listei aqui algumas iniciativas deste gênero, são fantásticos, nos fazem querer conhecer mais esse lado da música que por muitos anos foi reservado para poucos, mas hoje com youtube e tantos outros médias é fácilmente acessível para nós!

Flash mob in the Copenhagen Metro

Em abril de 2012 Copenhagen Phil (Sjællands Symfoniorkester) surpreendeu os passageiros na Copenhagen Metro após tocarem Griegs Peer Gynt. Este flash mob foi criado em colaraboração com a Radio Klassisk. Toda música foi apresentada e gravada no metrô.

Histórico flashmob na estação de trem Antwerp, do re mi

Esse flashmob foi criado para um comercial belga de VTM. Eles recriaram a música infantil Do Re Mi… Deixe seu corpo entrar no rítmo!

Carmina Burana; na Westbahnhof Wien

Musicos, bailarinos, coristas e orquestrantes da Viena Volksoper se camuflaram primeiramente entre os passageiros que estavam aguardando na Estação Ferroviária da cidade. Depois sacaram seus arcos e violinos improvisando a música mais conhecida da opera de Carl Orff “Carmina Burana”, deixando os viajadores pasmos. Isto foi o que aconteceu no dia 23 de abril de 2012 em um flash mob com o objetivo de aproximar as pessoas à ópera: A julgar pelo rosto das pessoas, o objetivo foi atingido., muitos dos passageiros ficaram surpresos e se divertiram com a apresentação.

FlashMob Coral de Natal; Brasil São Paulo

A Academia de Música de São Paulo realizou o Flash Mob de Natal no Shopping Boulevard Tatuapé, em parceria com os Corais Jahn Sorheim e Emanuel Louvores.

Impactar a sociedade paulistana com música de boa qualidade é um dos grandes objetivos da Academia de Música de São Paulo, que promove projetos em toda capital Paulista.

Flashmob Flash Mob; Ode an die Freude ( Ode to Joy ) Beethoven Symphony No.9 classical music

Esse talvez seja um dos flash mobs mais emocionantes do mundo. Apesar de eu ouvir rap, com mais freqüência, mas a música clássica é definitivamente a única que pode tocar o fundo do meu coração, pois ela tem a magia mais purista para curar a ferida e trazer alegria e felicidade para os seres humanos.

 

Music flashmob (Verdi, La Traviata: Libiamo ne; lieti calici) ?

Flash mob em Amsterdam, na loja de departamento da Bijenkorf. A música é de Giuseppe Verdi’s (1813 – 1901), ópera La Traviata (1853): Libiamo ne’ lieti calici. De Nederlandse Opera (DNO) celebrando o 25° aniversário da Muziektheater, ‘de Stopera’

Flashmob de Orquestras em comemoração! Na estação Gare du Nord em Paris; Arlésienne de Bizet

Quinta-feira, 17 de novembro, 2011, 60 músicos passaram a desempenhar um trecho de Arlésienne Bizet no grande salão da estação Gare du Nord em Paris!

Este flashmob foi lançado na quarta edicação das Orchestres en fête! um evento francês de nível internacional realizado desde 2008.

Existem muitos flashmobs no Youtube.

Compartilhe com os amigos!
11Shares

Sobre Marcus Pessoa

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim. Em meu blog escrevo sobre Marketing Digital, Conteúdos Criativos, Empreendedorismo, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões sobre Política e outras coisas mais.
Comentários
© Copyright 2013-2019, Todos os Direitos Reservados