Nesta sexta-feira (16) uma publicação de péssimo gosto tomou conta das principais discussões na internet. Um grupo de estagiários da UniNorte fez uma publicação ofensiva e desrespeitosa com os pacientes da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), que possui 45 anos de serviços prestados de assistência médica, ensino e pesquisa ao Estado do Amazonas.
Todos sabemos o quanto a FMT-HVD é referência no atendimento de média e alta complexidade, sobretudo em Doenças Infectoparasitárias e Tropicais, acidentes ofídicos e Dermatologia Tropical.
Aí, os estagiários de enfermagem, publicam através do Instagram a foto ridícula abaixo. É claro que a falta de noção dos envolvidos rendeu repercussão negativa da Fundação, da Universidade e claro de pessoas que lutam todo dia contra o preconceito de serem pessoas vivendo com HIV/Aids.
Em nota, O Fórum Amazonas de OSC, IST, HIV, AIDS, HEPATITES VIRAIS e Tuberculose repudiou a forma desrespeitosa, pejorativa e preconceituosa que alguns estudantes de Enfermagem da Faculdade UNINORTE postaram em suas redes sociais, todos mascarados (diga-se cobrindo-se completamente) por estarem indo estagiar na FMT-HVD, demonstrando medo e passando terrorismo para a sociedade, assim reforçando o estigma já vivido diariamente, além do preconceito para com as Pessoas que vivem com HIV AIDS.

Alunos de Enfermagem desrespeitando pacientes da Fundação de Medicina Tropical / Reprodução Instagram
Os estagiários conseguiram ir justamente contra tudo aquilo que eles de fato deveriam fazer, que é cuidar de forma humanizada das pessoas, uma vez que o cerne da profissão da enfermagem é justamente o cuidado.
Além do Fórum, a própria UniNorte foi também a público esclarecer que repudia veementemente qualquer manifestação discriminatória e preconceituosa dirigida a pessoas ou instituições.
Atitudes como essas, de acordo com a instituição, serão apuradas e as medidas serão tomadas conforme o regimento Geral da Instituição.
Absurdo vermos pessoas que logo mais estarão no mercado profissional serem tão desrespeitosa assim.
Compartilhe com os amigos!