19maio

Curiosidades sobre a Catedral Metropolitana de Manaus

Sem dúvida a Catedral Metropolitana de Manaus, mais conhecida como Igreja da Matriz, é um local rico de história e assim como grandes obras da nossa cidade, existem muitas curiosidades que poucas pessoas conhecem. Aqui neste link eu já escrevi um pouco sobre a História da Catedral Metropolitana de Manaus ou Igreja da Matriz .

A primeira parte dessa história,  é referente ao ano de em 1695, quando os padres Carmelitas, ergueram aquela que é considerada a primeira CAPELA DE MANAUS, em homenagem a Nossa Senhora Da Conceição. Naquele tempo localizava-se no antigo largo da Trincheira.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

Porém, era apenas uma capela, de barro e palha que acabou sendo demolida e depois foi construída uma bem maior no local. Essa maior, só foi concluído em 1788. Nela aconteceriam os principais eventos, como o JURAMENTO A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA.

Quando ela foi criada, ela foi posta sobre uma elevação entre os igarapés do Espírito Santo e da Ribeira. Hoje ambos os igarapés estão aterrados. Olhem como era linda!

A atual Catedral Metropolitana de Manaus está situada na parte central da cidade, sobre uma elevação entre os igarapés do Espírito Santo e da Ribeira (ambos aterrados), com sua fachada principal voltada para o rio Negro que até hoje é o principal portão de entrada da capital amazonense.

Contam os livros de história que o governador da época, Eduardo Ribeiro, quis estabelecer uma Manaus conforme os padrões europeus e aterrou, canalizou e transformou alguns igarapés da área central em ruas, avenidas deixando galerias por baixo. A Praça 15 de Novembro estaria então, construída sobre os igarapés da Ribeira e do Espírito Santo, que foram aterrados.

Infelizmente, ocorreu no local um incêndio em 2 de Julho de 1850, que consumiu toda a Igreja.

Algumas peças foram salvas, como o caso da imagem da Nossa Senhora Da Conceição que hoje está exposta no museu da Metropolitana.  A imagem original da Nossa Senhora da Conceição é de procedência italiana, possui rosto, mãos e pés em madeira policromada, fibras vegetais, vestido e manto em tecido encolado, pintado em azul e dourado. As referências histórias a identificaram como sendo da igreja original, do período colonial, trazidos pelos padres carmelitas em 1695 e que foi salva do incêndio que destruiu a Matriz em 1850.

Imagem da Nossa Senhora Da Conceição original / Foto : Marcus Pessoa

As obras de uma nova igreja aconteceriam somente em 23 de julho de 1858. Porém com as dificuldades orçamentárias, e a falta de mão de obra especializada, a igreja, seria somente inaugurada em 1877, já no governo do Presidente da Província, Domingos Monteiro Peixoto. Seu primeiro Pároco foi o padre José Manoel dos Santos Pereira.

Na igreja da Matriz também tem o jazigo do Dom José Lourenço da Costa Aguiar, o 1º Bispo do Amazonas. O bispo faleceu em 5 de junho e 1905 em Lisboa.

Dom José Lourenço da Costa Aguiar, o 1º Bispo do Amazonas

Jazigo do Dom José Lourenço da Costa Aguiar, o 1º Bispo do Amazonas

Jazigo do Dom José Lourenço da Costa Aguiar, o 1º Bispo do Amazonas

Jazigo do Dom José Lourenço da Costa Aguiar, o 1º Bispo do Amazonas

Jazigo do Dom José Lourenço da Costa Aguiar, o 1º Bispo do Amazonas

A atual construção é em Estilo Grego, grande parte do material de construção é importado da      Europa, principalmente de Portugal; É o caso dos seis sinos de fundição portuguesa, e os três  altares,  tudo em pedra de Lioz vinda de Lisboa, as telhas vieram do Município de Parintis.

Pelo decreto 11.039, de 12 de Abril de 1988, o Templo foi tombado como Monumento Histórico Estadual.

  • Durante sua construção ela foi transferida para a Igreja dos Remédios.
  • A igreja e inaugurada oficialmente em 1878
  • Em 1892 Foi criada a então Diocese do Amazonas.
  • Em 1927 os membros da FAMÍLIA IMPERIAL BRASILEIRA assistem a uma missa na Catedral
  • Em 1946 a Igreja de nossa Senhora é elevada a Catedral.

A Igreja Matriz sofreu sua última grande restauração entre 2001 e 2002. A partir daí, a catedral passou a abrigar em uma de suas alas um museu que permite observar a história e o acervo do local. Entre os itens disponíveis, o público pode ver objetos utilizados pelo papa João Paulo II, em sua visita a Manaus no ano de 1980. Na ocasião, o pontífice chegou a discursar no local.

Em 2002, quando houve a intervenção arqueológica, foi encontrada uma garrafa de viro com uma mensagem d mestre pedreiro Francisco Canejo e do frade português, atestando a data do fechamento da porta. No reboco do arco, ao centro, pode-se notar uma “traçaria”, desenho gravado na fachada da igreja. Provavelmente feito do mesmo período.

Museu Catedral Metropolitana de Manaus / Marcus Pessoa

Museu Catedral Metropolitana de Manaus / Marcus Pessoa

Museu Catedral Metropolitana de Manaus / Marcus Pessoa

Museu Catedral Metropolitana de Manaus / Marcus Pessoa

Museu Catedral Metropolitana de Manaus / Marcus Pessoa

O alicerce descoberto durante as escavações arqueológicas, é constituído de blocos de crosta laterítica e arenitos (Arenito Manaus). Ainda não foi possível identificar sua real função, alguns apontam que seja remanescentes de uma construção anterior a igreja, outros, que tenha sido construído para da suporte a parede lateral da sacristia que tinha rachado durante as obras de entalhamento da Capela-Mor em 1972.

Museu Catedral Metropolitana de Manaus / Marcus Pessoa

Museu Catedral Metropolitana de Manaus / Marcus Pessoa

O entorno da catedral está recém-reformado e é possível ver com mais atenção aos detalhes que ela guarda.  A Catedral é simbolo da Grandeza de Manaus e também lembra um tempo maravilhoso que não só Manaus vivenciou mais todo Brasil, que foi o Período Imperial.

A fachada divide-se em dois andares, com poucos elementos ornamentais. Os seis sinos da igreja foram importados de Portugal e instalados em 1875. Até hoje, a catedral mantém uma posição de destaque na paisagem do Centro de Manaus. Localizada sobre uma pequena elevação, em frente ao Porto de Manaus, a catedral foi a primeira grande obra arquitetônica realizada na cidade.

Incêndio na Igreja da Matriz em Manaus em 1850.

O dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Estado do Amazonas, é comemorado em 8 de dezembro – com o aniversário dessa Paróquia – quando realizam-se as tradicionais procissão e missa.

Se gostou, compartilhe com seus amigos.

Catedral Metropolitana de Manaus - Nossa Senhora da Conceição

Catedral Metropolitana de Manaus – Nossa Senhora da Conceição / Foto : Divulgação

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Políticas Criativas, Empreendedorismo, Histórias dos Patrimônios do Amazonas além de dar minhas opiniões sobre Política e militar contra o Bolsonarismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados