Praça da Saudade cada vez mais com aspecto de “Praça da Morte”

Compartilhe com os amigos!
370Shares

Antes um dos principais cartões postal de Manaus, como um ponto de parada obrigatória, a Praça da Saudade hoje está cada vez mais deprimente. Lembro que ano passado, decidi levar minha filha para brincar a noite e qual não foi a minha surpresa de ver a praça em um verdadeiro breu. Não demoramos no local, pois não queríamos dar sopa para o azar.

Escuridão e medo durante a noite. Foto: Antonio Lima - Arquivo/AC

Escuridão e medo durante a noite. Foto: Antonio Lima – Arquivo/AC

Hoje, alguns meses depois, enquanto almoçava em um restaurante lá próximo, fiquei observando o vai e vem e a disputa de um grupo de drogados por quem cheirava o loló primeiro. Enquanto isso, os transeuntes passavam assustados e demonstrando total desconforto em atravessar a praça, que outrora era um local familiar e de diversão.

Colunas laterais e frontais da Praça da Saudade completamente pichadas / Foto : Marcus Pessoa

Colunas laterais e frontais da Praça da Saudade completamente pichadas / Foto : Marcus Pessoa

A cena, que testemunhava por volta das 14h, parece bem corriqueira, haja visto a forma de conservação em qual a praça se encontra.  As pérgolas laterais todas pichadas. A banca, depredada, fechada, e pichada. A grama estava baixa, mas no meio dela, um sofá velho podre jogado por lá dava a decoração macabra de um local dominado por usuário de drogas.

Sofá jogado na grama na Praça da Saudade / Foto : Marcus Pessoa

Aliás, esse sofá está lá desde dezembro do ano passado, quando a cabine telefônica passou a ser ocupada por moradores de rua. Os homens e as mulheres  passaram a viver no local colocaram dois colchões, uma rede e uma dezena de roupas penduradas.

Cabines Telefônicas da Praça da Saudade pichada e ocupadas / Foto : Michell Mello

Cabines Telefônicas da Praça da Saudade pichada e ocupadas / Foto : Michell Mello

Outro detalhe foi que não vi Guarda Municipal. Não estou dizendo que não tem. Estou afirmando que durante o período em que estive observando, não vi. A Guarda Municipal é fundamental para proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas.  As praças e os parques municipais devem possuir de maneira efetiva Guardas Municipais. Ainda que não tenham o poder de polícia, ajudam na inibição de pequenos crimes.

Cabine Telefônica Pichada / Foto : Marcus Pessoa

Cabine Telefônica Pichada e enferrujada / Foto : Marcus Pessoa

Além dos assaltos, tiroteios e mortes; foram cinco nos últimos meses. Na noite de 20 de março, por exemplo, os frequentadores dos bares da Simão Bolívar foram surpreendidos com uma troca de tiros. Os disparos partiram de um táxi que passou pelo local. Os tiros acertaram Alexandre da Costa Braga, 30, que foi baleado e encaminhado ao HPS 28 de Agosto, e Anderson Silva Andrade, 18, que morreu no local.

Cabine Telefônica Pichada e detonada / Foto : Marcus Pessoa

Cabine Telefônica Pichada e detonada / Foto : Marcus Pessoa

Devido o descaso do poder público municipal, atualmente, a população decidiu rebatizá-la e passou a chamá-la de “Praça da Morte” e se nenhuma atitude séria for tomada para reverter esse quadro, o nome com certeza será adotado em definitivo por toda a população manauara.

Crimes recentes na Praça da Saudade em Manaus

Crimes recentes na Praça da Saudade em Manaus

O único ponto positivo dela atualmente é a grama baixa e o paisagismo da Semmas, porque o resto, é deprimente. Outra coisa, as Palmeiras Imperiais mortas também deveriam ser levadas em consideração para serem trocadas por palmeiras amazônicas.

Praça da Saudade em Manaus / Foto : Marcus Pessoa

Compartilhe com os amigos!
370Shares

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim. Em meu blog escrevo sobre Marketing Digital, Conteúdos Criativos, Empreendedorismo, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões sobre Política e outras coisas mais.

Comentários