6ago

Ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota na Avenida das Torres em Manaus

Viver Manaus significa desenvolver nossa cidade para seus anseios. Manaus é uma cidade que precisa executar de verdade o seu Plano Diretor e ouvir a necessidade dos coletivos. Recentemente fiz uma publicação sobre a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota, que conta justamente sobre como o espaço público pode e deve ser compartilhado tanto com carros, com ciclistas e quanto com pedestres. Mas vamos nos ater ao compartilhamento da via com os veículos motorizados, pois essa é a grande luta dos cicloativistas hoje.

Sorocaba tem uma das maiores redes de ciclovias do País, com 106 quilômetros de extensão e o menor índice de acidentes envolvendo ciclistas

Sorocaba tem uma das maiores redes de ciclovias do País, com 106 quilômetros de extensão e o menor índice de acidentes envolvendo ciclistas


Manaus tem que ser a primeira cidade brasileira a possuir uma ciclovia-modelo, a ser utilizada como referência para outros municípios no país. Existem programas internacionais de financiamentos para Mobilidade Urbana de Baixo Carbono e um dos principais pontos a se imaginar é a Avenida das Torres.

A Avenida das Torres tem 6.3 km de extensão e se levarmos em consideração 2 sentidos, já teríamos algo aproximado à 12 km de ciclovia. Sem contar que é uma avenida que conecta a zona norte de Manaus à Zona Leste e consequentemente pode ser conectada à Zona Sul através da Bola do Coroado.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

Incentivar uma cidade a usar bicicletas auxilia a reduzir drasticamente a emissão de gases de efeito estufa e gera impactos significativos na vida do cidadão, sobretudo na questão saúde.

Ao se fazer pelo canteiro central, o diferencia seria justamente a segurança. As faixas serão pensadas para garantir não só a melhor e mais segura experiência do ciclista, como a relação do transporte de bicicleta com a cidade, através de melhores soluções para a transposição de cruzamentos, além da interligação com áreas de intensa densidade populacional.

Ciclovia Modelo

Portanto a Prefeitura de Manaus precisa agir para cumprir a promessa de 80km de ciclovia feitas pelo Prefeito Arthur Neto nas eleições de 2012. É necessário pensar justamente nos modelos de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas, além de bicicletórios ao longo da Avenida das Torres de modo a garantir a segurança dos ciclistas de Manaus.

Essa realidade é possível ser feita se tivermos vereadores comprometidos com os interesses da sociedade.

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Políticas Criativas, Empreendedorismo, Histórias dos Patrimônios do Amazonas além de dar minhas opiniões sobre Política e militar contra o Bolsonarismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados