6ago

Ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota na Avenida das Torres em Manaus

Viver Manaus significa desenvolver nossa cidade para seus anseios. Manaus é uma cidade que precisa executar de verdade o seu Plano Diretor e ouvir a necessidade dos coletivos. Recentemente fiz uma publicação sobre a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota, que conta justamente sobre como o espaço público pode e deve ser compartilhado tanto com carros, com ciclistas e quanto com pedestres. Mas vamos nos ater ao compartilhamento da via com os veículos motorizados, pois essa é a grande luta dos cicloativistas hoje.

Sorocaba tem uma das maiores redes de ciclovias do País, com 106 quilômetros de extensão e o menor índice de acidentes envolvendo ciclistas

Sorocaba tem uma das maiores redes de ciclovias do País, com 106 quilômetros de extensão e o menor índice de acidentes envolvendo ciclistas


Manaus tem que ser a primeira cidade brasileira a possuir uma ciclovia-modelo, a ser utilizada como referência para outros municípios no país. Existem programas internacionais de financiamentos para Mobilidade Urbana de Baixo Carbono e um dos principais pontos a se imaginar é a Avenida das Torres.

A Avenida das Torres tem 6.3 km de extensão e se levarmos em consideração 2 sentidos, já teríamos algo aproximado à 12 km de ciclovia. Sem contar que é uma avenida que conecta a zona norte de Manaus à Zona Leste e consequentemente pode ser conectada à Zona Sul através da Bola do Coroado.

Incentivar uma cidade a usar bicicletas auxilia a reduzir drasticamente a emissão de gases de efeito estufa e gera impactos significativos na vida do cidadão, sobretudo na questão saúde.

Ao se fazer pelo canteiro central, o diferencia seria justamente a segurança. As faixas serão pensadas para garantir não só a melhor e mais segura experiência do ciclista, como a relação do transporte de bicicleta com a cidade, através de melhores soluções para a transposição de cruzamentos, além da interligação com áreas de intensa densidade populacional.

Ciclovia Modelo

Portanto a Prefeitura de Manaus precisa agir para cumprir a promessa de 80km de ciclovia feitas pelo Prefeito Arthur Neto nas eleições de 2012. É necessário pensar justamente nos modelos de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas, além de bicicletórios ao longo da Avenida das Torres de modo a garantir a segurança dos ciclistas de Manaus.

Essa realidade é possível ser feita se tivermos vereadores comprometidos com os interesses da sociedade.

Comentários
Compartilhe Esse Post!

Sobre Marcus Pessoa

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim. Em meu blog escrevo sobre Marketing Digital, Conteúdos Criativos, Empreendedorismo, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões sobre Política e outras coisas mais.

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

© Copyright 2013-2020, Todos os Direitos Reservados