Seminário Gratuito sobre soluções para criação de cidades inteligentes e empreendedoras – Marcus Pessoa
21fev

Seminário Gratuito sobre soluções para criação de cidades inteligentes e empreendedoras

Compartilhe com geral!
59Compartilhamentos

Como reinventar as cidades? O que é essencial numa cidade inovadora e sustentável? A tecnologia deixa as cidades mais sustentáveis? Esses são alguns dos questionamentos que o “II Seminário Internacional em Ciências da Cidade – Conexões Transatlânticas” vai colocar em discussão no próximo dia 23 de fevereiro, na Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.

Seminário Gratuito sobre soluções para criação de cidades inteligentes e empreendedoras

Promovido pelo Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCCidade), o evento contará com a participação de pesquisadores do Brasil e de Barcelona e será realizado no formato virtual, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Unifor. As inscrições são gratuitas.

INSCREVA-SE AQUI

Realizado em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (LAPIN), a Vice-Reitoria de Ensino e da Vice-Reitoria de Pesquisa, o seminário visa discutir os atuais projetos e temas relacionados a cidades inteligentes e empreendedoras, com o objetivo de propor ações inovadoras e soluções para entregar uma cidade melhor para seus cidadãos. As discussões se apoiarão em cases como o bairro tecnológico espanhol [email protected] e os projetos de Smart Cities Porangabussu, Eusébio e Paraipaba.

O termo Smart City surgiu no início dos anos 1990 com o objetivo de conceituar o fenômeno de desenvolvimento urbano dependente de tecnologia, inovação e globalização. A partir da segunda metade da década de 2000, o conceito de Smart City ganhou mais amplitude no debate científico.

“O Seminário almeja debater estratégias e soluções de como as propostas para Porangabussu, Eusébio e Paraipaba Smart Cities podem ressignificar o pensar a cidade, trazendo temas atuais e promovendo a descoberta de soluções efetivas”, explica a coordenadora do Mestrado Profissional em Ciência da Cidade, Cristina Romcy, que está à frente do evento juntamente com o professor Daniel Chagas, coordenador e pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades da Unifor.

Além de professores e pesquisadores do tema, participarão como convidados prefeitos e secretários de governo de municípios cearenses. Alunos e interessados no evento poderão acompanhar e participar através da transmissão ao vivo pelo YouTube da Unifor.

Mestrado Profissional em Ciências da Cidade

Criado em 2016, o Mestrado Profissional em Ciências da Cidade da Unifor é o primeiro do Estado voltado para gestão de cidade. O aluno sai qualificado para desenvolver, de forma sistemática e metódica, atividades relacionadas às áreas de planejamento, gestão, relações sociais, ciências e tecnologias de cidades.

Entre os diferenciais do curso, destaca-se a parceria com a Columbia University, de Nova Iorque, por meio da qual professores estrangeiros ministram aulas na Unifor e, em outro momento, os alunos da Unifor têm aulas no exterior.

O mestrado é composto por disciplinas que retratam a diversidade de políticas setoriais, com o objetivo de contribuir com a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e do Estatuto das Cidades, ambos do Ministério das Cidades, visando a integração dos planos, ações e investimentos.

Comentários

Compartilhe com geral!
59Compartilhamentos

Sobre Marcus Pessoa

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Curiosidades do Amazonas, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões e Pitacos sobre coisas do cotidiano que interferem diretamente na vida de todos.

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

© Copyright 2013-2022, Todos os Direitos Reservados