3mar

Prefeitura instala máquinas que trocam recicláveis por créditos para celular e cartão transporte

Compartilhe com os amigos!
265Compartilhamentos

Que tal remunerar a população que se preocupa com a cidade? Como? Através da disponibilização de créditos para celular e créditos para transporte público é uma dessas possibilidades. E o que o cidadão precisa fazer? Separar bem o lixo e principalmente a destinação correta dos lixos recicláveis.

Exatamente por esse caminho trilhou a Prefeitura de Cuiabá que acabou por disponibilizar máquinas de recolhimento em 12 pontos estratégicos da cidade para reciclar produtos como garrafas PET, latas de alumínio e de aço e caixas longa vida (não lácteos). A partir dessa iniciativa a população pôde trocar materiais recicláveis por créditos para celular, recarga no cartão transporte e desconto em livraria.

Prefeitura instala máquinas que trocam recicláveis por créditos para celular e cartão transporte

Prefeitura instala máquinas que trocam recicláveis por créditos para celular e cartão transporte

Ao realizar o descarte em uma das máquinas, além de contribuir coma limpeza urbana, o participante ainda acumula pontos que, posteriormente, podem ser trocados pelos benefícios. Além disso, o sistema permite optar pela transformação dos pontos em doações para entidades filantrópicas.

Para começar a pontuar e receber os créditos, o interessado deve criar uma conta digital de maneira gratuita, através da própria máquina, ou baixando o aplicativo (disponível no site da prefeitura de Cuiabá), depois, basta depositar as embalagens sempre que quiser.

Foto: Luiz Alves – Prefeitura de Cuiabá.

Foto: Luiz Alves – Prefeitura de Cuiabá.

Para recolhimento da embalagem, é necessário que a mesma contenha o código de barras legível, que deve ser inserido com o código de barras voltado para cima. Cada tipo de resíduo possui uma pontuação. Alumínio vale 15 pontos, aço 10 pontos, PET 10 pontos e tetrapak 5 pontos. Cada vez que o cidadão fizer esse descarte, esses pontos vão direto para a conta cadastrada. É importante reforçar que a máquina só aceita embalagem com código de barras. Os pontos são automaticamente armazenados no login.

A máquina também pode ser usada sem fazer o login, nesse caso, os pontos são doados para a casa Filantrópica “Casa Maria de Nazaré”, cadastrada no programa.

Os pontos acumulados, podem ser convertidos em diversos benefícios, como crédito no Cartão MTU, pontos no programa da livraria Saraiva, recarga de telefone pré-pago e transferidos para o Pag Bank da UOL, onde poderá ser transformado em dinheiro, sacando em caixa eletrônico ou pagando boletos, necessário fazer a conta gratuita no Pag Bank.

A ação ainda reforça o compromisso do município de inclusão dos catadores, já que o material recolhido será destinado às cooperativas parceiras da Prefeitura.

Abaixo um informativo da Prefeitura de Cuiabá como funciona.

A medida faz parte do programa Cidade Limpa através do programa “Cuiabá Recicla”

Será que não é hora da Prefeitura de Manaus adotar medidas como essa pensando no meio ambiente e em uma forma de recompensar o cidadão nesse momento de pandemia? Acredito em Cidades Inteligentes que proporcionem experiências aos cidadãos e que os estimulem a pertencer a cidade, cuidando, valorizando, zelando. Manaus tem tudo pra ser destaque na questão Sustentável e o tempo nos dirá quando essa medida chegará a nossa cidade. Espero que o mais rápido possível. Manaus tem pressa.

De janeiro de 2020 a dezembro de 2020, o equipamento foi utilizado por mais de 5 mil pessoas e aproximadamente 40 mil embalagens deixaram de sujar as vias públicas, entupir bueiros, poluir córregos e os rios e ganharam a destinação correta por meio das máquinas ‘Cuiabá Recicla’. Pensem  nos igarapés poluídos de Manaus que vivem repletos de garrafas PET! É necessário pensar Manaus preservando a natureza. Essa é uma excelente maneira de começar.

 

Peças Publicitárias das Redes Sociais Cuiabá Recicla

Comentários

Compartilhe com os amigos!
265Compartilhamentos

Sobre Marcus Pessoa

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Curiosidades do Amazonas, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões e Pitacos sobre coisas do cotidiano que interferem diretamente na vida de todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

© Copyright 2013-2021, Todos os Direitos Reservados