7jul

Filtro protege bueiro de lixo evitando que a sujeira acabe nas galerias pluviais

Compartilhe com os amigos!
148Shares

Sempre que se chove as principais avenidas de Manaus alagam. Isso é uma realidade que insiste em ficar. Insistem, porque quem ocupa o cargo de gestor municipal não tem enfrentado o assunto seriamente. Agora imaginem como não ficam as ruas secundárias que recebem além do volume da água da chuva, toda sorta de imundice jogada nas ruas?

Diversas vezes já fomos chamados para ajudar na divulgação de problemas do tipo. A drenagem é sempre insuficiente e os boeiros estão sempre entupidos. Aliás, é uma combinação quase inevitável, uma vez que esse escape de água, também absorve o lixo da rua. A pergunta é como amenizar o trastorno causado por esse problema?

Foi de olho nesse problema que o brasileiro Tiago dos Santos, de Blumenau (SC), teve uma ideia. Ele decidiu, por conta própria, desenvolver uma tecnologia que pudesse ajudar na questão que o incomodava  quase sempre que chovia.

Tiago criou um filtro pra acoplar nos bueiros e assim, ajudar na retirada dos lixos impedindo que eles fossem levados as galerias pluviais.

Filtro para bueiro foi ideia de catarinense de Blumenau (Foto: Reprodução)

Filtro para bueiro foi ideia de catarinense de Blumenau (Foto: Reprodução)

O sistema é simples, manual, e que claro é incapaz de resolver todos os problemas da cidade, mas sem dúvida é uma iniciativa louvável e aponta uma alternativa.  O catarinense se inspirou em um modelo já estava sendo testado fora do país.

E como funciona? O equipamento faz o papel de um filtro, deixando a água passar e retendo todo o lixo. O catarinense foi lá e tirou do papel o projeto, implementando no bueiro em frente ao seu trabalho.

Para Tiago, ideias como essa podem ser reproduzidas pela cidade (Foto: Reprodução)

Para Tiago, ideias como essa podem ser reproduzidas pela cidade (Foto: Reprodução)

Não suficiente, deixou um bilhete com os dizeres “A água passa, o lixo fica e o rio agradece”, com a intenção de conscientizar quem passar pela região. A resposta foi tão positiva que parte do poder público se mostrou interessada a discutir alternativas de implementar novos filtros pela cidade.

Tiago mostra filtro para bueiro às crianças de Blumenau (Foto: Divulgação)

Tiago mostra filtro para bueiro às crianças de Blumenau (Foto: Divulgação)

E Manaus? Será que o poder público já pode se demonstrar interessado em discutir alternativas para o assunto? Ou será que o ponto é justamente esse: “vamos manter como está” ?

Iniciativas simples que mudam toda a vida da sociedade.  Se o poder público não atrapalhasse tanto a vida das pessoas, sobraria até mais tempo para o empreendedorismo social e facilitaria a vida do cidadão que teria mais estimulo para desenvolver pequenas soluções e depois ser até um fornecedor para a sociedade.

Ano que vem é ano de eleição e teremos a chance novamente de decidir quem liderará a sociedade e trará soluções para problemas de ordem municipal. Olhando para os vereadores que aí estão, você se sente representado?

Compartilhe com os amigos!
148Shares

Sobre Marcus Pessoa

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim. Em meu blog escrevo sobre Marketing Digital, Conteúdos Criativos, Empreendedorismo, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões sobre Política e outras coisas mais.
Comentários
© Copyright 2013-2019, Todos os Direitos Reservados