12jul

Facebook contribui com o aquecimento global?

Compartilhe com os amigos!
10Compartilhamentos

Um fato curioso foi levantado pela Facebook’s Carbon & Energy Impact, segundo os dados publicados usar a rede social emite 3,5 kg de CO2 por ano. Confira o relatório Facebook’s Carbon & Energy Impact na íntegra, em inglês.

Usar a rede social emite 3,5 kg de CO2 por ano

Usar a rede social emite 3,5 kg de CO2 por ano

Se você tem um perfil na rede social de Mark Zuckerberg, pode colocar na sua conta: você emite cerca de 3,5 kg de CO2e por ano na atmosfera, apenas por compartilhar notícias, mandar mensagens e postar fotos no Facebook. Para ter uma ideia, com essa quantidade de emissões é possível produzir três ou quatro bananas, ou uma xicara de café com leite, ou ainda algumas taças de vinho.

Achou pouco? O fato é que a pegada de carbono dos usuários dessa rede social está crescendo, como aponta o relatório Facebook’s Carbon & Energy Impact, divulgado pela própria empresa. Em 2012, cada facebooker emitiu 294 gramas de CO2e por mês. Já no ano anterior, foram 249 gramas, ou seja, cerca de 15% menos.

O Facebook atribui o aumento das emissões à popularização da rede social. Mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo utilizam a plataforma atualmente – em 2011, eram 950 milhões de internautas – e o número só cresce, todos os dias. Para atender satisfatoriamente todos os usuários, a empresa precisa expandir sua infraestrutura e, segundo ela, é cada vez mais desafiador fazer isso sem prejudicar o meio ambiente.

Em 2012, a pegada total de carbono do Facebook – levando em conta fatores como o funcionamento dos centros de dados e dos escritórios e as viagens e o transporte dos funcionários da companhia– foi de 384 mil toneladas de CO2e, contra 275 mil toneladas em 2011. A matriz energética da empresa também ficou mais suja: 34% da eletricidade que utilizou veio da queima de carvão (antes era 27%) e o segundo lugar do ranking – que costumava ser das energias limpas, como eólica e solar – ficou com a energia nuclear.

Na conclusão do relatório, o Facebook se comprometeu a apostar em recursos mais eficientes para diminuir sua pegada de carbono – e, consequentemente, a de cada usuário da rede social. Enquanto isso não acontece, você está disposto a abrir mão do seu perfil na plataforma ou acha todos esses cálculos um exagero?

Fonte: Super Interessante
Foto: wynnie/Creative Commons

 

Comentários

Compartilhe com os amigos!
10Compartilhamentos

Sobre Marcus Pessoa

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim. Em meu blog escrevo sobre Marketing Digital, Conteúdos Criativos, Empreendedorismo, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões sobre Política e outras coisas mais.
© Copyright 2013-2020, Todos os Direitos Reservados