Entenda a diferença entre Ciclovia, Ciclofaixa e Ciclorrota – Marcus Pessoa
13jul

Entenda a diferença entre Ciclovia, Ciclofaixa e Ciclorrota

Compartilhe com geral!
8Shares

Cada vez mais percebemos a necessidade de reduzirmos os carros particulares e partirmos para um meio de transporte alternativo, ecoamigável, sustentável, saudável e barato. Vimos e assistimos a diversas pesquisas sobre como é muito melhor usar bicicleta ao invés de ônibus, ou como elas ocupam muito menos espaço, sem contar nos seus outros inúmeros benefícios.

Para se ter ideia, a imagem abaixo representa o espaço utilizado por 60 pessoas em três modais de transporte diferente, na da esquerda no modal Ônibus, na do meio modal Bicicleta e na da direita o modal carro. É impossível não perceber o tamanho da diferença ocasionado e como os carros precisam ser limitados.

Espaço que 60 pessoas ocupam no trânsito

Espaço que 60 pessoas ocupam no trânsito

Dessas diversas discussões, sempre falam-se e cada vez mais na construção de ciclovias e ciclofaixas, mas também eu já ouvi (e li) até os termos “ciclorrota” e então vou nesse post simplificar essas definições de modo que todos possam entender.

Ciclovia

A ciclovia é a forma mais segura que o ciclista tem. Ela tem um isolamento físico entre a pista e o espaço destinado ao ciclista. O isolamento mais comum pode ser o “olho de gato”, ou “dente de dragão”.  Algumas ciclovias são construídas no meio das avenidas em área bem mais segura para o trânsito de bicicleta. Ela é a mais indicada porque é a mais segura para o ciclista.

Ciclofaixa

A ciclofaixa está posicionada na rua, não existe separação física entre os veículos e o ciclista. Esse é o formato mais “corriqueiro” que as grandes cidades adotam. Geralmente pintam uma faixa exclusiva nas avenidas e por lá transitam os ciclistas com bem menos segurança, mas a pista é sinalizada com tinta. Esse formato é o de ciclofaixa.

Ciclorrota

A ciclorrota é apenas uma sinalização de um local para dizer que por ali passam ciclistas. Portanto, não existe nada que os proteja além do bom senso dos motoristas. A ciclorrota serve portanto para sinalizar e assim, mostrar que aquele espaço viário tem também fluxo de ciclistas e assim, dar segurança aos envolvidos.

Além desses 3, existem outros formatos como por exemplo a Ciclovia Operacional, Ciclofaixa Recreativa e o Espaço Compartilhado. Sobre o Espaço Compartilhado, é interessante dizer que quando uma via não é nem uma ciclofaixa, nem uma ciclovia, por lei, ela é entendida como espaço compartilhado. Ou seja, um local que deve ser compartilhado por todos que participam do trânsito, como veículos motorizados, bicicletas e pedestres. Por lei, deve-se manter a distância mínima de 1,5m ao ultrapassar bicicletas, sempre reduzindo a velocidade.

Para ajudar a entender melhor visualmente e assim não confundir mais, resolvi criar uma imagem que nos mostrasse essas diferenças. Eu costumava chamar tudo de ciclovia, mas agora já estou bem mais esclarecido quanto ao assunto, claro que ainda falta entender muito mais, mas pelo menos, não errarei essa diferenciação básica.

P.S: Esse primeiro quadro, que está “Ciclofaixa” também pode ser tido como “Ciclofaixa Recreativa”, afinal, tem a anotação na faixa que de 7 as 12h no domingo a faixa é exclusiva para ciclistas.

A diferença entre : Ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota

A diferença entre : Ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota / Fotos : Divulgação / Arte : Marcus Pessoa

Comentários

Compartilhe com geral!
8Shares

Sobre Marcus Pessoa

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Curiosidades do Amazonas, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões e Pitacos sobre coisas do cotidiano que interferem diretamente na vida de todos.

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

© Copyright 2013-2022, Todos os Direitos Reservados