25ago

Estátua do explorador português Pedro Álvares Cabral é incendiada em protesto contra o Marco Temporal

Compartilhe com os amigos!
0Compartilhamentos

Nessa madrugada, a estátua do explorador português Pedro Álvares Cabral, localizada no Rio de Janeiro, foi incendiada por um coletivo indígena. O ato é um protesto contra o “Marco Temporal” que será votado hoje pelo STF. De acordo com o Marco Temporal, serão consideras terras indígenas apenas as ocupadas até 1988. A medida é defendida por ruralistas e refutada pelos povos originários que se mobilizam para barrá-la.

Estátua do explorador português Pedro Álvares Cabral é incendiada em protesto contra o Marco Temporal / Foto : Urucumirim

Desde ontem (24) indígenas de várias etnias e regiões do país protestaram na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contra as medidas que dificultam a demarcação de terras e incentivam atividades de garimpo.

A decisão deve afetar o futuro de 303 demarcações de terras indígenas em andamento no país, um direito fundamental dos povos originários, previsto na Constituição Federal.
O ministro do STF Edson Fachin, relator do caso, já argumentou em parecer que a tese promove um progressivo “etnocídio” entre os povos indígenas, com a eliminação de elementos culturais de determinado grupo.

Já existiam povos no Brasil antes de 1500. Não ao Marco Temporal!

Comentários

Compartilhe com os amigos!
0Compartilhamentos

Sobre Marcus Pessoa

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Curiosidades do Amazonas, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões e Pitacos sobre coisas do cotidiano que interferem diretamente na vida de todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

© Copyright 2013-2021, Todos os Direitos Reservados