25ago
Estátua do explorador português Pedro Álvares Cabral é incendiada em protesto contra o Marco Temporal

Estátua do explorador português Pedro Álvares Cabral é incendiada em protesto contra o Marco Temporal

Nessa madrugada, a estátua do explorador português Pedro Álvares Cabral, localizada no Rio de Janeiro, foi incendiada por um coletivo indígena. O ato é um protesto contra o “Marco Temporal” que será votado hoje pelo STF. De acordo com o Marco Temporal, serão consideras terras indígenas apenas as ocupadas até 1988. A medida é defendida por ruralistas e refutada pelos povos originários que se mobilizam para barrá-la.

Desde ontem (24) indígenas de várias etnias e regiões do país protestaram na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contra as medidas que dificultam a demarcação de terras e incentivam atividades de garimpo.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

A decisão deve afetar o futuro de 303 demarcações de terras indígenas em andamento no país, um direito fundamental dos povos originários, previsto na Constituição Federal.
O ministro do STF Edson Fachin, relator do caso, já argumentou em parecer que a tese promove um progressivo “etnocídio” entre os povos indígenas, com a eliminação de elementos culturais de determinado grupo.

Já existiam povos no Brasil antes de 1500. Não ao Marco Temporal!

Estátua do explorador português Pedro Álvares Cabral é incendiada em protesto contra o Marco Temporal / Foto : Urucumirim

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Políticas Criativas, Empreendedorismo, Histórias dos Patrimônios do Amazonas além de dar minhas opiniões sobre Política e militar contra o Bolsonarismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados