11ago
5 passos rápidos para identificar uma pirâmide financeira!

5 passos rápidos para identificar uma pirâmide financeira!

Durante a pandemia o que mais surgiu no Brasil foram as pirâmides financeiras travestidas de app ou sites. Inclusive, um velho esquema de pirâmide financeira, supostamente resgatado por líderes da Unick, vem lesando várias pessoas no Brasil durante a pandemia de Covid-19, a  Roleta Solidária, também conhecida como Mandala da Prosperidade, um esquema que se propaga pelas redes sociais e promete multiplicar o valor investido por pelo menos oito.


Essas propostas de ganhar dinheiro fácil investindo nada ou quase nada é realmente muito atraente, o tombo, porém, que é triste, pois conforme a pessoa começa a ganhar confiança na rede nova, ela passa a investir, e aí, a empresa simplesmente desaparece com o dinheiro de todos, e aí, a promessa de dinheiro fácil vira prejuízo para os investidores do esquema.

Para você saber identificar de longe e cair fora, preparei um checklist. Veja as dicas e evite. Ao final do post, tem um vídeo qual contei sobre 50 dessas pirâmides financeiras.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

Ex-líderes da Unick fazem vítimas em nova pirâmide financeira

1. Pirâmides Financeiras têm Nomes Parecidos com Empresas Sérias

Americanas Livre, (Lojas Americanas e Mercado Livre), Marvel Market, Super Tesco… A primeira coisa que você precisa saber é que esses nomes, sempre tendem a associar alguma empresa de credibilidade. No caso da Super Tesco é com a Tesco, que é uma multinacional varejista britânica, de pequenas lojas a hipermercados, sediada no Reino Unido. Outra curiosidade a ser ressaltada é que essas empresas constantemente mudam a aparência, mas a função de enganar o povo é sempre a mesma. A Super Tesco, por exemplo, nasceu como “Surtesco“.

2. Pirâmides Financeiras possuem domínios “descartáveis”

A segunda coisa é pesquisar para saber quem é o proprietário da empresa e quando o site foi criado. Essas informações são básicas e elas são normalmente omissas. Para você ter essas informações, busque no site who.is pelo domínio, e se for domínio brasileiro, então busque no registro.br. Se você tiver dificuldades ou ver um domínio novo, saiba que ele foi criado apenas para dar golpe.

3. Pirâmides Financeiras oferecem dinheiro fácil

A terceira a saber é o que eles te oferecem, normalmente esses aplicativos oferecem dinheiro fácil, que o é de suspeitar. A promessa é sempre a mesma: ganhar dinheiro fácil e rápido com a venda de um produto ou serviço. Quanto mais pessoas você levar ao grupo, mais dinheiro ganhará – mas, para isso, deve pagar uma taxa de adesão e uma mensalidade. No Marvel Market, para se ter ideia, eles contam que a pessoa ganha R$ 3.000,00 por dia. Já pensou?

4. Pirâmides Financeiras são insustentáveis.

A quarta coisa é saber como você vai ganhar dinheiro lá dentro, normalmente você ganha um bônus ao se cadastrar, e em seguida você ganha dinheiro simulando compras de produtos e aí vem a pirâmide, que é quando você começa a ganhar dinheiro indicando pessoas e investindo no aplicativo.

A palavra pirâmide vem justamente do formato em que o modelo é desenhado: começa com um vendedor no topo, que convida um grupo de membros para o degrau abaixo. Cada pessoa neste degrau é responsável por recrutar seu próprio grupo, que ficará no próximo nível, e assim por diante. Como cada novo membro faz um investimento inicial, os degraus inferiores vão sustentando os superiores, fazendo com que o dinheiro suba em direção ao topo.

5. Pirâmides Financeiras normalmente são divulgadas por Youtubers

O pior é que para se montar a pirâmide, muitos youtubers acabam usando suas influências para colocar pessoas para dentro do app a troco dessa comissão de indicação. Os aplicativos não possuem se quer um site digno, ou relevância nas mídias digitais sérias. Por isso o principal formato de veiculação delas é através de depoimentos de youtubers irresponsáveis que fazem vídeo para passar credibilidade, ganhar comissão pela indicação e depois quando todo mundo se ferra no máximo dizem em comentário “não paga mais”, não dando a mínima para quem saiu lesado dessa situação.

Fica aqui meu alerta para vocês que entraram nessa e pegaram pino devido à esses influencers. Meu pesar. Sei que estamos em uma época dificil e que você precisava arriscar mesmo sabendo que poderia perder. Se você tirou alguma grana do aplicativo, você deu sorte, mas nunca é demais lembrar que pra você ter tirado algum dinheiro, muitas pessoas foram prejudicadas.

E eu quero que vocês comentem aqui qual app ou site vocês suspeitam de golpe que farei um vídeo mostrando esse gabarito e analisarei pra vocês no próximo vídeo.

Pirâmide Financeira é crime?

A prática de pirâmide financeira é considerada crime contra a economia popular e, portanto, proibido em todo o Brasil. As promessas de retorno expressivo em pouco tempo são o chamariz para este esquema, considerado ilegal porque só tem vantagem enquanto atrai novos interessados. Assim que os aplicadores param de entrar, o esquema não tem como cobrir os retornos prometidos e entra em colapso.

Como denunciar pirâmide financeira

Tanto vítimas desse tipo de golpe quanto pessoas que suspeitem de sua existência podem fazer a denúncia ao Ministério Público Federal, Ministérios Públicos Estaduais, ou, ainda, às polícias civil e federal.

O Ministério Público tem uma cartilha sobre o tema. Nela estão informações importantes sobre características das pirâmides, leis e algumas perguntas úteis para se fazer ao se deparar com um possível golpe.

Confira o vídeo que fiz sobre o assunto

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Políticas Criativas, Empreendedorismo, Histórias dos Patrimônios do Amazonas além de dar minhas opiniões sobre Política e militar contra o Bolsonarismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados