5 dicas de como pegar dinheiro emprestado sem cair em armadilha! - Marcus Pessoa
6fev

5 dicas de como pegar dinheiro emprestado sem cair em armadilha!

Compartilhe com os amigos!
2Compartilhamentos

Em tempo de crise a gente olha para um lado e olha para o outro e fica se perguntando como sair da situação. Muitas pessoas acabam pegando um empréstimo pessoal na esperança de resolver os problemas imediatos e transformá-los a longo prazo pois em algum momento a vida irá melhorar e você conseguirá pagar as dívidas que hoje não consegue.

Apesar da ideia ser boa, é necessário muita atenção para não se comprometer e acabar tendo um enorme problema que depois passe a ser uma bola de neve.  Elaborei uma lista de 5 dicas de como pegar dinheiro emprestado sem se comprometer muito. Para fazer a lista, claro, me baseei em algumas lições que aprendi ao longo dos últimos 3 anos, momento em que acabei tendo que pegar alguns empréstimos em banco para organizar as finanças da minha empresa. Hoje, graças a Deus, consigo pagar as dívidas e estou organizando para pegar o próximo empréstimo para comprar a nova sede da empresa.

5 dicas de como pegar dinheiro emprestado sem se comprometer muito

5 dicas de como pegar dinheiro emprestado sem cair em armadilha!

Organize suas finanças pessoais

Antes de tudo, saiba como estão suas finanças pessoais. Se você não fizer um levantamento de tudo que você está ganhando e gastando, você não conseguirá dar o segundo passo. Por isso é tão importante organizar. Antes deu pegar o primeiro empréstimo eu não tinha essa noção. Achava que estivesse devendo R$ 5.000,00 e na verdade, após levantar todas as despesas, vi que estava com um prejuízo quatro vezes maior.

Então comecei a fazer as renegociações para limpar o nome e colocar um teto máximo de dívidas passadas, respeitando sempre as dívidas atuais e as que eu poderia vir a contrair (um empréstimo, por exemplo).  E então fui para pesquisar como pedir o empréstimo, e percebi que é necessário ter atenção em alguns pontos como:

  • Analise bem as instituições disponíveis;
  • Confira os juros aplicados;
  • Verifique se tem condições para pagar as parcelas.
  • Uma boa opção é tentar empréstimos com um número maior de prestações, com valores mais baixos e tentar perceber se a parcela é realista e fácil de pagar.
  • Mantenha-se atento para eventuais oportunidades de portar sua dívida para outra instituição que ofereça taxas mais baixas e onde possa pagar menos dinheiro.

Passado essa fase, você pode optar alguns simuladores de empréstimo na internet pelo menos para ter uma noção, e claro, se achar que é isso mesmo, enfrente seus medos e faça o empréstimo.

Hoje em dia os simuladores são desenvolvidos buscando agradar todos que buscam uma forma segura e rápida para obter um empréstimo. Além disso, eles já fornecem as informações essenciais de forma transparente, para quem quer cotar um empréstimo pessoal rapidamente e sem enfrentar filas, mas com as melhores condições possíveis.

Verifique seu Score

Muitas financeiras estão hoje se baseando no Serasa Score, uma pontuação de crédito que varia de 0 a 1000 e é baseada em critérios matemáticos objetivos. Quanto mais próximo de 1000, maiores podem ser as chances de ter crédito aprovado no mercado. Lembre-se: a decisão de aprovar o crédito é da empresa e o Serasa Score é apenas um dos fatores que podem ser levado em consideração.

Através da sua pontuação de crédito, você pode conseguir: Empréstimos e financiamentos, cartões de crédito, contratar seguros e melhores taxas de juros, por exemplo.

A informação registrada nos órgãos de proteção ao crédito é consultada pelos bancos e pelas lojas e por isso conseguir um crédito ou parcelar contas, quando negativado, se torna quase impossível. Por isso o passo de cima é tão fundamental.Você precisa renegociar suas dívidas ativas, pois assim, você volta a ficar “limpo” com o mercado, mas claro, seu Score não será tão alto.

Como fazer crédito pessoal quando está negativado?

Se seu nome está no SPC ou no Serasa? Calma, ainda há esperança pra você mesmo assim! Claro que você terá muito menos chance de conseguir empréstimo pessoal, mas no entanto, em algumas financeiras, é possível tirar um empréstimo mesmo você estando com seu nome “sujo”.

Como? A resposta é simples: algumas financeiras não fazem consulta aos órgãos de proteção ao crédito e concedem crédito pessoal e empréstimos para negativados. O melhor de tudo é que existem financeiras que fazem todo o processo de forma online!

Compare taxas e prazos

Comparar empréstimos e créditos vai ajudar a tomar uma decisão, se você ainda não tem certeza se escolheu a empresa que oferece as melhores condições é bom você consultar alguns sites que fazem essa simulação. Você já deve saber que cada empresa que oferece empréstimos possui diferentes termos e condições, e tudo vai depender do que você deseja com o empréstimo.

Algumas empresas ofertam empréstimos sem necessidade de comprovação de renda, outras sem acesso a registros, já outras exigem isso. Você deve pegar emprestado de um banco ou de uma instituição não bancária? É fundamental que você faça uma comparação de empréstimos e créditos de instituições bancárias e não bancárias antes de mais nada.

Utilizando a própria internet é possível simular um empréstimo sem gastar absolutamente nada, além de ser um ponto positivo para a empresa que fornece esse tipo de simulação, tornando muito mais rápido e fácil para quem vive a buscar um empréstimo.

Encontre um valor que seja viável para sua realidade

Devido aos juros elevados, não tente pedir um crédito pessoal sabendo que não consegue pagar até ao fim. O empréstimo não deve ser considerado se houver a possibilidade de não conseguir pagar e acabar por se endividar ainda mais.

Encontrar um empréstimo que seja viável para você pode ser uma tarefa muito difícil.  Além disso, lembre-se que você tenha um objetivo bem definido com o que você fará com o empréstimo e como ele será feito.

Propostas muito tentadoras devem ser analisadas com muita atenção. Não responda a emails de desconhecidos com propostas milagrosas e não faça depósitos antecipados sem confirmar todas as informações junto da instituição. Algumas empresas pedem depósitos antecipados, mas depois desaparecem com o dinheiro. NÃO MANDE DINHEIRO!

 

Espero que as dicas tenham sido úteis e se você gostou, deixe no comentário abaixo!

Compartilhe com os amigos!
2Compartilhamentos

Sobre Marcus Pessoa

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim. Em meu blog escrevo sobre Marketing Digital, Conteúdos Criativos, Empreendedorismo, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões sobre Política e outras coisas mais.
Comentários
© Copyright 2013-2020, Todos os Direitos Reservados