• Home
  • Minhas Opiniões
  • Reino Unido testa ruas que recarregam seu carro elétrico enquanto você dirige

Reino Unido testa ruas que recarregam seu carro elétrico enquanto você dirige

Compartilhe com os amigos!
308Shares

Quando o poeta romano Catulo escreveu sobre devorando a estrada, ele quis dizer isso como uma metáfora para viajar. A perspectiva de extrair fisicamente energia a partir da estrada, entretanto, já pode se tornar uma realidade.

No Reino Unido já estão testando a tecnologia “dynamic wireless power transfer”  (transferência de energia sem fio dinâmico).  O governo vai instalar os dispositivos em estradas de teste e em veículos, e determinar se a recarga poderia trabalhar em estradas mais movimentadas da Grã-Bretanha. O carregamento móvel iria resolver um dos maiores obstáculos para veículo elétrico – recarregar enquanto se dirige.

O Reino Unido já testou um monte de diferentes abordagens para esta tecnologia e identificou algumas que funcionam e estão prontas para a fabricação. Em termos básicos, o sistema possui linhas de alimentação ligadas a bobinas sob a superfície de uma estrada, que, em seguida, transmite a energia por meio de ar para um receptor em serpentina de um carro. Basta dirigir devagar no trecho de estrada em um veículo elétrico ou híbrido-elétrico devidamente equipados, que o sistema se encarregará de recarregar as baterias.

A transferência de energia poderia funcionar para todos os tipos de veículos, observa o relatório, e uma vez que passe sob a estrada, não vai exigir a construção de quaisquer engenhocas acima do solo que poderiam aumentar os riscos de colisão ou choque elétrico. A transferência wireless é menos confusa e invasiva do que os cabos aéreos utilizados para trens elétricos urbanos.

Estradas de carregamento poderiam emparelhar bem com outra tecnologia em desenvolvimento: as superfícies de rua que geram sua própria energia com painéis solares. A ciclovia holandês SolaRoad faz isso;Nos EUA, a tecnologia Solar Roadways está planejando para testes em calçadas e estacionamentos em Idaho.

Talvez as estradas inteligentes do futuro não só vão conseguir a sua própria energia a partir do sol, mas transmiti-la sem fios a uma frota.

Enquanto isso, em Manaus, vamos pintando calçada de vermelho e chamando de ciclovia. Vamos pintando uma avenida de azul e chamando de modal de ônibus.

Precisamos inovar URGENTEMENTE!

Reino Unido testa ruas que recarregam seu carro elétrico enquanto você dirige / Foto : Divulgação

Reino Unido testa ruas que recarregam seu carro elétrico enquanto você dirige / Foto : Divulgação

Fonte: CityLab

Compartilhe com os amigos!
308Shares

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim. Em meu blog escrevo sobre Marketing Digital, Conteúdos Criativos, Empreendedorismo, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões sobre Política e outras coisas mais.

Comentários