3maio

Não durou uma semana até roubarem a pia da Praça da Saudade para a higienização contra o Covid-19 em Manaus

Impressionante a mentalidade e o espírito de porco de quem faz isso. Na última segunda-feira (27), a Prefeitura de Manaus instalou torneiras para a higienização de pessoas em situação de rua como uma forma de prevenção ao novo coronavírus. As pias foram instaladas por meio de uma parceria com a empresa Águas de Manaus.

Não durou uma semana para que algum vândalo ou vândalos já roubassem toda a estrutura da pia montada na Praça da Saudade, deixando praticamente somente a parede de concreto.

Provavelmente essa pia já foi transformada em drogas. Agora e as outras , quanto tempo durarão? Será que o Amazonense não conseguirá nem em um momento de crise internacional como esta respeitar o patrimônio público? Respeitar a coletividade?

O que para algumas pessoas pode parecer divertido pinchar ou danificar prédios, lixeiras entre outros bens públicos, pode acabar sendo detido e pagar multas segundo o Código Penal Brasileiro Lei Nº 2.848/40, pois é crime essa prática.

Pia instalada na Praça do Remédio / Pia Instalada na Praça da Saudade


É necessário que a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado intensifique o patrulhamento em praças, parques, escadarias, para amenizar a situação e se possível, monitoramento eletrônico e câmeras de segurança. Sabemos que essas ações de vandalismo normalmente acontecem pela madrugada, porém, não podemos deixar que atitude como essa torne-se rotina em Manaus, principalmente se temos por um lado uma medida protetiva que pode auxiliar na higienização de pessoas em situação de rua ou que estão passando pelo local.

Pode parecer básico, mas lavar as mãos com sabão é uma das coisas mais baratas e eficazes que você pode fazer para proteger você mesmo e os outros contra o coronavírus, bem como contra muitas outras doenças infecciosas.

Sobre as pias instaladas em Manaus

Na primeira fase, foram instaladas nas praças da Saudade, da Matriz, dos Remédios e o calçadão da Manaus Moderna. Nesses locais a estrutura era a mesma uma pia com torneira e dispensador de sabão. O lavatório tem acionamento por um botão na altura do joelho, justamente para que as pessoas não toquem na pia, além disso, um cartaz informativo foi afixado com o passo a passo da higienização correta das mãos.

 

Pia similar instalada na Praça do Remédio / Foto : Divulgação

Pia similar instalada na Praça do Remédio / Foto : Divulgação

A Prefeitura tinha como planejamento de instalar em 14 pontos públicos. Veja onde:

  • Calçadão da Manaus Moderna (2)
  • Praça da Matriz (2)
  • Praça dos Remédios (2)
  • Praça da Saudade
  • Praça Chile
  • Praça Nossa Senhora de Nazaré
  • Praça da Polícia
  • Praça do Congresso
  • Rua Ferreira Pena, nas proximidades da Semasc
  • Sede da Águas de Manaus, no bairro Aleixo
  • Avenida Paraíba (em ponto a ser definido).

A instalação das pias feita pela Águas de Manaus tem o acompanhamento e fiscalização da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e se concentrará em áreas de maior circulação de pessoas em situação de rua.

Pia similar instalada na Praça do Remédio / Foto : Divulgação

Pia similar instalada na Praça do Remédio / Foto : Divulgação

Comentários

Compartilhe Esse Post!

Sobre Marcus Pessoa

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim. Em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões sobre Política e assuntos relacionados ao mundo digital.

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

© Copyright 2013-2020, Todos os Direitos Reservados