Motivos que me levaram a desativar o Instant Article do meu portal

Compartilhe com os amigos!
3Shares

Há 8 meses passei a utilizar no meu portal No Amazonas é Assim o Instant Articles. O resultado é fantástico. As notícias carregam de maneiras instantâneas e como possuímos vários conteúdos por lá, os conteúdos vão se organizando automaticamente por termos parecidos, categorias, mais lidas etc, fazendo com que os usuários passem mais tempo na plataforma e surfem por notícias pré-carregadas.

Com o Instant Articles, comecei a utilizar o Audience Network o que permitiria monetizar o conteúdo através de anúncios disponibilizados pelo próprio Facebook.

Após 1 mês, eu já havia batido a cláusula de limite de saque de U$100, porém, à época, o Brasil ainda não participava do projeto Audience Network e eu não conseguia sacar o dinheiro. Após 10 dias de insistentes solicitações do Facebook para que eu regularizasse a conta bancária (qualquer local do mundo, menos Brasil), eu fui “bloqueado temporariamente” até regularizar.

Por volta de outubro do ano passado,  o Facebook autorizou a minha conta a cadastrar como banco a minha conta do Banco do Brasil e assim, consegui configurar passo a passo e enviei todas as documentações para o Facebook e em Dezembro recebi meu primeiro pagamento via Facebook. Em Janeiro recebi o segundo pagamento e agora em Fevereiro devo receber o terceiro pagamento do Facebook. Em Março, porém, já não deverei receber pagamentos pois resolvi desativar o I.A do meu portal.

O principal motivo para que eu tomasse tal atitude foi o fato de que com o I.A a gestão dos anúncios são feitos pelo próprio Facebook, enquanto sem o Instant Articles quem faz a gestão dos anúncios sou eu.  Sendo assim, prefiro mil vezes tomar conta do próprio espaço, do que ceder para o Facebook gerenciar e compartilhar com ele. Esse formato é legal para quando você tem um blog legalzinho e não tem patrocinador ou para quando você tem um portal e não tem anunciantes.

90% dos acessos do meu portal eram de dispositivos móveis e cerca de 70% eram feitos por pessoas através do Facebook, logo, os anunciantes do meu portal eram vistos por pouquíssimas pessoas e para ter certeza que algo estava errado, comprei ferramentas profissionais para monitorar o número de displays dos anúncios, bem como o número de cliques e quais IP’s foram responsáveis por tal ação.

Motivos que me levaram a desativar o Instant Article do meu portal

  • Falta de Controle sobre os anunciantes;
  • Não consigo oferecer formatos diferenciados;
  • Não se atualiza automaticamente junto com o site;
  • É complicado de instalar;
  • Remunera melhor que o Google Adsense, porém, só interessa para quem não tem anunciantes fixos;

Esse último ponto, no meu caso, é o ponto chave. Para garantir transparências aos anunciantes e entregar o resultado ao qual me proponho, vejo que a melhor maneira é dar bye bye ao Instant Articles.

No meu blog, o manterei, afinal, não estou trabalhando com anunciantes fixos, por isso, pra mim, o importante é o conteúdo, a velocidade do acesso, o formato instantâneo e não a gestão dos banners de anunciantes.

Motivos que me levaram a desativar o Instant Article do meu portal

Motivos que me levaram a desativar o Instant Article do meu portal

Compartilhe com os amigos!
3Shares

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim. Em meu blog escrevo sobre Marketing Digital, Conteúdos Criativos, Empreendedorismo, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões sobre Política e outras coisas mais.

Comentários