16fev
Dicas de como manter uma comunidade ativa

Dicas de como manter uma comunidade ativa

Para iniciar essa discussão e sugestão, vamos acordar os termos :
Quando eu me referir a Colaborador estarei me referindo à sua staff (criador de conteúdo, admin, revisor etc.) , e quando eu me referir à Contribuinte estarei me referindo à pessoas externas que participam ativamente da comunidade.

Os contribuintes são as pessoas que criam conteúdo em sua comunidade, são aquelas pessoas que estão sempre disputando likes e que sem dúvida são fundamentais para o sucesso de uma comunidade.  Eles só podem responder por 1-10% de sua comunidade, mas eles são os membros mais importantes, pois sem eles, não há conversa, sem eles, não tem o famoso quebra-gelo que é tão importante para uma comunidade ativa. E por isso é muito importante para você saber por que eles voltam para a sua comunidade e como mantê-los por perto.

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Desta forma, você pode se concentrar sobre eles, e mantê-los seus colaboradores ativos construindo assim uma comunidade próspera. Aqui estão cinco dicas de como manter os contribuintes por perto:

1. Ver quem respondeu os seus posts ou comentários

As pessoas não escrevem as coisas on-line apenas para o bem delas. Elas escrevem para outras pessoas lê-las. Quando elas conseguem uma resposta, isto serve como garantia de que as pessoas estão lendo e se importam com o que elas têm a dizer.
Recomendação:Concentre-se em encorajar respostas para os novos posts na comunidade. Um ótimo modo para começar é respondendo à eles. Em seguida, seja pró-ativo em pedir aos outros para participarem da conversa.
2. A possibilidade de iniciar uma discussão muito longa

É o sonho de um colaborador iniciar uma discussão sem fim daquelas que dura um longo tempo e fica um monte de respostas.
Recomendação:Se a conversa recebe um começo muito bom, mas começa a ficar enterrado por outros conteúdos, mandar uma mensagem nelas para levá-la de volta ao topo é fundamental até mesmo para que você possa chamar mais pessoas.

3. Para construir uma reputação, responda as perguntas

Eles vão voltar para ver se há algum conteúdo novo que eles podem responder. Eles gostam de ser percebidos como qualificados e estão sempre procurando oportunidades para participar (ou se exibir).
Recomendação:Quando você quiser aumentar a atividade em sua comunidade, pense sobre tópicos que seus colaboradores tenham sido bem relevantes no passado e faça uma pergunta relacionada àquele tema. Dê às pessoas oportunidades de compartilhar seus conhecimentos.

4. Peça ajuda com algo

Muita das melhores conversas em uma comunidade acontecem quando um colaborador pede por uma sugestão dos contribuintes e a comunidade responde em peso para ajudá-lo.
Recomendação: Certifique-se de que você está construindo um ambiente na comunidade onde os membros se sintam confortáveis para responder às perguntas e pedir ajuda. Você pode fazer isso criando um certo level de privacidade dentro do grupo, encorajando os membros a perguntarem e se dando como exemplo para fazer você parecer vulnerável.

5. Motor de ideas da comunidade

Colaboradores devem gostar de pedir à comunidade pelas suas ideias. Talvez para um blog, ou coisas do dia a dia, talvez o que cozinhar naquela noite.
Recomendação: Quando alguém pede idéias, ajude-os a obter uma resposta, ou saiba recomendar pessoas específicas que teriam boas idéias.
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Quais são algumas outras razões que os contribuintes voltam para as comunidades? Compartilhe as razões que você já viu em sua própria experiência.

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Originalmente postado no TheCommunityManager.com

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Sobre Marcus Pessoa

Em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Políticas Criativas, Empreendedorismo, Histórias dos Patrimônios do Amazonas além de dar minhas opiniões sobre Política e militar contra o Bolsonarismo.
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