9jul

Conheça o sistema de recolhimento de lixo à vácuo. Manaus está pronta pra isso?

Compartilhe com os amigos!
15Compartilhamentos

Um dos maiores problemas da cidade de Manaus sem dúvida é o lixo e a sujeira. No Centro de Manaus é comum ver sujeira pra todo lado. Conforme se distancie, o problema fica cada vez maior.

Os caminhões de lixo comumente largam chorume pelas vias, obrigando com que as pessoas tenham que fazer o asseio manualmente das suas ruas, afim de evitar o mau cheiro.

Porém o que tem sido feito por parte do poder público ou das empresas que são pagas para prestar esse serviço? Que técnicas ou tecnologias elas estão utilizando para que essa sujeira cesse? Quais estímulos ou atividades estão sendo desempenhadas para que essa realidade mude? Que sistema de armazenamento de lixo poderá ajudar a combater as sujeiras das ruas e as pragas urbanas? Lixeiras seletivas já não está na hora de ser implantada em Manaus? Existe algum prazo sobre isso? São tantas perguntas, mas nenhuma resposta. O tempo passa e a cidade de Manaus fica para trás.

Coleta de Lixo em Manaus / Foto : Divulgação

Coleta de Lixo em Manaus / Foto : Divulgação

Na cidade de Estocolmo, capital da Suécia, porém, foi desenvolvido um sistema de recolhimento à vácuo do lixo. Ele funciona da seguinte maneira: todas as lixeiras são conectadas a uma rede de tubos que encaminha, por sua vez, os resíduos para o local de descarte adequado.

Lixeira a Vácuo (Foto: Envac/Divulgação)

Lixeira a Vácuo (Foto: Envac/Divulgação)

Quando a lixeira está cheia, um sensor emite um sinal para que o lixo seja sugado a uma velocidade de 70 km/h. Quando chegam na central de coleta, os sacos de lixo são separados e enviados para a reciclagem ou incineração.

Com esta novidade, além da redução de poluição atmosférica, há uma economia de 40% dos gastos com o serviço de coleta.

Será que Manaus está preparada pra isso? Será que algum político que aí está tem essa preocupação?

Sistema subterrâneo e à vácuo de descarte de lixo (Foto: Envac/Divulgação)

Sistema subterrâneo e à vácuo de descarte de lixo (Foto: Envac/Divulgação)

Comentários

Compartilhe com os amigos!
15Compartilhamentos

Sobre Marcus Pessoa

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Curiosidades do Amazonas, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões e Pitacos sobre coisas do cotidiano que interferem diretamente na vida de todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

© Copyright 2013-2021, Todos os Direitos Reservados