Catadores alagoanos ganham bikes do Governo Estadual para evitar crueldade com cavalos e outros animais - Marcus Pessoa
24Maio

Catadores alagoanos ganham bikes do Governo Estadual para evitar crueldade com cavalos e outros animais

Compartilhe com os amigos!
0Compartilhamentos

Você já parou pra pensar se ao invés de usarem cavalos e outros animais para carga, os trabalhadores pudessem usar bikes com cargas? Exatamente isso que aconteceu com os catadores alagoanos. Lá, o Governo Estadual distribuiu aos catadores de entulho 30 bicicletas de carga que ajudam no trabalho diário por toda a capital, diminuindo os danos aos animas, melhorando a qualidade de vida da população e até mesmo porque não falar do catadores que passam a se exercitar?

O projeto recebeu o nome de Ciclolix.

A ação faz parte do Projeto Relix, que incentiva a conscientização a respeito da correta destinação do lixo e a reciclagem. O evento realizado na orla da Pajuçara contou também com exposição fotográfica e uma peça de teatro.

Catadores de Alagoas ganham bikes de cargas para evitar crueldade com cavalos

Catadores de Alagoas ganham bikes de cargas para evitar crueldade com cavalos / Foto :  Reprodução Youtube

Convidamos cinco mulheres que enfrentaram o câncer de mama para falar sobre suas experiências. Mas elas não sabiam que, durante a gravação do vídeo, seriam surpreendidas. Nesta linda homenagem, as filhas presenteiam suas mães com um sutiã especial (para quem viveu o câncer) acompanhado por uma prótese externa, uma espécie de enchimento que encaixa na lingerie. Assista o vídeo e prepare o lencinho:

As bikes de carga também trazem dignidade para os catadores.

“Essa bicicleta é muito maravilhosa. Sou catadora há 3 anos e ela vai ajudar bastante no trabalho, vai agilizar. Aí, além de catar os entulhos, aproveito para malhar as pernas pedalando”, brincou Maria Goreti da Silva Batista, em entrevista ao G1.

“Elas [as catadoras] ficam emocionadas, agradecem pelo que fizemos por elas. Isso me deixa feliz, mas triste também, pois estamos muito atrasados com relação à sustentabilidade. Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta”, afirma Lina, idealizadora do projeto.

O projeto Relix é patrocinado pelo Sesi Alagoas, com apoio institucional da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas.

Ciclolix

Em cada escola e indústria por onde passar, o Relix também vai expor a Ciclolix, a bicicleta coletora, com resíduo reciclado limpo, que levará o espectador a conhecer, refletir e criar uma nova e adequada consciência sobre a lei do Aterro Sanitário, sobre a importância dos catadores de lixo, sobre a reciclagem, sobre a logística reversa e, sobretudo, a urgente necessidade de redução do lixo gerado por cada indivíduo.

Cada instituição envolvida vai firmar um acordo de colaboração com a cooperativa de catadores mais próxima geograficamente para que o lixo tenha destinação adequada.

Será que Manaus estaria pronta para uma iniciativa como essa? O Governo do Amazonas poderia entrar e auxiliar os catadores com algo parecido? Por aqui os catadores são muitas das vezes andarilhos ou eles mesmo puxam suas carroças no Centro de Manaus. Fica aí um belo exemplo de Política Pública transformadora.

Compartilhe com os amigos!
0Compartilhamentos

Sobre Marcus Pessoa

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim. Em meu blog escrevo sobre Marketing Digital, Conteúdos Criativos, Empreendedorismo, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões sobre Política e outras coisas mais.
Comentários
© Copyright 2013-2020, Todos os Direitos Reservados - TERMOS E CONDIÇÕES E USO DO BLOG