Problema de Mobilidade Urbana
Políticas Criativas

A cidade do futuro tem que ser criativa

Compartilhe com os amigos!
0Shares

Certa vez Charles Landry disse: “A criatividade se tornou um mantra de nossa era, dotada quase exclusivamente de virtudes. Cidades, regiões e nações se declaram criativas. Da última vez que contei, chegavam a cem. Isso foi há duas décadas”.

Mas, o que é uma cidade criativa?

Problema de Mobilidade Urbana
Problema de Mobilidade Urbana

Cidade Criativa é uma cidade que cria uma atmosfera própria e que inspira as áreas criativas. Ela surpreende, fascina, desperta o prazer de fazer parte dela. Cidades criativas alimentam a curiosidade, incentivam o debate coletivo, promovem a geração de ideias e a busca de soluções criativas para os problemas quotidianos de todos os seus setores. É uma cidades que identifica, atrai e mantém talentos criativos de todas as profissões e classes sociais e que essas pessoas, passam a ser protagonistas, e não apenas cidadãos.

Lerner afirma: “A própria essência da cidade criativa depende de sua habilidade para construir um sonho coletivo e mobilizar os esforços de seus cidadãos, para transformar esse sonho em realidade – um esforço que pode ser realizado por qualquer cidade, pequena ou grande”.

Mas é preciso que a cidade sofra uma mudança de mentalidade, de percepção e de vontade para se tornar realmente criativa. A população é o agente principal de toda essa mudança, contribuindo de forma solidária e participativa na construção de uma nova cidade.

Para Carla Fonseca: “Cidade criativa é sistêmica, integrada e incentiva a eclosão da criatividade de todas as profissões e classes sociais”. É uma experiência coletiva vivenciada ao extremo.

Vale ressaltar que uma cidade só pode ser atraente para os turistas se ela for atraente para sua própria população.

Comentários
Compartilhe com os amigos!
0Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *