Marco Inicial da Avenida Constantino Nery

Buscando em livros e sites sobre a história de Manaus e tentando ampliar ainda mais meu conhecimento sobre a nossa terrinha, pude perceber o quanto estamos cercados de objetos que passam despercebido pelo nosso cotidiano. Outro dia, parei para prestar atenção nesta placa que esteve o tempo todo próximo de mim e nunca havia me dado conta de tamanha importância.

O pior é saber que morei a vida inteira próximo, passei diversas vezes pela frente e JAMAIS REPAREI NELA.

Trata-se de um pequeno obelisco que carrega a placa memorial da inauguração da rua João Coelho (1906) e que hoje em dia a chamamos de Avenida Constantino Nery.

Inaugurado em 8 de dezembro de 1906 pelo Excelentíssimo Senhor Doutor Antonio Constantino Nery, Governador do Estado. Sendo o Director das Obras Públicas o Senhor Doutor Jacinto Estellita Jorge.

Marco Inaugural da Avenida Constantino Nery (1906)

Marco Inaugural da Avenida Constantino Nery (1906)

De acordo com o blog do saudoso Carlos Zamith , a Avenida Constantino Nery já mudou de nome cinco vezes através de leis e decretos. Cronologicamente esses foram os diversos nomes atribuídos:

Lei nº 426, de 30-11-1905 – Constantino Nery para João Coelho;
Lei nº 999, de 26-03-1919 – João Coelho para Olavo Bilac;
Lei nº 1407, de 04-05-1927 – Olavo Bilac volta a Constantino Nery;
Decreto 03, de 01-11-1930 – Constantino Nery volta a Olavo Bilac;
Lei nº 295, de 12-10-1953 – Olavo Bilac volta a Constantino Nery.

Avenida João Coelho no Início do Século Passado

Avenida João Coelho no Início do Século Passado

Agora fiquei com curiosidade de fotografar e registrar os marcos históricos de outras avenidas históricas de Manaus! Você já viu a placa de inauguração da Avenida Djalma Batista? Avenida Getúlio Vargas? Avenida 7 de Setembro? Avenida Ramos Ferreira?

Você conhecia essa placa do marco inicial da Avenida Constantino Nery? Ela está localizada no obelisco que se encontra bem em frente a PROSEGUR (antiga NORSERGEL), ao lado do Terminal e integração da av. Constantino Nery (T1).

Fiquei curioso para saber o que leva nossos representantes públicos mudarem a toda hora o nome das avenidas e ruas de Manaus!? Recentemente a Prefeitura de Manaus voltou a trocar o nome das ruas sem consulta popular, ou mesmo sem consulta dos moradores. Se você precisar gerar nota fiscal, irá se deparar com um nome esquisito na sua residência. Agradeça ao excelentíssimo prefeito e sua trupe.

Nossa memória se perde devido essa confusão política que se faz, focada talvez na babaovice dos nossos representantes.

Um objeto que deveria ser cuidado e zelado se encontra completamente ao acaso, destruído, maltratado, e desconhecido. Tantos passam por ele e poucos são os que conhecem o seu significado.

AQUI EXISTEM HISTÓRIAS e MEMÓRIAS!

VAMOS MUDAR MANAUS!

Marco Inaugural da Rua João Coelho (1906), Atual Avenida Constantino Nery.

Marco Inaugural da Rua João Coelho (1906), Atual Avenida Constantino Nery.

Comentários
Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedor, ambos pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.