27set

Veja vídeos que mostram que essa é a maior seca do Amazonas!

Como anda o clima no seu Estado? Quente, Frio? Tá tudo normal ou tá tudo alterado? Aqui no Amazonas, pra você ter ideia, há 15 dias mais ou menos, nós tivemos a sensação térmica próxima a 44 graus e na última semana, aqui em Manaus, ocorreu na hora do almoço uma chuva de granizo!! Daí você tira como andam as coisas aqui por Manaus e pelo Amazonas. Por aqui o clima está totalmente descontrolado e imprevisível!

O pior que agora em setembro começaram a pipocar pelas redes sociais dezenas de animais mortos devido ao calor, principalmente peixes, botos e até peixe-boi já foram registrados mortos devido a falta de oxigênio na água e muito calor.

Veja vídeos que mostram que essa é a maior seca do Amazonas!

Veja vídeos que mostram que essa é a maior seca do Amazonas!

Eu sei que você pode pensar que aqui sempre é quente e isso é normal. Não. Não é bem assim. Nós estamos passando por um calor extremo. A última vez que foi quente desse jeito, foi em 2010, ou seja, já tem mais de 13 anos que o calor não é tão exagerado como está agora.

Para você ter uma ideia, a estiagem nesta terça-feira (26), já afeta a vida de 100 mil pessoas e pode chegar a 500 mil pessoas até o fim de outubro! Ou seja, estamos falando de meio milhão de pessoas afetadas.

No momento em que gravo esse vídeo, subiu para 15 o número de cidades amazonenses em emergência por causa da seca. O pior de tudo é que algumas cidades afetadas também enfrentam desabastecimento de alimentos e problemas de acesso a água potável.

E esse caos atinge várias cidades amazonenses.

Atualmente das 62 cidades do Estado do Amazonas, 15 cidades estão em emergência, 05 estão em atenção e 40 estão em alerta

Setembro é o pico do verão amazônico e nesta época, é comum que ocorra queda no nível dos rios até a chegada da temporada das chuvas, em novembro e dezembro, mas a velocidade com que o rios estão secando é que preocupa.

Comente usando o Facebook
Compartilhe esse Artigo

Sobre Marcus Pessoa

Sou manauara, designer digital, fiz mestrado na Politecnico di Milano. Idealizei o “No Amazonas é Assim” e escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Curiosidades da Amazônia, Manaus Antiga e temas do cotidiano.

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado Required fields are marked *

*

© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados