8mar

Dove – Campanha Pela Real Beleza

A empresa Dove, conhecida devido sua imensa linha de higiene pessoal e beleza, recentemente lançou uma campanha contra o uso de Photoshop em publicidades nos quais envolvam mulheres. A empresa deseja com isso despertar para o tema “A real beleza”. Essa real beleza hoje em dia está muito manchada devido o constante uso de softwares de manipulação de imagens. Vale ressaltar que a campanha pela Real Beleza não é para os seus consumidores, mas para os profissionais de arte, publicitários, designers gráficos e outros artistas digitais.

Como parte da sua ação a empresa disponibilizou um “action” do photoshop que trata a imagem em apenas um click, claro que se trata de uma pegadinha. Isso porque diversos sites disponibilizam essas ações para criar efeitos destorcendo a realidade da imagem.
A empresa saiu com o slogan de “Não manipule nossas percepções de beleza real”.

Como já dito a ação teve como objetivo falar diretamente com diretores de arte e designers responsáveis por retocar as imagens. Para isso, a empresa disponibilizou em diversos sites especializados um arquivo para o Photoshop que, quando baixado, aplicava um efeito especial nas imagens com apenas um clique.

Dove A campanha Pela Real Beleza

Porém, quando o usuário clicava no aplicativo, a imagem voltava ao estado original, desfazendo todas as modificações, e trazendo a seguinte mensagem: “Não manipule nossas percepções de beleza real”.

Apesar da mensagem, o publicitário conseguia recuperar o trabalho feito depois disso, mas queria deixar a reflexão sobre o exagero do uso da ferramenta nos anúncios. A campanha Pela Real Beleza vai ao encontro de diversas iniciativas da marca para as mulheres assumirem sua beleza real.

Veja o vídeo da ação:

Comente usando o Facebook
Compartilhe esse Artigo

Sobre Marcus Pessoa

Sou manauara, designer digital, fiz mestrado na Politecnico di Milano. Idealizei o “No Amazonas é Assim” e escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Curiosidades da Amazônia, Manaus Antiga e temas do cotidiano.

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado Required fields are marked *

*

© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados