Mundo Digital

27jul

Como deixamos vazar informações privadas

Através de ‘Curtir’ no Facebook é possível descobrir informações privadas dos usuários e definir perfil, aponta estudo. Cientistas conseguiram saber, pelas ‘curtidas’ das pessoas na rede, qual era o QI, se fumava ou bebia, se ela era fiel, se os pais estavam separados e outras informações pessoais.

curtir ou gostar é o verbo do momento.

Foi em Tóquio. Apresento uma jovem cientista japonesa a um amigo: “Como vocês irão para o congresso em Kyoto, talvez Omuro possa te mostrar os templos budistas”. Os olhos de meu amigo, que encaravam a jovem, se desviaram por uma fração de segundo para as mãos delicadas. Bastou eles voltarem para a face, e ela, que não usava aliança, respondeu: “Pena que meu marido não vai me acompanhar”. Por meio de um simples olhar ele havia deixado vazar uma grande quantidade de informação que foi captada e utilizada por Omuro.


Com pequenos atos, deixamos escapar involuntariamente informações que consideramos privadas. Captar essa informação e fazer uso dela é uma arte antiga. A novidade é que hoje deixamos um rastro enorme de informações digitais. Será possível usar essa informação para descobrir pensamentos e características pessoais? Um novo estudo demonstrou que é possível descobrir, com grande probabilidade de acerto, informações privadas simplesmente analisando os “likes” de uma pessoa no Facebook.

A internet está coalhada de pequenas mãos com o polegar para cima. São os “likes” – “curtir” ou “recomendar” – do Facebook. Quando um usuário do Facebook clica nesses ícones, demonstra apreciação ou aprovação. Essa informação é recebida por seus amigos, pelos donos da página e pelo próprio Facebook. Sua escolha se torna pública. Se você “curte” um carro, todos sabem que você gostou daquele veículo.

O que mais é possível deduzir com base nas “curtidas” de uma pessoa? É possível saber sua preferencia sexual, se seus pais se separaram, seu QI?

Cientistas convenceram 58.466 voluntários que utilizam o Facebook nos EUA a responder centenas de perguntas pessoais sobre assuntos particulares, como consumo de drogas e álcool, religião, política, preferencias sexuais, fidelidade conjugal e vida familiar. Além disso, o QI desses voluntários foi medido e suas características psicológicas foram determinadas. Também foram coletados todos os “likes” difundidos por cada um desses indivíduos.

Depois, os cientistas correlacionaram o conteúdo dos “likes” às características individuais, construindo enormes tabelas que relacionavam as características pessoais com os termos associados aos “likes”. Descobriram que a palavra “dança” é mais escolhida por pessoas extrovertidas e “videogames”, por introvertidos. Que “Harley-Davidson” está levemente associada a um QI baixo e “tempestades”, a pessoas com QI mais alto. Foram feitas associações desse tipo com milhares de palavras para cada uma de dezenas de características. Muitas delas parecem óbvias, mas outras, como batata frita estar associada a pessoas de QI mais alto, Hillary com pessoas que têm muitos amigos e Yahoo com mulheres heterossexuais não são tão óbvias.

Feitas as associações entre palavras ou frases e características pessoais declaradas, os cientistas construíram um modelo matemático que usa os “likes” públicos para descobrir informações privadas. Cada uma das associações por si só não tem um alto poder preditivo (eu uso o Yahoo e não sou uma mulher heterossexual), mas, quando analisadas em conjunto, são capaz de fazer previsões precisas sobre comportamentos e características individuais.

Os resultados mostram que é possível, usando só os “likes” de um usuário do Facebook, saber seu sexo, idade, preferencia sexual, se é emocionalmente estável, seu QI, se fuma, bebe ou se droga, se é democrata ou republicano, se seus pais se separaram antes dele ter 21 anos, se é fiel, e dezenas de outros atributos pessoais. A previsão é mais confiável quanto mais a pessoa dá “likes”. É claro também que o grau de confiança nessas previsões com o tema avaliado. Além disso, a previsão só é possível para os usuários americanos do Facebook, pois as associações dependem da cultura de cada país.

Os pesquisadores publicaram os resultados e criaram o site www.youarewhatyoulike.org, em que você pode logar com sua identidade no Facebook. Usando os dados de seus “likes”, o site prediz suas características. Todos que usaram dizem que o resultado é impressionante.

Esses resultados demonstram o que muita gente suspeitava. A cada clique, deixamos vazar um pouco de nossa intimidade. Como fazemos isso dezenas de vezes por dia, ao longo de muitos anos, basta estatísticos competentes e um computador para juntar todas essas microdicas e, com elas, descobrir informações que guardamos a sete chaves tentando preservar nossa intimidade.

* FERNANDO REINACH É BIÓLOGO.

MAIS INFORMAÇÕES: PRIVATE TRAITS AND ATRIBUTES ARE PREDICTABLE FROM DIGITAL RECORDS OF HUMAN BEHAVIOR. PROC. NAT. ACAD. SCI. VOL. 110 PAG. 5802 2013.

Fonte : Estadão

19jul

Quanto custa um tuíte de uma celebridade?

É normal incluirmos durante um plano de marketing digital, que algumas celebridades divulguem links para aumentar a credibilidade da ação e claro, aumentar a visibilidade. Você saberia quanto custa para uma estrela enviar um tweet patrocinado?

Nem todos os tuítes são criados da mesma forma. Algumas empresas desembolsam uma bolada para que celebridades divulguem através de 140 caracteres as suas marcas através dos fãs dessa celebridade. Isso tem se mostrado muito efetivo. Confere aí quanto custa um tweet de um famoso!

Quanto custa um tuíte de uma celebridade?

Quanto custa um tuíte de uma celebridade?

Leia Mais »

18jul

Novo Layout do Facebook

Facebook está de cara nova! Tal foi minha surpresa ao acessar a conta do meu amigo e me deparar com essa nova atualização de layout do Facebook.

Facebook está de cara nova!

Facebook está de cara nova!Existe também uma opção mostrando as principais mudanças, essas mudanças eu listei aqui abaixo, bem como o vídeo do Facebook de lançamento do novo layout!

Leia Mais »

14jul

Infografico com as medidas exatas do Facebook

Quem acompanha o Facebook há uma longa data percebeu a alteração total do layout para a TimeLine (Linha do Tempo) no primeiro semestre do ano passado.  A questão é que mesmo ela já estabilizada e todos com o novo layout muitas pessoas (principalmente designers, publicitários e marketeiros) possuem dúvidas sobre quais são as medidas oficias para a Cover Page (Capa), ou abas dos aplicativos além da imagem visualizada no perfil.

Tamanhos Gráficos do Facebook TimeLine

Tamanhos Gráficos do Facebook TimeLine

Leia Mais »

13jul

Como convidar todos os seus amigos para um evento no Facebook

Uma das coisas mais chatas é ter que convidar amigos um por um, se perde um baita tempo tendo que marcar os amigos, já que o Facebook não tem uma opção de marcar todos os amigos de uma única vez, ainda mais se você trabalhar pra uma empresa que possua uma página no facebook com vários seguidores, ou se você é o organizador do evento.

E pra evitar essa trabalheira segue um tutorial bem bacana para você aprender como selecionar e convidar todos seus amigos para um evento do Facebook de uma só vez.

Como convidar todos os seus amigos para um evento no Facebook

Como convidar todos os seus amigos para um evento no Facebook

Leia Mais »

13jul

Atalhos para o Facebook

Você sabia que é possível abrir a página do seu perfil, as mensagens, as notificações e acessar outras áreas do Facebook por meio de teclas de atalho? P

Os atalhos que listaremos a seguir devem ser combinados com teclas que dependem do seu navegador. Se o seu browser é o Internet Explorer ou o Google Chrome, deve-se usar a tecla Alt; já se a sua escolha é o Firefox, use a combinação Alt + Shift.

Por exemplo: se você usa o Firefox e quer ir para o feed de notícias do seu Facebook, então mantenha as teclas Alt e Shift apertadas e tecle 1; já se você usa o Chrome e quer conferir suas mensagens, então mantenha a tecla Alt apertada e tecle 4.

Se você é um usuário avançado de computador com certeza você gosta de usar atalhos. Os atalhos servem para ganharmos tempo. O Facebook está recheado de atalhos, porém, muitas vezes não temos acessos a estes atalhos. A dica de hoje é sobre os atalhos facebookeanos de acordo com o teu navegador.
Antes dos atalhos, atente para o seu navegador

Atalhos para Facebook

Atalhos para Facebook

Leia Mais »

10jul

Facebook Brasil desmente boato sobre o serviço passar a ser pago

A conversa é antiga e acontece em todas as redes sociais. Algum dia, sempre alguém dirá que será cobrada. Na verdade, lhes digo que o Facebook não é gratuíto, você paga para usá-lo. Você paga fornecendo seus dados pessoais, seus gostos, suas preferências, os locais que você frequenta, informações de quem são seus amigos, etc etc. Essas informações , depois são vendidas para patrocinadores do Facebook, assim, eles podem exibir anúncios direcionados para você.

As informações são hoje em dia a moeda de troca, e portanto, você já paga um preço muito alto para usar o Facebook. O boato porém, é de que você passaria a pagar um valor financeiro se não colasse uma certa mensagem em seu mural, ou seja, uma corrente sem cabimento…. Mas, como estamos no país que quando dizem que a Bolsa Família vai acabar todo mundo cria um auê antes mesmo de procurar as informações oficiais, assim foi com o Facebook Brasil que se antecipou em publicar uma declaração de que NÃO SERÁ PAGO!

Facebook Brasil desmente boato que o facebook sera pago

Facebook Brasil desmente boato sobre o serviço passar a ser pago

Leia Mais »

8jul

Novas Opções de Atualização de Status no Facebook

Muita gente lembra como a pergunta começou no Facebook “O que você está fazendo”, e com isso iniciou-se uma nova era nas redes sociais. Pois bem, essas perguntas “evoluíram” e tentaram entrar em um nível mais social friend. Passaram a ser coisas do tipo : “como está se sentindo?”, “o que você está fazendo?” ou “como vai, fulano?”.  Em janeiro o Facebook lançou o graph search e agora  vem a terceira parte do pilar das estratégia do Facebook para 2013.

Emoticons de Atualização de Status no Facebook

Emoticons de Atualização de Status no Facebook

Leia Mais »

6jul

Tudo sobre o Instagram

O Instagram é uma rede social para quem ama fotografar e quer ter qualidade nas fotos com baixo custo. O Instagram é dotado de filtros que reforçam as cores ou contrastes, de acordo com a seleção do usuário.

A ideia dos fundadores é que as pessoas tenham fotos impecáveis, com poucos recursos tecnológicos e de maneira instantânea. Além disso, é uma das redes sociais mais acessadas do mundo!

Alguns dos seus recursos são:

• Filtros personalizados totalmente gratuitos: XPro-II, Earlybird, Rise, Amaro, Hudson, Lo-fi, Sutro, Toaster, Brannan, Inkwell, Walden, Hefe, Nashville, 1977 e outros.
* Gravação de vídeos com estabilização cinematográfica de tirar o fôlego
• Efeitos de desfoque Tilt-Shift radial e linear para maior profundidade do campo.
• Compartilhamento instantâneo no Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr e Foursquare
• Carregamentos ilimitados
• Interaja com amigos dando e recebendo opções “Curtir” e comentários

Filtros personalizados totalmente gratuitos

Filtros personalizados totalmente gratuitos

Leia Mais »

3jul

Como criar uma página no Facebook

Hoje, o Facebook já tem mais de 1 bilhão de usuários no mundo, e somente no Brasil já passa de 73 milhões de internautas. Muitas pessoas passam horas utilizando esta rede social não apenas para entretenimento, mas também para buscar tendências.

Além disso, o Facebook tem se tornado cada vez mais relevante para as empresas, em suas estratégias de marketing digital. Neste artigo, demonstraremos como criar uma página no Facebook.

Como criar uma página no Facebook

Como criar uma página no Facebook

Leia Mais »

2jul

Empregado move processo contra patrão por violação da sua página no Facebook

Você já imaginou processar seu patrão por ele ter invadido os dados da tua conta do Facebook? Pois, isso aconteceu no Mato Grosso.

Algumas pessoas ainda não perceberam os fatores de força que o Facebook exerce e continuam se expondo através da rede social. Bem, nesse caso aqui (caso real),  o patrão preparou um dossiê a partir de informações pessoais do funcionário no seu Facebook e o demitiu por justa causa!

A justiça, reavaliou o caso e virou o jogo a favor do funcionário.

VIOLAÇÃO DE PRIVACIDADE Patrão deve indenizar por invadir Facebook de empregado

VIOLAÇÃO DE PRIVACIDADE
Patrão deve indenizar por invadir Facebook de empregado

Leia Mais »

© Copyright 2013-2020, Todos os Direitos Reservados