Curiosidades do Amazonas

28set

A Praça da Saudade no seu traçado original

Um dos locais que mais carrega curiosidade em Manaus é a Praça da Saudade. Inaugurada no ano de 1865, e inicialmente conhecida como “Largo da Saudade”, a Praça da Saudade tinha seus limites desde o antigo cemitério velho chamado de São José (localizado onde atualmente é a sede do Atlético Rio Negro Clube) até o Instituto de Educação do Amazonas (local onde seria construído o palácio do governo do Amazonas, na gestão do Governador Eduardo Ribeiro).

Um outro fato curioso da praça é que na época do governo provincial do Presidente Francisco José Furtado em 1858, o cemitério foi cercado e a praça não passava de um largo com pouca arborização. Então em 1865, foi proposta pela Câmara Municipal de Manaus a construção da praça e a proposta de se oficializar o nome de praça da Saudade. O termo “Saudade” era referência ao cemitério, pois muitas pessoas iam para o Largo chorar pelos seus que haviam partido…

Praça da Saudade no seu traçado original

Saiba Mais »

12set

Comidas típicas do Amazonas

Uma das coisas mais típicas da Amazônia é a sua gastronomia. Nós, moradores do norte do Brasil, possuímos uma riquíssima gastronomia baseada na Floresta Amazônica e nos Rios Amazônicos.

Por exemplo, para café da manhã, o nosso café típico é composto por tapioca (que pode ser acompanhada com tucumã, queijo, presunto, castanha), suco de cupuaçu, de taperebá, ou um açaí geladinho com farinha de tapioca.

Para almoço podemos abusar de diversos peixes assados ou fritos, ou cozidos com pirão de farinha. Temos nossas sobremesas com nossas frutas, nossos bombons e até mesmo nosso modo de cozinhar e comer.

Eu não seria capaz de identificar todas as comidas da Amazônia, porém, separei uma lista de comidas típicas do Amazonas e que com certeza são sempre bem vindas! Conforme for, irei postando mais comidas típicas da Amazônia. Cada imagem tem a sua legenda descrevendo o prato, creio que seja mais fácil para quem é de fora do Amazonas identificar e aprender.

banda de tambaqui assada na brasa com banana frita e porção de baião de dois, farofa e vinagrete / Foto : Divulgação

Saiba Mais »

11set

Conheça a chácara O Pensador local onde morreu Eduardo Ribeiro, o principal governador do Amazonas da Belle Époque

Em 14 de outubro de 1900 morria na cidade de Manaus o maior Governador que o Amazonas já teve, o Dr. Eduardo Gonçalves Ribeiro. À Eduardo Ribeiro é atribuída a mais profunda intervenção modernista na arquitetura e nos equipamentos públicos de Manaus, no momento em que o Amazonas contava com dinheiro advindo da borracha. Porém, apesar da sua importância histórica, a verdade é que ele sempre foi “boicotado” e sofreu preconceito por ser negro, nordestino e de baixa estatura, motivos suficientes para que ocorresse a sua perseguição política por parte das elites política e econômica da época.

Para se ter ideia, soterraram seu nome do alto do Teatro Amazonas, que havia sido gravado em pedras revestidas de ouro, na lateral superior esquerda do prédio. A placa só foi redescoberta em 2012, durante obras de manutenção do Teatro Amazonas.

Eduardo Ribeiro em frente à sua Chácara / Fotomontagem Marcus Pessoa

Eduardo Ribeiro em frente à sua Chácara / Fotomontagem Marcus Pessoa

Saiba Mais »

21ago

Publicidade de Manaus na época do Fausto entre 1890 – 1920

Um dos conteúdos que mais gosto aqui no meu blog é sobre a Manaus da Belle Époque. Gosto de sentir o luxo como as coisas eram retratada, como as coisas eram produzidas, mesmo que aquilo tenha aumentado ainda mais a diferença social em Manaus do início do século passado. Revirando alguns livros meus sobre a história antiga de Manaus, encontrei algumas Publicidade de Manaus na Época do Fausto que ocorreu entre 1890-1920 e decidi compartilhar com vocês.

Muitos dos locais já fecharam, outros ainda resistem ao tempo, ainda que tenham mudado tudo. São alguns flyers e cartazes que circulavam em Manaus em busca de novos consumidores, novos revendedores, bem típico da publicidade. Um bom publicitário sabe persuadir, convencer o consumidor de forma inovadora. A partir dessas peças gráficas podemos perceber como na época do Fausto, Manaus vivia seu apogeu econômico e as pessoas mais ricas eram cada vez mais ricas, as publicidades que estarei ilustrando aqui eram voltadas para essas pessoas. Abaixo, um exemplo da publicidade antiga e o local ainda em 2021 resistindo, no caso o Au Bon Marche.

Publicidade de Manaus na época do Fausto entre 1890 - 1920

Publicidade de Manaus na época do Fausto entre 1890 – 1920

Saiba Mais »

18ago

Monumento à Abertura dos Portos

Você em algum momento já se questionou sobre o Monumento à Abertura dos Portos? Por que desses objetos? Onde eles foram produzidos? Quem o construiu?, De onde ele veio? O que representa?, O que significa a estátua do cume?, O que sigficam esses anjinhos? por que 4 continentes e não 5?

O Monumento à Abertura dos Portos fica localizado bem no centro da praça de São Sebastião, de frente para o Teatro Amazonas, esse monumento é comemorativo à Abertura dos Portos e Rios da Amazônia à Navegação Estrangeira, ocorrida em 1866.

Esse monumento não é o original, ou melhor, é mas não é. Explico… O primeiro levantado para comemorar esse acontecimento era somente um obelisco, e foi erguido em 1867, registrando a data do acontecimento histórico.

Largo São Sebastião / Foto : Marcus Pessoa

Largo São Sebastião / Foto : Marcus Pessoa

Saiba Mais »

17ago

Curiosidades sobre a Praça do Congresso em Manaus

Uma das praças com mais história da capital Amazonense sem sombra de dúvidas é a Praça do Congresso (nome popular da praça Antônio Bittencourt). Basta saber que ela é um projeto daqueles que remonta ainda o tempo do Império do Brasil (1822-1889). À época, o logradouro público foi chamado de Largo do Paiçandu – homenagem ao território uruguaio tomado em 1865.

Outro ponto importante, é lembrarmos sempre que o local que hoje temos a Avenida Eduardo Ribeiro, próximo à Avenida 7 de Setembro, era tudo um grande igarapé chamado Igarapé do Espírito Santo.  Com o aterro e o desaparecimento do Igarapé do Espírito Santo, abriram-se ruas e loteamentos, formando na parte final da região,o jardim do Palácio Novo.

Praça do Congresso em Cartão Postal

Saiba Mais »

25maio

Está acabando o prazo para as inscrições para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Estão abertas as inscrições on-line para a criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas. As propostas podem ser apresentadas até o dia 31 de maio, no site agenciacultural.org.br. O concurso, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), faz parte da programação de aniversário do patrimônio histórico, celebrado em 31 de dezembro.

Teatro Amazonas - Marcus PessoaTeatro Amazonas - Marcus Pessoa

Teatro Amazonas

Saiba Mais »

© Copyright 2013-2021, Todos os Direitos Reservados