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Como usar a Foursquare para fidelizar clientes

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Excelente explicação de como fidelizar clientes através da ferramenta gratuita FourSquare. Existem diversas empresas apostando suas estratégias nas redes sociais, e com certeza a FourSquare está entre as mais vistas.

A ferramenta é gratuita para todos. Os usuários a utilizam, na sua grande maioria, como diversão, mas nós como empresários não podemos perder essa “colher de chá” e garantir um “boca a boca” que trará mais resultados para o negócio.

Como usar a Foursquare para fidelizar clientes

Como usar a Foursquare para fidelizar clientes

O Foursquare uma rede social onde os usuários podem informar para os seus seguidores os locais visitados, por meio de um dispositivo móvel conectado à internet, além de poder compartilhar essas informações por meio de outras páginas, como o Twitter e o Facebook.

Mas você sabia que o Foursquare pode ser mais do que ser um serviço de geolocalização? A rede social também é uma importante ferramenta para as empresas efetuarem promoções por meio de check-in. Então, que tal utilizar o serviço para oferecer descontos, e também melhorar a comunicação com os seus clientes? É barato, rápido e traz retornos mensuráveis!

Existem algumas ferramentas no Foursquare para que as empresas possam se utilizar desse meio para melhorar a promoção e comunicação com seu público. Criar promoções para fidelizar o cliente cada vez que ele fizer o check-in no seu estabelecimento, e trocar os pontos por brindes ou descontos, é uma das formas mais comuns utilizadas pelos estabelecimentos. Outra maneira inteligente de utilizar o serviço como uma espécie de game, criando promoções de fidelidade, oferecendo benefícios para quem virar prefeito do lugar.

Como usar a Foursquare para fidelizar clientes

Ao fazer check-in em um local, o usuário acumula pontos e badges, uma espécie de selo, que comprova suas ações realizadas. O usuário que der mais check-ins em uma venue se torna o mayor do local, ganhando privilégios de editar ou adicionar informações por meio do site. Ao informar sua localização, o usuário pode deixar comentários referentes ao local, os quais podem ser aprovados por outros usuários, tornando-os mais relevantes. Esses elementos tornam o Foursquare uma espécie de jogo social, onde o usuário com mais conquistas toma o primeiro lugar na competição, gerando cada vez mais capital social.

Além disso, existe também a possibilidade de se criar uma página oficial de seu empreendimento para que os usuários possam segui-la e postarem informações referentes ao seu negócio, dicas de estabelecimentos e promoções especiais.

Estratégias de Marketing Digital usando a rede social Foursquare para fidelizar clientes

A Starbucks é uma empresa que a garante presença no Foursquare. A marca tem uma badge especial em seu nome, intitulada “Barista”. Para ganhar, é preciso dar check-in em 5 lojas diferentes da Starbucks.

StarBucksA empresa, considerada uma das marcas mais engajadoras em redes sociais, fez uma ação no Foursquare: quem fosse prefeito de uma Starbucks no Foursquare ganharia US$ 1,00 de desconto em frappuccinos, na forma de cupom virtual.

Recentemente, para comemorar o aniversário de 40 anos da Starbucks, a empresa recompensou os seus clientes usuários do Foursquare que fizeram check-in nas franquias da rede, com um prêmio de US$ 40 em cartão-presente da rede. Os candidatos precisam apenas enviar um e-mail para [email protected] com o assunto “Starbucks Foursquare Entry Submission”, para comprovar os “check-ins”.

Pegando carona nesta grande tendência o Spoleto. A rede de culinária italiana entrou no mundo dos aplicativos mobile, mais precisamente no Foursquare, possibilitando uma disputa interessante entre usuários do aplicativo em seis de suas lojas (3 em São Paulo e 3 no Rio de Janeiro).

Spoleto FourSquare

Toda sexta-feira a rede premia o “Mayor” de cada uma de suas 6 lojas, que deverá dirigir-se ao caixa, realizar um chekin no Foursquare e mostrar que ele é ainda o Mayor da loja. Na hora a pessoa receberá um prato Spoleto.

As possibilidades são inúmeras: compartilhar dicas, ofertas e promoções, além de mostar num raio de 100 metros as oportunidades de restaurantes e lojas. Da mesma forma que um usuário pode sugerir a sua rede de amigos determinados estabelecimentos comerciais as próprias empresas podem estabelecer esta relação com seus potenciais clientes.

Este tipo de ação abre precedentes para que novas parcerias se efetivem, fazendo com que usuários do Foursquare passem a ganhar benefícios reais ao invés de apenas troféus virtuais. Um bom posicionamento da marca de forma gratuita pode ser uma boa oportunidade para conseguir clientes por meio de promoções, oferecendo aos consumidores um extra para visitarem e recomendarem o local.

Conclusão

Não restam dúvidas, o Foursquare, serviço usado em celulares em que é possível fazer check-in num bar, cinema ou restaurante para mostrar sua localização exata, veio para ficar, em 2010 o serviço atingiu a marca de 5 milhões de usuários. O grande sucesso do Foursquare é justamente por oferecer uma ferramenta de geolocalização em que usuários usam o aplicativo para dizer onde estão e checar a localização dos amigos em tempo real, tudo isso com cara de game.

Sendo assim, com um pouco de criatividade, o Foursquare pode ser uma ótima ferramenta de comunicação e relacionamento. O objetivo, para os empresários, é tornar a experiência diferenciada para o cliente: oferecer prêmios para certas quantidades de registros, oferecer regalias para o prefeito e colocar mensagens na rede acerca de seus serviços. Os seguidores de seus clientes saberão na hora quando eles estiverem no seu estabelecimento – e este tipo de propaganda em tempo real é imprescindível para os negócios nos dias de hoje.

Com a união de redes sociais móveis com as tecnologias de geolocalização as empresas estão diante de uma excelente oportunidade de marketing, uma vez que proporciona uma experiência de maior envolvimento em tempo (e local) real do consumidor com a marca, indo além da mera veiculação de mensagens publicitárias baseadas no oportunismo geográfico.

 

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Sobre Marcus Pessoa

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim. Em meu blog escrevo sobre Marketing Digital, Conteúdos Criativos, Empreendedorismo, Manaus de Antigamente além de dar minhas opiniões sobre Política e outras coisas mais.
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