Cidades Inteligentes

3mar

Prefeitura instala máquinas que trocam recicláveis por créditos para celular e cartão transporte

Que tal remunerar a população que se preocupa com a cidade? Como? Através da disponibilização de créditos para celular e créditos para transporte público é uma dessas possibilidades. E o que o cidadão precisa fazer? Separar bem o lixo e principalmente a destinação correta dos lixos recicláveis.

Exatamente por esse caminho trilhou a Prefeitura de Cuiabá que acabou por disponibilizar máquinas de recolhimento em 12 pontos estratégicos da cidade para reciclar produtos como garrafas PET, latas de alumínio e de aço e caixas longa vida (não lácteos). A partir dessa iniciativa a população pôde trocar materiais recicláveis por créditos para celular, recarga no cartão transporte e desconto em livraria.

Prefeitura instala máquinas que trocam recicláveis por créditos para celular e cartão transporte

Prefeitura instala máquinas que trocam recicláveis por créditos para celular e cartão transporte

Leia Mais »

23fev

Conheça Sluggo, o etzinho divertido criado para interagir com os moradores da cidade de Michigan

É difícil encontrarmos uma cidade com algum personagem que anime as ruas e calçadas, que seja a cara da cidade e que por vezes dê um ar de criatividade pra cidade. Como aqui no blog existem exemplos do mundo todo onde essas coisas são possíveis, dessa vez trouxe pra vocês sobre o Sluggo, um etzinho criado especialmente para dar vida à comunidade e brincar com situações cotidianas.

Nascido na cidade Ann Arbor, no Michigan – EUA, em 2008, o Sluggo éu um personagem muito curioso que arranca suspiros de todos com sua fofurice impregnada nas calçadas, árvores e passeios públicos. Ele é um etzinho, ou um habitante semi-subterrâneo verde de que desde que apareceu em 2008 gerou burburinho no mundo todo. Esta pequena criatura estranha apareceu pela primeira vez em uma calçada, e desde então começou no auge de paredes rachaduras, refrigeração em bordas ou fazendo suas rotinas diárias por toda a cidade.

Sluggo de Ann Arbor, em Michigan

Sluggo de Ann Arbor, em Michigan

Leia Mais »

30dez

Flutuar em um piso de vidro e contemplar a natureza. Conheça o Skyglass Canela e o mirante do Parque Rio Branco

Um dos modelos turísticos mais bem sucedidos recentemente a nível nacional é o Skyglass Canela, localizado na Zona Rural da cidade gaúcha Canela – RS. Inaugurada há pouco mais de 10 dias, o Skyglass Canela, primeira plataforma de aço e vidro da América Latina, já é um sucesso de público. Considerada única no mundo, a atração cria um novo cartão-postal no belíssimo Vale da Ferradura.

Skyglass já é um sucesso. Meio ambiente é destaque / Divulgação

Skyglass Gramado / Divulgação

Leia Mais »

28out

Aplicativo português “Stay Away Covid” ajuda na quebra da cadeia de contágio da Covid-19

Um aplicativo português tem ajudado e muito a população a se manter saudável e longe do Coronavírus. Isso porque o app STAYAWAY COVID visa auxiliar no rastreio e na quebra das cadeias de transmissão da COVID-19 em Portugal.

O objetivo do app é simples : Alertar para possíveis exposições de risco à doença através da proximidade física com aqueles que testaram positivo e o tenham comunicado através do aplicativo.

Aplicativo português "Stay Away Covid" ajuda na quebra da cadeia de contágio da Covid-19

Aplicativo português “Stay Away Covid” ajuda na quebra da cadeia de contágio da Covid-19

Leia Mais »

18fev

Conheça iniciativas pelo mundo para combater enchentes

Cada vez que a chuva vem forte é necessário pensarmos nas soluções para as cidades a longo prazo, respeitando o aquecimento global e principalmente a força da natureza. Sempre que as cidades inundam, se discutem soluções para esses problemas.

Assim como grandes cidades brasileiras, várias partes do mundo sofreram com enchentes e inundações que causaram tragédias nas últimas décadas. Para enfrentar ou evitar catástrofes, urbanistas têm rejeitado soluções tradicionais – baseadas em bocas de lobo e encanamentos – em favor de novas formas de garantir a drenagem da água: criam, assim, as chamadas cidades-esponja.

Parque dos Manguezais em Sanya, na China — Foto: Turenscape/Divulgação

Parque dos Manguezais em Sanya, na China — Foto: Turenscape/Divulgação

Leia Mais »

7fev

Conheça a divertida jaqueta com emoji que auxilia os ciclistas no trânsito!

Por ano, mais de 2.000 ciclistas são mortos nas estradas na Europa, por isso, uma boa comunicação entre os motoristas e os ciclistas pode ajudar a reduzir acidentes, assim nasceu da Ford, uma jaqueta que ajuda nessa comunicação.

A Ford apresentou na Europa a “Jaqueta Emoji”, criada para os ciclistas poderem enviar mensagens aos motoristas no trânsito por meio de um painel de LED instalado nas costas. O traje, ainda em fase de protótipo, vem acompanhado de um controle remoto sem fio para fixação no guidom (ou guidão como conhecido), no qual é possível selecionar os sinais de virar à direita ou à esquerda, um alerta de perigo e três emojis, com face contente, neutra ou triste.

Conheça a divertida jaqueta com emoji que auxilia os ciclistas no trânsito! / Divulgação Ford

Leia Mais »

31jan

Conheça o Programa Câmbio Verde que troca lixos recicláveis por hortifrutis de época

Que tal ampliarmos o incentivo para a separação do lixo? Assim, podemos além de contribuir para o meio ambiente, contribuir para locais de triagem recicláveis, podemos recompensar as pessoas que se dedicam à manutenção do ecossistema e que gastam menos. Parece complexo de entender? Saiba que em Curitiba existe um programa nesse sentido. Chama-se Programa Câmbio Verde.

O Programa Câmbio Verde, nasceu de uma derivação do Programa Compra do Lixo e do Programa Lixo que não é Lixo. E consiste na troca de material reciclável por produtos hortifrutis de época.

Conheça o Programa Câmbio Verde que troca lixos recicláveis por hortifrutis de época

Leia Mais »

16jan

Peixe PET : Um atrativo diferente para descarte de garrafas de plástico em praia

Uma iniciativa bem legal está sendo desenvolvida pela Prefeitura de Imbé, município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Sua praia é muito procurada por esportistas, especialmente surfistas, devido às ondas que se formam nas suas águas.  Devido a alta demanda do turista, vem também a preocupação com o meio ambiente e por isso a Prefeitura precisava agir.

Foi então que eles lançaram um projeto pioneiro na cidade que é uma das iniciativas de educação ambiental. Tudo faz parte do projeto intitulado ‘Nossa Onda é Preservar’ que leva ações de educação ambiental aos veranistas e moradores.

Peixe PET : Um atrativo diferente para descarte de garrafas de plástico em praia

Peixe PET : Um atrativo diferente para descarte de garrafas de plástico em praia

Leia Mais »

1ago

Conheça a Torre de Observação mais linda da atualidade!

Na fronteira da zona norte e zona leste de Manaus, existe uma floresta primária. Lá, em janeiro de 2009, foi criado o Museu da Amazônia – Musa. O Musa ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.

O interessante no MUSA é subir na sua torre de aço com 42 metros de altura, 242 degraus e 3 plataformas de observação onde pode-se ver lá de cima a copa das árvores e um pouco da cidade de Manaus.

Lá de cima da torre também é possível assistir ao nascer e pôr do sol e, também, observar as aves. Para isso é necessário fazer agendamento pelo site do MUSA. A torre não é projetada com acessibilidade. Aliás, isso é algo que Manaus ainda fica muito pra trás.

Torre de Observação - MUSA

Torre de Observação – MUSA

Leia Mais »

26jul

Conheça os bancos verdes capazes de filtrar tanta poluição quanto 275 árvores

Em países extremamente desenvolvidos no quais a poluição ambiental também chegou, as ideias de despoluição precisam ser buscadas com urgência e por isso sempre teremos soluções para esse problema ambiental que atinge países como China, França, Inglaterra, etc, etc.

Em Londres, um projeto inovador que tem se destacado é o “CityTree”, da Green City Solutions. Seu inovador CityTree é um banco compacto que possui um filtro e foi criado para solucionar a poluição urbana. Ele ocupa apenas 1% do espaço que 275 árvores ocupariam, mas tem a mesma capacidade de limpeza do ar que todas elas juntas.

Londres instala bancos capazes de filtrar tanta poluição quanto 275 árvores

Londres instala bancos capazes de filtrar tanta poluição quanto 275 árvores

Leia Mais »

© Copyright 2013-2021, Todos os Direitos Reservados