Cidades Inteligentes

18fev

Conheça iniciativas pelo mundo para combater enchentes

Cada vez que a chuva vem forte é necessário pensarmos nas soluções para as cidades a longo prazo, respeitando o aquecimento global e principalmente a força da natureza. Sempre que as cidades inundam, se discutem soluções para esses problemas.

Assim como grandes cidades brasileiras, várias partes do mundo sofreram com enchentes e inundações que causaram tragédias nas últimas décadas. Para enfrentar ou evitar catástrofes, urbanistas têm rejeitado soluções tradicionais – baseadas em bocas de lobo e encanamentos – em favor de novas formas de garantir a drenagem da água: criam, assim, as chamadas cidades-esponja.

Parque dos Manguezais em Sanya, na China — Foto: Turenscape/Divulgação

Parque dos Manguezais em Sanya, na China — Foto: Turenscape/Divulgação

Leia Mais »

7fev

Conheça a divertida jaqueta com emoji que auxilia os ciclistas no trânsito!

Por ano, mais de 2.000 ciclistas são mortos nas estradas na Europa, por isso, uma boa comunicação entre os motoristas e os ciclistas pode ajudar a reduzir acidentes, assim nasceu da Ford, uma jaqueta que ajuda nessa comunicação.

A Ford apresentou na Europa a “Jaqueta Emoji”, criada para os ciclistas poderem enviar mensagens aos motoristas no trânsito por meio de um painel de LED instalado nas costas. O traje, ainda em fase de protótipo, vem acompanhado de um controle remoto sem fio para fixação no guidom (ou guidão como conhecido), no qual é possível selecionar os sinais de virar à direita ou à esquerda, um alerta de perigo e três emojis, com face contente, neutra ou triste.

Conheça a divertida jaqueta com emoji que auxilia os ciclistas no trânsito! / Divulgação Ford

Leia Mais »

31jan

Conheça o Programa Câmbio Verde que troca lixos recicláveis por hortifrutis de época

Que tal ampliarmos o incentivo para a separação do lixo? Assim, podemos além de contribuir para o meio ambiente, contribuir para locais de triagem recicláveis, podemos recompensar as pessoas que se dedicam à manutenção do ecossistema e que gastam menos. Parece complexo de entender? Saiba que em Curitiba existe um programa nesse sentido. Chama-se Programa Câmbio Verde.

O Programa Câmbio Verde, nasceu de uma derivação do Programa Compra do Lixo e do Programa Lixo que não é Lixo. E consiste na troca de material reciclável por produtos hortifrutis de época.

Conheça o Programa Câmbio Verde que troca lixos recicláveis por hortifrutis de época

Leia Mais »

16jan

Peixe PET : Um atrativo diferente para descarte de garrafas de plástico em praia

Uma iniciativa bem legal está sendo desenvolvida pela Prefeitura de Imbé, município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Sua praia é muito procurada por esportistas, especialmente surfistas, devido às ondas que se formam nas suas águas.  Devido a alta demanda do turista, vem também a preocupação com o meio ambiente e por isso a Prefeitura precisava agir.

Foi então que eles lançaram um projeto pioneiro na cidade que é uma das iniciativas de educação ambiental. Tudo faz parte do projeto intitulado ‘Nossa Onda é Preservar’ que leva ações de educação ambiental aos veranistas e moradores.

Peixe PET : Um atrativo diferente para descarte de garrafas de plástico em praia

Peixe PET : Um atrativo diferente para descarte de garrafas de plástico em praia

Leia Mais »

1ago

Conheça a Torre de Observação mais linda da atualidade!

Na fronteira da zona norte e zona leste de Manaus, existe uma floresta primária. Lá, em janeiro de 2009, foi criado o Museu da Amazônia – Musa. O Musa ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.

O interessante no MUSA é subir na sua torre de aço com 42 metros de altura, 242 degraus e 3 plataformas de observação onde pode-se ver lá de cima a copa das árvores e um pouco da cidade de Manaus.

Lá de cima da torre também é possível assistir ao nascer e pôr do sol e, também, observar as aves. Para isso é necessário fazer agendamento pelo site do MUSA. A torre não é projetada com acessibilidade. Aliás, isso é algo que Manaus ainda fica muito pra trás.

Torre de Observação - MUSA

Torre de Observação – MUSA

Leia Mais »

26jul

Conheça os bancos verdes capazes de filtrar tanta poluição quanto 275 árvores

Em países extremamente desenvolvidos no quais a poluição ambiental também chegou, as ideias de despoluição precisam ser buscadas com urgência e por isso sempre teremos soluções para esse problema ambiental que atinge países como China, França, Inglaterra, etc, etc.

Em Londres, um projeto inovador que tem se destacado é o “CityTree”, da Green City Solutions. Seu inovador CityTree é um banco compacto que possui um filtro e foi criado para solucionar a poluição urbana. Ele ocupa apenas 1% do espaço que 275 árvores ocupariam, mas tem a mesma capacidade de limpeza do ar que todas elas juntas.

Londres instala bancos capazes de filtrar tanta poluição quanto 275 árvores

Londres instala bancos capazes de filtrar tanta poluição quanto 275 árvores

Leia Mais »

9jul

Conheça o sistema de recolhimento de lixo à vácuo. Manaus está pronta pra isso?

Um dos maiores problemas da cidade de Manaus sem dúvida é o lixo e a sujeira. No Centro de Manaus é comum ver sujeira pra todo lado. Conforme se distancie, o problema fica cada vez maior.

Os caminhões de lixo comumente largam chorume pelas vias, obrigando com que as pessoas tenham que fazer o asseio manualmente das suas ruas, afim de evitar o mau cheiro.

Porém o que tem sido feito por parte do poder público ou das empresas que são pagas para prestar esse serviço? Que técnicas ou tecnologias elas estão utilizando para que essa sujeira cesse? Quais estímulos ou atividades estão sendo desempenhadas para que essa realidade mude? Que sistema de armazenamento de lixo poderá ajudar a combater as sujeiras das ruas e as pragas urbanas? Lixeiras seletivas já não está na hora de ser implantada em Manaus? Existe algum prazo sobre isso? São tantas perguntas, mas nenhuma resposta. O tempo passa e a cidade de Manaus fica para trás.

Coleta de Lixo em Manaus / Foto : Divulgação

Coleta de Lixo em Manaus / Foto : Divulgação

Leia Mais »

30jun

Os melhores parques, jardins e bosques que visitei no Brasil e no Mundo

Nesse post estarei fazendo uma lista dos melhores parques, jardins e bosques do mundo que já tive a possibilidade de frequentar, ver, andar e passear por eles.

Então, como é propriamente baseado na minha experiência, não diga que a minha lista é ruim, mas me aconselhe aqueles que você já esteve, este tipo de troca de experiência é sempre bem vindo. Considero meu site um local próprio pra isto e saiba que provavelmente num futuro próximo posso visitar os parques que você me sugeriu.

Vondelpark em Amsterdã

Vondelpark em Amsterdã

Leia Mais »

27jun

Amazonas Criativo

O tema continua, porém agora com mais ênfase! Estarei a partir de julho me dedicando com muito prazer e entusiasmo para esse tema que julgo de suma importância para a nossa sociedade.

Foram 9 posts e 18 comentários. Além disso, 3 dos posts que criei estão próximos de se tornar realidade!!

Blog do Marcus Pessoa

Marcus Pessoa  /Ilustração pelo Anderson “Green Devil ” Silva

Leia Mais »

27fev

O que torna uma cidade inteligente?

“Não é o mais forte das espécies que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o mais propenso a mudar”, disse Charles Darwin. A internet das coisas (IoT) está ajudando a conectar nossos mundos físico e digital como nunca antes. A tecnologia gera novas oportunidades para inovar e tornar seu negócio ou organização, mais inteligente, mais segura e mais eficiente. Parece ótimo, mas por onde e como você deve começar?

O que torna uma cidade inteligente?

Leia Mais »

27nov

Paradas de Ônibus verde com jardins suspensos e capturador de energia solar

Sempre tratei aqui no meu blog sobre a construção de espaços que permitam a interação entre sociedade e meio ambiente. Ideias de políticas criativas estão por todo lado, menos Manaus.

Ainda temos muito o que aprender. Ainda temos muito que avançar enquanto cidade. A nossa cidade praticamente tem o mesmo modal de transporte e isso parece não mudar. Os locais evoluem a cada 20 anos. Cada vez menos verde os espaços públicos, mesmo com a ação da Prefeitura de Manaus de reverter o desmatamento constante.

Não muito longe daqui, um projeto prevê a construção de 82 pontos de ônibus, usando a estrutura de contêineres, em Cuiabá, por meio de parceria com empresas privadas. De acordo com a prefeitura da capital, será feito um chamamento público para que as empresas interessadas possam se manifestar e custear o projeto.

O primeiro já está sendo construído na Avenida do CPA. Os outros serão instalados em diferentes regiões da cidade, onde o fluxo de passageiros varia em uma média de 5 a 10 mil pessoas por dia.

Paradas de Ônibus verde com jardins suspensos e capturador de energia solar

Paradas de Ônibus verde com jardins suspensos e capturador de energia solar

Leia Mais »

10dez

Conheça a Biblioteca de Binhai – A biblioteca mais espetacular do mundo recém-inaugurada

Existem bibliotecas que são verdadeiras obras de artes. Aqui mesmo no blog, existem algumas publicações a respeito, como por exemplo a Biblioteca Pública da Cidade de Kansas que te encanta a partir do projeto arquitetônico, retratando obras literárias que abordam as mais variadas temáticas desde ordem moral, política, psicológica e inclusive social.

A biblioteca Binhai vista por dentro / Divulgação

A biblioteca considerada “O olho de Binhai” / Divulgação

Leia Mais »

© Copyright 2013-2020, Todos os Direitos Reservados