Você politicamente se posiciona de Esquerda ou Direita?

Com frequencia, quando nos referimos a ideologias políticas ouvimos os termos “eu sou de direita” ou “eu sou de esquerda“, mas o que representa cada um deles? Você é de direita ou de esquerda? Esse artigo tenta ilustrar um pouco a diferença entre eles, e assim, ajudar você a ter uma melhor ideia sobre o lado que você está posicionado e também, o lado que os candidatos estão posicionados.

[hana-code-insert name=’Google’ /]

- Quando uma pessoa de direita é homossexual, vive tranquilamente a sua vida como tal. (Clodovil Hernandes) - Quando uma pessoa de esquerda é homossexual, faz um barulho danado para que todos o respeitem. (Jean Wyllys)

– Quando uma pessoa de direita é homossexual, vive tranquilamente a sua vida como tal. (Clodovil Hernandes – PR )
– Quando uma pessoa de esquerda é homossexual, faz um barulho danado para que todos o respeitem. (Jean Wyllys – PSOL)

Esquerda” e “Direita” são uma forma comum de classificar posições políticas, ideológicas, ou partidos políticos legais. Geralmente são entendidas como polaridades opostas de um mesmo espectro político e ideológico. Assim, um partido poderia ser “esquerda” em determinadas instâncias e “direita” em outras.

[hana-code-insert name=’Google2′ /]

A origem dos termos remonta à Revolução Francesa, onde os membros do Terceiro Estado, que almejavam uma mudança na forma de governo vigente, se sentavam à esquerda da assembléia, enquanto os do clero e da nobreza, que desejavam a conservação da forma de governo, se sentavam à direita

Quadro comparativo:

Não há fatores determinantes e conclusivos que descrevam a “esquerda” ou a “direita“, dependendo geralmente dos grupos e viés dos defensores de um lado ou de outro. Algumas diferenças usuais entre os lados :

Esquerda Direita
Otimismo antropológico (o homem como “naturalmente bom”) Pessimismo antropológico (o homem como “naturalmente mau”, no entanto como sendo a direita conservadora ela considera, segundo a religião cristã, o homem como ser bom, mas corrompido pelo pecado original)
Utopismo, (crença na capacidade da razão humana para desenhar uma sociedade ideal) Anti-utopismo, não crença num mundo perfeito mas na capacidade de melhorá-lo.
Linearismo evolutivo (a história com “um sentido”) Indeterminismo histórico
Igualitarismo e Coletivismo Democracia, direito à diferença e a proteção do direito individual.
Anti-economicismo (a história determinada pela cultura, pelos grandes homens, etc.) Economicismo (a história determinada pelas forças económicas)
Socialismo, coletivização e intervenção do Estado na economia. Capitalismo, livre mercado e direito a propriedade privada.
Internacionalismo, coletividade econômica Nacionalismo, individualidade econômica

 

Eu me identifico como direitista, não extremista, mas acredito que cada caso um caso. Acredito que as pessoas podem evoluir financeiramente através dos seus esforços e dos seu potencial empreendedor. Sou um pouco conservador, e claro, acredito em um mundo melhor! Não em um mundo perfeito, mas que possamos melhorá-lo!

O PC Siqueira explicou muito bem numa linguagem jovem e acessível para quem nunca entendeu o que significa direita e esquerda na política. Desconfio que tem muita gente de esquerda mas ainda não sabe que é.

E você? É de esquerda ou de direita?

Comentários
Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedor, ambos pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.