Totem de energia foto-voltaica recarrega celulares gratuitamente em Boa Vista

Fazer política criativa não é complicado. O problema é a mentalidade dos nossos governantes. Graças a internet podemos buscar exemplos de cidades criativas ao redor do mundo. Aliás, para a Organização das Nações Unidas (ONU) o acesso à internet é um direito humano e desconectar a população da web viola esta política.

A partir daí temos visto Prefeituras de todo o Mundo investirem em políticas públicas para o alcance pleno de áreas de free wi-fi, mas em Manaus isso caminha a passos de tartaruga. Isso porque não temos ninguém comprometido com a causa, comprometido por buscar espaços públicos com wi-fi aberta para que a população tenha acesso à informação, ou melhor, não tinha. Um dos caminhos que tenho trilhado é acompanhar esse tipo de política pública.

Recentemente, a Prefeitura de Boa Vista inaugurou a Praça das Águas, um belo parque que conta com Internet gratuita e totens com placas solares que permitem que a população possa carregar seus celulares.

Totem de energia foto-voltaica na Praça das Águas. Foto: Divulgação/Prefeitura Boa Vista

Totem de energia foto-voltaica recarrega celulares gratuitamente em Boa Vista. |                                  Foto: Divulgação/Prefeitura Boa Vista

Em março de 2015, lembro que a empresa pernambucana SiliconReef desenvolveu uma estação de rua onde qualquer um podia recarregar seu celular de forma gratuita. Com um detalhe: toda a eletricidade era fornecida por energia solar.

A empresa chegou a dizer que se inspirou nas estações estrangeiras e depois a adaptaram para as características brasileiras. É inegável que o parque de energia solar brasileiro é muito amplo, principalmente no Norte e no Nordeste..

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, a Praça das Águas já disponibilizava internet gratuita para a população. Agora foram colocados totens que utilizam a energia solar, que carregam baterias. Por sua vez, as baterias enviam energia que é utilizada para recarregar celulares na praça.

Iniciativas criativas, tecnológicas e sustentáveis são os caminhos para o futuro. Conectar as pessoas e oferecer oportunidade para elas.

 

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.