Categoria Tecnologias

Waze ajudará usuários a evitar cruzamentos dificeis

O famoso aplicativo que traça as melhores rotas no trânsito está com novidades. Agora, além de mostrar aos usuários as rotas mais rápidas, o Waze passará a indicar caminhos que evitem cruzamentos complicados. Para identificar esses locais, além da ajuda dos usuários – grande força do aplicativo – o sistema contará com apoio de entidades ligadas ao trânsito na cidade.

O objetivo dessa nova função é minimizar o nível de estresse dos usuários, oferecendo opções mais fáceis que não incluam cruzamentos com semáforos, grandes rotatórias e visibilidade reduzida. Atualmente, a atualização só está disponível para usuários da cidade de Los Angeles, mas o app garante que em breve será disponibilizado para todos os usuários.

 

waze1

Marcas e perfis aderem à descrição de imagens para cegos em redes sociais

Desde seu surgimento, a Internet tem sido considerada como instrumento de democratização da informação. Na teoria, qualquer um em qualquer lugar do mundo poderia se conectar à rede e ter acesso a todo tipo de informação disponível. A realidade, porém, mostra que uma parcela da população tem esse acesso restringido por um motivo simples: não poderem enxergar.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 39 milhões de pessoas cegas no mundo e outras 264 milhões que sofrem com a perda moderada ou severa da visão. São pessoas que tem estilos de vida adaptados em todos os aspectos do cotidiano. O uso da Internet é uma delas: é preciso o uso de programas e aplicativos que façam a chamada audiodescrição de cada palavra que aparece na tela.

Se as adaptações para leitura são grandes, nas redes sociais esse abismo aumenta consideravelmente: como compreender uma publicação em que a imagem é o principal elemento? Ainda que já existam os aplicativos de autodescrição, a experiência de utilizar redes como o Instagram e o Facebook são bastante restritas por não permitirem o acesso às imagens.

Porém, algumas iniciativas tem surgido para mudar essa realidade e ampliar o acesso aos deficientes visuais. O Twitter possui uma configuração para leitura de imagens e o Facebook já está implementando um aplicativo semelhante na versão do iOS em inglês.

No Brasil, o projeto #PraCegoVer da escritora Patricia Braille, é um exemplo. A hashtag é seguida pela descrição das imagens e pode ser usada por qualquer um, em qualquer postagem. Assim, o aplicativo de audiodescrição pode “ler” não só o texto, mas as imagens postadas. Confira algumas fanpages que aderiram à descrição de imagens:

 

Captura de tela inteira 17062016 161528.bmp

Fanpage do Deputado Romário, uma das fanpages pioneiras no uso da descrição de imagens

Captura de tela inteira 17062016 161638.bmp

Página do Giraffas, que aderiu recentemente à acessibilidade nas psotagens pela hashtag #GiraffasAcessivel

Captura de tela inteira 17062016 161833.bmp

Prefeitura de Santos no Facebook: descrição até mesmo em álbuns de fotos

Captura de tela inteira 17062016 162102.bmp

Perfil do Flamengo no Instagram que aderiu recentemente à hashtag #PraCegoVer

 

Veja uma demonstração da ferramenta de audiodescrição do Facebook:

Ilustrações animadas exploram nossa dependência da tecnologia

O projeto da ilustradora Yukai Du explora um tema tão corriqueiro no cotidiano atual que parece banal: nossa dependência da tecnologia. Natural da China, Yukai mora em Londres e seu trabalho é claramente influenciado pela vida cosmopolita da cidade, de elementos como metrô aos tons cinzas.

Nessa temática, Yukai desenvolveu o projeto “Way Out”. Nessas ilustrações que ganham vida em gifs, ela retrata pequenas histórias do cotidiano que muitas vezes passam despercebidas por estarmos imersos no digital – a espera do ônibus, um jantar, a convivência em família.

A pesar de surrealistas, os gifs e as histórias neles contidas ganham um ar reflexivo pelo estilo texturizado e a mistura de cores fortes a tons cinzas de Yukai. Confira a seguir:

wayout1

wayout2

 

wayout3Other-Characters2_30_1250

Mais em: http://www.yukaidu.com/Way-Out-Animation

Facebook diz que já foram vistas 1 milhão de horas de vídeos no Gear VR

Uma grande surpresa na MWC 2016 foi a aparição de Mark Zuckerberg durante a conferência da Samsung no evento. O CEO do Facebook surgiu no palco para falar sobre o dispositivo Gear VR — os óculos de realidade virtual produzidos pela Samsung e que contam com a consultoria da equipe do Oculus Rift, adquirida pelo Facebook anos atrás. Durante a apresentação, Zuckerberg afirmou: “Já foram vistas 1 milhão de horas de vídeos no Gear VR”.

Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg

O executivo ainda aproveitou para lembrar que já existem mais de 200 games e apps produzidos especialmente para a plataforma da Samsung. Indo além, Zuckerberg revelou detalhes sobre os vídeos produzidos especialmente para a rede social. De acordo com ele, o Facebook é capaz de codificar vídeos criados com o Gear VR para que eles fiquem com quatro vezes mais qualidade, ao mesmo tempo em que são carregados quatro vezes mais rápido.

Por fim, Zuckerberg ainda anunciou que o Facebook está criando uma nova divisão para cuidar somente dos conteúdos criados para os sistemas de realidade virtual. Ou seja: a rede social está investindo bastante na tecnologia e conta com a ajuda das fabricantes de dispositivos para conseguir sucesso nesse mercado.

Poki jogos gratuitos online

Um dos passatempos preferidos por todos nos dias atuais são os games online.
Independente de idade, tanto crianças, jovens, adultos e idoso, todos costumam navegar  pela internet e se distrair com os mais variados jogos.
Embora, não seja fácil achar um jogo bacana e agradável, alguns usuários chegam a ficar várias horas, tentando passar de nível ou a dominar as principais técnicas de jogo. No site Poki Jogos, você encontra uma grande variedade de jogos online gratuitamente o que facilitará muito a sua procura. São jogos de aventura, filmes, quebra-cabeça, corrida, habilidades e jogos de ação.
Poki jogos gratuitos online

Poki jogos gratuitos online

Alguns dos jogos selecionados (e jogados) pela equipe do LabCriativo são:
Agar.io – O mais recente dos fenômenos de jogos online, aqui você joga como uma célula e precisa comer as células menores. Só que a medida que cresce, você também fica mais lento. O jogo sempre acontece no ambiente online, ou seja, seus adversários são pessoais reais, vindas de diversos lugares do mundo.
Cat Mario – Este game foi uma loucura na internet há alguns anos, mas ainda é um dos mais populares entre os games casuais. Você joga como um gato nos cenários do Mario clássico e precisa ter muita paciência para aguentar (e memorizar) os blocos secretos que vão te mandar para o buraco. O fato do jogo estar em japonês não o impediu de bombar no Brasil.
São vários estilos de jogos grátis no Poki que é frequentado por vários tipos de jogadores, os profissionais e os que brincam esporadicamente.
E os jogos que o site dispõe satisfazem todos os gostos. Aqueles que procuram um jogo simples e fácil ou aqueles que buscam games mais desafiadores, que exigem mais técnicas e estratégias.
“Gosto muito do jogo do Minecraft, da Elza e de outros jogos da Disney, já meus irmãos gostam de jogos de corrida e Gta. Curto muito o Poki porque nunca enjoamos os joguinhos, sempre tem muitas outras opções e para brincar muito ” conta Juliana Aguirre, 8 anos frequentadora do Poki.

O número de jogos no acervo do Poki cresce de acordo com as novidades do cinema e desenhos animados.

Poki jogos gratuitos online

Poki jogos gratuitos online

Salário de Estagiário em Empresa de Tecnologia

Em uma época em que o estágio não remunerado persiste como uma realidade cruel, inabalável para milhões de jovens à procura de emprego, os estagiários de olhos ávidos de tecnologia estão levando para casa entre US $ 6.000 e US $ 8.000 por mês, mais generosas bolsas de habitação, de acordo com BetaBeat.

Salário de Estagiário em Empresa de Tecnologia

Salário de Estagiário em Empresa de Tecnologia

 

A generosidade oferecida por empresas do Vale do Silício está em completo contraste com a tendência predominante de contratação de estagiários não remunerados, ou mal pagos, e destaca um novo capítulo no debate contínuo sobre a desigualdade de renda no país. De acordo com a Economist, quase metade dos estágios nos Estados Unidos são completamente não remunerado.

Mas para Jessica Shu, uma estudante de 19 anos de idade, da Universidade de Cornell, as opções para o trabalho remunerado pareciam ser transbordante. Shu decidiu elaborar uma comparação entre os salários oferecidos por empresas de tecnologia para estagiários do último verão, e postou seus resultados para um grupo no Facebook para codificadores de estudante, chamado Hackathon Hackers.

Hackathon Hackers / Facebook

Hackathon Hackers / Facebook

Os salários prometidos por essas empresas de tecnologia são ainda mais chocante quando comparado a outros estágios remunerados em diferentes campos. De acordo com uma pesquisa realizada pela porta de vidro, as empresas de San Francisco Bay Area-compõem um escalonamento 18 dos top 25 mais bem pagos empregadores de estagiários.

O valor médio pago para estágios é principalmente na faixa de US $ 10-15 por hora, enquanto estagiários da área de Saúde saem ligeiramente melhor em aproximadamente US $ 20 por hora. Mesmo alguns gigantes financeiros, o bastião da cobiçada posição “Analista de Verão”, não pagam tão bem como as empresas de tecnologia. Empresa de serviços financeiros como a Morgan Stanley Smith Barney, por exemplo, paga seus estagiários cerca de US $ 10,50 por hora.

Muitos trabalhadores jovens estão lutando contra antigos empregadores e tentando fazer o estágio não remunerado uma coisa do passado.

Essa realidade é bem diferente da realidade brasileira.

Confira o fone que toca de acordo com as batidas do coração

Já imaginou em ter um fone onde ele iria tocar as suas músicas preferidas conforme as batidas do seu coração?

O fone chamado de BioSport foi anunciado pela empresa do rapper 50 Cent em parceira com a empresa Intel no dia 15 de agosto. O BioSport é compatível com um dos mais famosos aplicativos de monitoramento ‘RunKeeper’, o fone pode sugerir reprodução de músicas que possam ter a mesmas batidas semelhante ao ritmo do coração.

BioSport: Pode sugerir reprodução de músicas que possam ter a mesmas batidas semelhante ao ritmo do coração

BioSport: Pode sugerir reprodução de músicas que possam ter a mesmas batidas semelhante ao ritmo do coração

Tornozeleira monitora movimento do bebê

Construído por ex-funcionários da Google e Apple, a tornozeleira Sproutling tem com o objetivo tonar mais simples o monitoramento do recém-nascidos.

A tornolzeleira Sproutling é capaz de medir os batimentos cardíacos, temperatura, umidade e outros fatores. Os dados são enviados direto para os smartphones dos pais, com alertas com notificações animadas.

A tornolzeleira Sproutling é capaz de medir os batimentos cardíacos, temperatura, umidade e outros fatores.

A tornolzeleira Sproutling é capaz de medir os batimentos cardíacos, temperatura, umidade e outros fatores.

Projeto Harken: Cinto de segurança que acorda o motorista

Cientistas têm muito trabalho pela frente no Projeto Harken um cinto de segurança inteligente capaz de acordar o motorista através dos batimentos cardíacos e frequência respiratória.

O Projeto Harken está sendo desenvolvido pelo Instituto de Biomecânica de Valencia (IBV). O sistema deve funcionar com sensores no cinto de segurança no banco do motorista capaz de medir os batimentos cardíacos e a frequência respiratória onde ambos são bons indicadores do estado de fadiga ou sonolência.

Segundo a IBV, o Projeto Hanker já foi testado em pista fechadas, mas em breve passará por testes em situações normais de tráfego de veículos.

Projeto Harken: Cinto de segurança capaz de acordar motorista através dos batimentos cardíacos e frequência respiratória.

Projeto Harken: Cinto de segurança capaz de acordar motorista através dos batimentos cardíacos e frequência respiratória.