Técnicas para ter horta em casa

Diversas são as técnicas de plantio, manejo e colheita para estimular o cultivo e consumo de hortaliças. Esses conceitos são detalhados na cartilha Horta em Casa. Essa cartilha pode ser acessada no final deste artigo.

A iniciativa é de profissionais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, em parceria com a empresa Sodexo. E se você pensa que as dicas são válidas somente para quem mora em casa com quintal enorme, está muito enganado. Até quem vive em apartamento pode usá-las para criar sua própria horta.

Horta em Casa

Horta em Casa

“O primordial é que a planta tenha acesso ao sol e à ventilação”, já avisa Antonio Cardoso, professor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. De acordo com ele, além de aumentar o consumo de hortaliças entre os adultos, a horta deixa as crianças mais interessadas por esses alimentos. “Quando elas se envolvem no cultivo, topam experimentar”, afirma.

Outro grupo que sairia ganhando seria o dos mais idosos, uma vez que a miniplantação também pode virar um passatempo.

As melhores pedidas:

As hortaliças certas para recipientes de até 25 e 50 centímetros de altura

Para recipientes de 20-25 cm

Almeirão
Agrião
Chicória
Alface
Beterraba
Cebolinha
Coentro
Espinafre
Morango
Rabanete

Para recipientes de 30-50 cm

Pimentão
Berinjela
Jiló
Couve
Brócolis
Couve-flor
Pepino
Pimenta
Quiabo
Tomate

Onde semear

Os locais de plantio devem ser resistentes à umidade, como vasos de cerâmica, latas, garrafas ou caixotes.

Cartilha para criar uma horta em casa

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.