Reino Unido testa ruas que recarregam seu carro elétrico enquanto você dirige

Quando o poeta romano Catulo escreveu sobre devorando a estrada, ele quis dizer isso como uma metáfora para viajar. A perspectiva de extrair fisicamente energia a partir da estrada, entretanto, já pode se tornar uma realidade.

No Reino Unido já estão testando a tecnologia “dynamic wireless power transfer”  (transferência de energia sem fio dinâmico).  O governo vai instalar os dispositivos em estradas de teste e em veículos, e determinar se a recarga poderia trabalhar em estradas mais movimentadas da Grã-Bretanha. O carregamento móvel iria resolver um dos maiores obstáculos para veículo elétrico – recarregar enquanto se dirige.

O Reino Unido já testou um monte de diferentes abordagens para esta tecnologia e identificou algumas que funcionam e estão prontas para a fabricação. Em termos básicos, o sistema possui linhas de alimentação ligadas a bobinas sob a superfície de uma estrada, que, em seguida, transmite a energia por meio de ar para um receptor em serpentina de um carro. Basta dirigir devagar no trecho de estrada em um veículo elétrico ou híbrido-elétrico devidamente equipados, que o sistema se encarregará de recarregar as baterias.

A transferência de energia poderia funcionar para todos os tipos de veículos, observa o relatório, e uma vez que passe sob a estrada, não vai exigir a construção de quaisquer engenhocas acima do solo que poderiam aumentar os riscos de colisão ou choque elétrico. A transferência wireless é menos confusa e invasiva do que os cabos aéreos utilizados para trens elétricos urbanos.

Estradas de carregamento poderiam emparelhar bem com outra tecnologia em desenvolvimento: as superfícies de rua que geram sua própria energia com painéis solares. A ciclovia holandês SolaRoad faz isso;Nos EUA, a tecnologia Solar Roadways está planejando para testes em calçadas e estacionamentos em Idaho.

Talvez as estradas inteligentes do futuro não só vão conseguir a sua própria energia a partir do sol, mas transmiti-la sem fios a uma frota.

Enquanto isso, em Manaus, vamos pintando calçada de vermelho e chamando de ciclovia. Vamos pintando uma avenida de azul e chamando de modal de ônibus.

Precisamos inovar URGENTEMENTE!

Reino Unido testa ruas que recarregam seu carro elétrico enquanto você dirige

Reino Unido testa ruas que recarregam seu carro elétrico enquanto você dirige – Foto Highway London

Fonte: CityLab

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.