Redes Sociais para empresas vai além de conquistar novos fãs e seguidores

Ainda hoje é comum vermos empresas com dúvidas sobre o poder das Redes Sociais. Na verdade, elas ainda não compreenderam muito bem como uma boa uma estratégia de mídias sociais pode lhe trazer um excelente feedback. Muitas ainda se prendem ao fato de conseguir seguidores no Twitter ou fãs no Facebook.

As Estratégias nas Redes Sociais devem ir além de conquistar novos fãs e seguidores

As Estratégias nas Redes Sociais devem ir além de conquistar novos fãs e seguidores

Não é mais novidade que pessoas usam as redes sociais para fazer reclamação à respeito de algum produto ou empresa, e em alguns casos, a empresa responde em poucos minutos, se posicionando com a intenção de solucionar o problema. Mas, ainda são poucas as que fazem isso de maneira eficaz.

É preciso atentar-se que as Mídias Sociais não são um ambiente o qual as empresas apenas tentam vender seus produtos. É fundamental comunicar-se com os usuários para estreitar laços, tirar dúvidas e solucionar qualquer problema antes que se torne algo maior. É preciso ouvir e ter um compromisso com o seu público, as empresas devem somar forças para isso. A intenção é sempre cultivar os clientes para que os objetivos sejam alcançados.

Logo, estratégia em mídias sociais não consiste em apenas coletar dados de seguidores. O Twitter e o Facebook estão constantemente aperfeiçoando suas plataformas e uma empresa deve usá-las da melhor forma os recursos para alcançar os usuários e criar um engajamento eficiente entre os eles e a marca.

Existem diferentes estratégias e ferramentas para garantir que as empresas não pecam o que estão falando sobre elas. As grandes empresas podem investir em ferramentas pagas para fazer esse monitoramento. O recomendado é a contratação de uma agência especializada para obter melhores resultados e uma análise mais precisa.

Existem ferramentas gratuitas que realiza funções bem próximas das pagas, dando possibilidade de realizar um monitoramento de suas menções no Twitter, e acompanhar de perto os comentários mais recentes sobre a empresa. Empresas menores que não possuem fundos para comprar as ferramentas pagas, podem usufruir do potencial das gratuitas.

Não importa a tecnologia usada para acompanhar o que falam sobre a sua empresa, a estratégia de resposta será a mesma: demonstrar interesse e compromisso com o seu púbico.

Se uma empresa usa redes sociais para vender seus produtos ou serviços e com isso aumenta os lucros, deve-se em primeiro lugar, certificar-se que sabem o que estão fazendo, e mesmo quando está vendendo algo, deve garantir de que é feito de acordo com a filosofia da empresa. Não pode existir ruídos entre a comunicação online e offline, a empresa deve manter a identidade em ambos.

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Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano – Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.