Qual a diferença entre: Parcerias, publieditoriais, permutas, banner

Como ganhar um rio de dinheiros na internet com parcerias permutas publieditoriais

Como ganhar um rio de dinheiros na internet com parcerias permutas publieditoriais.

Hoje em dia as pessoas começam a escrever o blog já pensando na recompensa que isso trará. Saiba que esse é o primeiro passo pro fracasso.

Se preocupe em criar um conteúdo de qualidade, se preocupe em escrever coisas que você teria prazer em ler, e o sucesso virá como consequência. A partir daí, é a hora de você patrocinar o seu blog e arrecadar algum dinheiro com ele. Mesmo que seja apenas para entrar em baladas sem pegar fila, se é que me entende (se não me entende confira esse post AQUI)

[hana-code-insert name=’Google’ /]

O post de hoje é sobre algumas maneiras de como ganhar dinheiro com o blog, e claro, tentando esclarecer o que é cada uma dessas maneiras. Muitos, apenas generalizam e dizem que tudo que envolve outra empresa o nome é: JABÁ!

PARCERIA:

O termo “parceria“, já se generalizou bastante, e é preciso que a gente tenha foco.

Em primeiro lugar, saiba que seu blog tem valor. Você escreve, tira fotos, edita… Se faz isso com qualidade, com certeza dá bastante trabalho, então VALORIZE-SE! Não precisa chamar todo mundo de parceiro, eu considero que uma parceria seja no mínimo duradoura… Vamos então falar dos principais meios de contato “direto” entre blogs e empresas, lojas, etc…

PERMUTA:

Ocorre muito entre blogs pequenos, empresas e lojas. Consiste basicamente no envio de produtos para que a blogueira possa fazer resenha, contar para os leitores que está usando, etc.

É importante que você tenha em mente que você não recebe um produto para falar bem dele. Aliás, em regra, o mero recebimento de um produto não te “obriga” a falar dele no blog. Claro, se você combinou com a empresa previamente que faria resenha dele, então você deve fazer. Se não gostou do produto, diga isso a seus leitores.

Mas atenção! Tenha ética! Tudo vai depender de COMO você fala. Nada de chegar “esculhambando” um produto em seu blog, muitas vezes um um produto não deu certo com você, mas dá certo com outras pessoas, então tenha bastante cuidado.

Permutas são interessantes porque se você tem um blog do nicho de cosméticos, por exemplo, não precisa comprar aquele determinado produto para poder resenhar para seus leitores. Já trabalhei assim várias vezes aqui no blog, sempre digo a você quando falo de um produto “recebido”.

[hana-code-insert name=’Google2′ /]

PUBLIEDITORIAL:

Basicamente é uma postagem paga. A empresa te paga para publicar determinado texto em seu blog, ou para que você escreva sobre algo para ela. SEMPRE temos que ser honestos com nossos leitores, que são nossos primeiros e maiores parceiros. Portanto, se alguém está pagando para você publicar algo, deixe isso bem claro com eles, nada de mascarar isso, certo?

Muita gente afirma que publieditorial é venda de opinião, e muitos blogueiros mal intencionados fazem isso sim. Publieditoriais são meios de publicidade em blogs, mas por se encontrarem inseridos no texto, devem ser sinalizados.

Um ponto que eu quero tocar sempre com vocês, é que SEU BLOG TEM VALOR. Comigo já aconteceu de empresas me procurarem com a proposta de eu publicar um texto falando da empresa em meu blog, para que depois ela me enviasse determinado produto para eu testar. Imaginem só, publieditorial grátis? Não façam isso! Não misture permutas com publieditoriais! Você receber um produto da uma loja e fazer resenha sobre ele, OK, basta. Não é necessário que você poste texto pronto nenhum, muito menos chame a loja de sua “parceira” ou coloque banner da loja em seu blog.

NUNCA faça como eu, fazer um publieditorial na faixa pra receber depois…

BANNER:

Esse eu acredito que todos conheçam. É a forma publicitária mais comum. São imagens  que você insere eu seu blog que direcionam a determinado link. Ocupam espaço em seu blog, portanto devem pagar para estar lá.  Aqui no blog, por exemplo, temos banner lateral do Google Adsense e do Boo-box.

É uma maneira de publicidade bem interessante. Só tome cuidado para não poluir seu blog demais.
Por hoje é só gente, não deixem de comentar!

Texto adaptado das definições da Rotina de Boneca

No site do No Amazonas é Assim, temos uma página com nosso media kit, lá tem o preço que cobramos para anunciarem e alguns exemplos a mais. Creio que serve de material didático também.

Comentários
Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedor, ambos pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.