QR Code em calçadas dá resposta e informações turísticas sobre o local

Talvez você já tenha visto o QR Code, ou código de resposta rápida,  em peças publicitárias. Embora, pareça novidade, ele foi inventado no Japão em 1994, e desde então tem sido utilizado para as mais variadas funções.

Os pequenos quadrados pretos e brancos ainda despertem muita curiosidade dos transeuntes e por isso mesmo, foi utilizada em uma ação de marketing da Associação de Valorização do Chiado. O Qr Code foi impresso pela primeira vez, em calçada portuguesa, em 2012, no passeio da Rua Garrett, no Chiado, em Lisboa.

QR Code em calcadas da resposta e informacoes turísticas sobre o local

QR Code em calçadas da resposta e informacoes turísticas sobre o local

O QR Code inserido na calçada portuguesa disposto numa área aproximada de um metro quadrado, é ativado com um smartphone ou tablet que descodifica a mensagem.

O sistema funciona, embora em algumas ocasiões possa não ser bem sucedido. Pois determinadas horas a luz solar poderá prejudicar a leitura da pedra pela câmera do celular.

A ideia central desse QR Code foi divulgar as informações turísticas e comerciais sobre a oferta cultural, gastronômica, hoteleira e de comércio no local.

Trazendo para Manaus, imaginem um QR code em alguma parte do Largo São Sebastião, com todas as informações turísticas necessárias para que qualquer pessoa pudesse se localizar, baixar mapas, rotas, sugerir informações, levar para um site mais completo com programação de teatro, chamar táxi, e todos os tipos de informações que um turista ou cidadão precise.

Pode parecer longe da nossa realidade, mas desde 2012 essa iniciativa criativa já participa da vida dos portugueses. Estamos muito atrás em relação ao turismo. Duas ótimas oportunidades globais praticamente desperdiçadas. Qual o legado da Copa em Manaus? Qual vai ser o legado das Olimpíadas em Manaus?.

São com ideias simples e funcionais que  iremos mudar Manaus.

QR Code em calcadas da resposta e informacoes turísticas sobre o local

QR Code em calçadas da resposta e informacoes turísticas sobre o local

Comentários
Tags:
Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedor, ambos pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.