Por que todo blogueiro deve dar atenção ao Google Plus

Na verdade, todo mundo que escreve na Web, seja em blogs, sites ou grandes portais, deve usar o Google Plus por um simples fato: segundo um artigo de Jeff Sauer, o G+ influencia bastantante nos resultados da busca do Google. Tanto que, dependendo das condições, um simples +1 pode fazer com que um site recém criado (com 24 horas de vida) seja levado do nada, para a primeira página das pesquisas.

Um simples +1 de uma conta muito relevante do Google Plus, pode catapultar um site novo para a primeira página de pesquisa (os 10 primeiros) sem nenhuma outra ação promocional, contanto que o site e o usuário do G+ façam parte do mesmo nicho.

Isso mesmo: se um perfil que seja relevante para o assunto que você escreve marcar o seu blog ou post com um +1, isso terá um grande impacto em como você será encontrado.

Mas ele não chegou a essa conclusão do nada. Ele fez uma pesquisa que eu vou resumir aqui, trazendo os pontos que eu achei mais importantes.

Por que todo blogueiro deve dar atenção ao Google Plus

Por que todo blogueiro deve dar atenção ao Google Plus

Como foi constatada a importância do Google Plus nos resultados de busca do Google?

[hana-code-insert name=’Google’ /]

Foram criados 3 novos blogs, e cada um deles foi ligado a uma conta do Google Plus através da verificação de autoria. Uma conta era nova; outra possuia um pouco de autoridade sobre o assunto do blog; e outra que era possuia bastante autoridade sobre o assunto tratado. Também foi criado um blog que não foi ligado a nenhuma conta.

Lembrando que essa ligação é feita através da verificação de autoria (Google Authorship).

Depois disso, ele também submeteu os sitemas à ferramenta de Webmasters do Google, e aguardou a indexação.

Em menos de 24 horas, os resultados apareceram para todos os blogs ligados a contas do Google Plus. O que foi ligado a uma conta nova, ficou em 87º na busca do Google. O que foi ligado a uma conta com certa autoridade, ficou em 24º e o que recebeu +1 da conta com muita influência, em 24 horas, ficou em 8º lugar na busca (1ª página). Com menos de um dia, isto é um resultado impressionante.

Como posso me beneficiar com essa descoberta?

Imediatismo: Agora você tem um motivo para usar o Google Plus: para influenciar a busca e posicionar melhor os seus textos e blogs, já que ele tem resultado imediato no resultado das buscas.

O poder do autor: Outro motivo é que isso ajuda a fazer de você um autor com mais influência. Portanto, ao longo do tempo, tudo que você escrever terá mais peso na busca, pois o Google verá que os seus textos são têm reconhecimento do público.

Duradoura influência: E por fim, Jeff também viu que enquanto o peso de boa parte dos fatores vai diminuindocom o tempo, a influência de uma conta do Google Plus parece ser mais permanente, o que ajuda a manter a posição conquistada.

Como isso é importante para o mercado?

Esse é um fator que ajuda a aumentar a importância dos autores. Como essa autoridade é construída através da ligação de autoria, e não através de um “perfil oficial do blog”, quem ajuda o posicionamento nas buscas é quem escreve os posts. Portanto isso pode se tornar algo decisivo na contratação de novos redatores em um blog/site. Assim, o Google acaba criando um motivo mais palpável para que as pessoas comecem a usar e fiquem na sua rede social.

Portanto, busque maneiras interessantes para usar o seu perfil no Google Plus, e se esforce tanto nele, quanto se esforça no Twitter e no Facebook. Além, claro, de configurar tudo da maneira certa em relação ao Google Authorship (senão não adianta nada).

Para ver o estudo completo, clique aqui.

Fonte: Comunicadores

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano – Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.