Paris libera transporte público de graça, para diminuir a poluição

Devido o excesso de poluição, Paris liberou o transporte público gratuito para a população. Essa medida se estende por três dias e vale para metrô, trem e sistemas de compartilhamento de bicicleta e de carro elétrico.

Mulheres descansam em mureta em frente à Torre Effeil, em dia ensolarado e poluído (14.03.2014)

Mulheres descansam em mureta em frente à Torre Effeil, em dia ensolarado e poluído (14.03.2014)

São Paulo – Uma combinação de fatores climáticos atípicos colocou Paris em estado de alerta máximo devido aos altos níveis de poluição do ar, considerado a pior onda desde 2007, e que atinge boa parte da região norte do país.

Sem pestanejar, a cidade resolveu tornar gratuito todos os seus meios de transporte público, a fim de estimular a população a deixar o carro em casa e combater a poluição.

A gratuidade, a princípio válida por três a partir desta sexta, abrange muitamais do que só metrô e trem. Por um período de uma hora por dia, também será possível utilizar o sistema de compartilhamento de bicicleta, o famoso Vélib, e o seu correspondente sobre quatro-rodas, o Autolib, que promove o aluguel de carros elétricos.

Outra medida adotada foi a redução do limite de velocidade nas rodovias da região. Por sua vez, a prefeitura também se comprometeu a usar apenas os veículos oficiais estritamente necessários ou os que sejam elétricos.

Ontem, as concentrações das nocivas partículas de poluição PM2.5 na cidade luz atingiram 100mg/m3, quatro vezes o nível considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde.

Fonte : Vanessa Barbosa do Exame

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.