Ouça a música encontrada nos anéis de uma árvore

O músico alemão Bartholomäus Traubeck criou um equipamento que traduz os anéis do tronco de uma árvore em notas de piano ao tocá-lo em uma plataforma giratória similar à de um toca-discos. Confira a música que Traubeck encontrou.

Ouça a música encontrada nos anéis de uma árvore  Músico alemão traduziu os veios de uma árvore em notas de piano

Ouça a música encontrada nos anéis de uma árvore
Músico alemão traduziu os veios de uma árvore em notas de piano

O funcionamento, porém, difere muito se comparado ao de um toca-discos. Em vez de uma simples agulha que lê sulcos de um disco, o equipamento possui sensores que juntam informações sobre a cor e a textura da madeira, usando um algoritmo que traduz as variações em notas de um piano. Visto que cada árvore individual possui variações diferentes, o resultado é uma música individualizada para cada tronco. Traubeck gravou um álbum intitulado “Years”, em que há músicas traduzidas de pinheiros, freixos, carvalhos, bordos, nogueiras, amieiros e faias.

Comentários

29 Responses to “Ouça a música encontrada nos anéis de uma árvore”

  1. Murilo Santos Dias

    então todo esse tempo em que não saiu som significa que nessa arvore possa existir sons que não sabemos que existe? gostei 🙂

  2. Graziano Teodoro

    Já é melhor que um CD do Latino.

  3. Douglas Santana Costa

    Acredito que seja mentira. Pq não mostrou colocando no aparelho?!

  4. Igor Henrique Mihockiy

    Não faz sentido. Eles reproduzem o material como um LP. As marcas no LP, para que o áudio possa ser ouvido, são feitas marcas em alto relevo, aqueles pontinhos que podem ser observados no vinil e eles que são "lidos" pela agulha. Sendo assim, creio que para um efeito parecido na madeira, tudo dependeria de como ela foi serrada (que já tornaria uma barulheira só) e lixada. Além disso, a agulha não tem um caminho a seguir (como o espiral do LP)…
    Fake, certeza!

  5. Elder Ribeiro

    Verdade. Isso é coisa de Ecochato que se arrota de natureba, mas os móveis todos de madeira rustica em casa.

  6. Elder Ribeiro

    CHUPAAAAA. As árvores já conheciam o som de pianos e outros instrumentos clássicos kkkkkk.

  7. Waldemar Ferreira

    Na real, o som é era gravado nos discos como deformações (codificação feita pelos humanos)… Essa codificação lida nas árvores passou essa sonoridade… o espeço sem som significa que não houve deformação… a proposta é interessante, mas não significa o som que a árvore queria passar…

  8. Tal De Juninho Subzero

    melhor qe carnaval e pablo kkkkkkkkkkkk

  9. Dalto Pizetta

    pelo visto vcs não leram o texto

  10. Allan Oliveira

    Povo! Os relevos nas superfície dos troncos foram convertidos em notas de piano com a ajuda de um leitor a lazer provavelmente ligado a um computador, tudo foi pré configurado pelo homem para originar esses sons. As arvores não compõem nada. Eles podiam usar a mesma técnica com uma rocha cortada, por exemplo.

  11. Wilson Junior

    Pelo visto vc que não leu 😉
    O cara faz um "algoritmo", pra fazer um "de para" de notas, de acordo com qq coisa que ele queria, na madeira, dentro de uma escala pré-determinada, pra poder evitar o monte de notas sem sentido… Dai lança um CD, e os ecofriends compram achando a coisa mais bonita do universo… Grande m… A Ignorância realmente é uma benção…

  12. Wilson Junior

    O cara faz um "algoritmo", pra fazer um "de para" de notas, de acordo com qq coisa que ele queria, na madeira, dentro de uma escala pré-determinada, pra poder evitar o monte de notas sem sentido… Dai lança um CD, e os ecofriends compram achando a coisa mais bonita do universo… Grande m… A Ignorância realmente é uma benção…

  13. Sidney Martins Canella

    Muito lindo o trabalho – saiu uma música tipo Nancarrow

  14. Jônatas Augusto

    É um algorítimo, bro! O sensor capta a oscilação das ranhuras e transforma em notas musicas… Dá pra fazer isso com qualquer coisa, com uma parede, com um tapete, com o chão, etc… com qualquer coisa que tenha sulcos e relevo… tendeu? (y)
    A minha cama também emite um som, mas só quando eu a arrasto :3

  15. Raphael Morane Alexandre

    Deve ser projeto de alguma empresa que vende madeiras, dai eles vão poder sair talhando as arvores a vontade em nome da "arte" !

  16. Renan Teleginski

    negocio é se informar lendo pra dps expressar sua opniao fica dica

  17. Darlan Ornelas

    não sei si vc prestou atenção mais o aparelho naum é um toca disco, mais parecido com ele

  18. Marcos Oliveira Bezerra

    incrível!

  19. Felippe Barreto

    Mais pretextos para cortar árvores…. E alguém vai ganhar dinheiro com isso, chamando de "arte".

  20. Isaque Galvão

    Alguém sabe se tem as partituras?

  21. Bruno Miranda

    depois vai ser "vamos cortar mais arvores para ter mais musicas, uhull" ¬¬

  22. Ruben Oseias

    Música bem harmonizada, passa uma calma

  23. Newton Barbosa Leite

    As árvores só fazem as músicas, mas não sabem escrever partituras.

  24. Ademar G Smith

    Curioso é que uma melodia bem triste. Talvez seja tipo uma marcha fúnebre das árvores, afinal, não é todo mundo que tem o "prazer" de ser ouvido depois de morto.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Em meu blog, escrevo sobre Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.