O que diferencia um Verdadeiro Social Media de um “Wannabe”?

Hoje em dia , muitas empresas já estão mais conscientes de que as mídias sociais são essenciais para muitos negócios.

Contratar um funcionário de peso custa caro, e é nesse campo que aparecem alguns “wannabe‘s”. Pessoas que experimentam administrar páginas empresariais sem conceito técnico, sem estratégias, sem noção de métricas e que acreditam que apenas postar algo engraçado ou bonitinho resolverá para marcar presença digital da empresa.

O que diferencia um Social Media Verdadeiro de um "Wannabe"?

O que diferencia um Social Media Verdadeiro de um “Wannabe”?

Este post vem para mostrar algumas diferenças entre um social media e um wannabe, e consequentemente apresentar alguns segredos dos grandes profissionais de redes sociais e mostrar os traços de personalidade que separam um social media de verdade do sobrinho.

  • Eles têm uma necessidade inerente de Interação

Os verdadeiros profissionais de social media são desesperados pela interação humana em um nível que outros podem não entender.

O engajamento é fundamental para mantê-los bem. A interação humana gera uma grande fonte de satisfação.

Você deve conhecer essas pessoas que estão sempre checando seus e-mails e redes sociais nos celulares.

Quando utilizado de forma profissional, e não sendo produto de um vício, não é uma forma de ser anti-social. Pelo contrário, eles são tão sociais que tem a necessidade de estarem plugados todas as horas do dia (e da noite) para saciar esse desejo de estarem conectado com os outros.

É uma característica invejável, assim como a necessidade da banda larga necessária (principalmente no Brasil) para navegar pelas múltiplas interações, em várias plataformas, para executar uma estratégia de mídias sociais bem sucedida.

Veja como as marcas mais bem sucedidas nas redes tem uma capacidade fantástica de coordenar um grande volume de engajamento e interações. Isso é muito importante, porque agora os clientes esperam um atendimento em tempo real de acordo com a tecnologia disponível pra essa tarefa.
Por isto pegue leve com os seus amigos que não largam o celular na sexta à noite.

Eles simplesmente estão exercitando uma vontade inerente de estarem conectados todo tempo, o que pode não ser saudável dependendo do nível, mas é uma qualidade que atualmente toda empresa luta para ter com qualidade.

  • Eles são Intuitivos

Mais do que um discurso poético de vendas sobre como são bons os seus produtos ou serviços, os verdadeiros profissionais de social media possuem a sensibilidade e a qualidade de saber o que realmente seus clientes querem ouvir (Dica: novamente, não é sobre o quanto bom seu produto é).

Todos nós conhecemos alguém com essa habilidade. Essas pessoas têm a capacidade de conseguir resolver uma situação tensa, ou um timming perfeito pra aquela piada que quebra o gelo.

Ter alguém no comando que sabe falar o que as pessoas querem ouvir é um componente crítico para estratégias de mídias sociais bem sucedidas.

Social media diz respeito a perguntas e reclamações como a voz do consumidor e depoimentos.

Então, quem você gostaria que estivesse no controle?

Alguém que combata fogo com mais propaganda sobre a sua marca ou uma pessoa que sabe exatamente o que dizer na hora certa?

  • Eles são Generosos

Social media efetiva tem mais haver com walkie-talkies do que com megafones.
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É considerar as opiniões dos outros e engajar em uma conversa de mão dupla que beneficie a sua audiência.

Não é self-service.

As marcas que encaram as mídias sociais como um veículo de promoção unidirecional tem apenas um resultado: irritar a sua audiência.

Nós ignoramos as marcas que oferecem pouco ou nenhum valor ao nosso feed de notícias.

Com tanto barulho acontecendo nas redes, nós treinamos a nossa mente a filtrar o que é útil e o que não é.

Intuitivo por natureza, um profissional de social media sabe como ajudar a sua audiência. Compartilhando conteúdo alinhado com as necessidades e comportamento da sua audiência, eles agem mais como amigos do que marketeiros.

Enquanto alinham as estratégias de mídias sociais com as metas e objetivos corporativos, grandes social medias atingem isto sendo úteis.

Por isto que normalmente eles são os primeiros a segurarem a porta, e os últimos a deixarem você com a conta.

Eles são o tipo de pessoa que prefere ver você abrindo um presente deles do que ganhar um.

Generosidade é ouro nas redes sociais. It’s not about you. Os grandes percebem isso.

  • Eles são Expressivos

Antes das mídias sociais, os consumidores, e fãs, tinham pouco ou quase nenhum acesso às grandes marcas e celebridades no quesito interação.

Você compra uma Coca-Cola, e o engajamento acaba no último gole.

Obviamente, isso mudou significativamente.

Como resultado, cultivar a personalidade de uma marca pelas mídias sociais é fundamental do ponto de vista das relações públicas. Os clientes estão acostumados a engajar com marcas caseiras pela mágica das redes sociais.

Isso significa que se a Coca-Cola e a Oreo estão fazendo, a sua empresa também deveria.

É ai que a personalidade e expressividade tem um grande papel no sucesso da sua estratégia. E pra ter uma personalidade conveniente, você precisa de alguém com uma bem grande no controle das coisas.

Você sabe, aquela pessoa que ri de tudo, sorri pra qualquer coisa e é normalmente a mais barulhenta de qualquer lugar em que esteja.

Ela provavelmente usa muitos smiles e exclamações em suas mensagens e e-mails. É uma grande qualidade, que todo grande social media marketer deveria ter.

E você, tem segredos no relacionamento com seus fãs? Compartilha nos comentários!

Este post é uma versão do original “What Separates a Real Social Media Marketer from a Wannabe?“.

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Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.