O jogo mais popular do Facebook em 2012

SongPop é o jogo mais popular do Facebook em 2012

Trivia recria mecânica de programas de TV onde objetivo é adivinhar a música

A lista dos 25 jogos mais populares do Facebook foi anunciada no final de dezembro, durante uma conferência sobre internet realizada em Paris, na França. Segundo o relatório divulgado pela própria rede social no evento LeWeb, o SongPop, que desafia os participantes, reunidos aos pares, a responder qual o nome da canção reproduzida pelo programa, ou seu intérprete, foi o game mais jogado no Facebook em 2012.
Logo do aplicativo ‘Song Pop’ (Divulgação)

Song Pop leva velho ‘Qual é a música?’ para mundo dos games e rede social
SongPop, bem como o jogo Draw Something, cujo objetivo é adivinhar um desenho, virou febre no Brasil em meados de junho. Sua popularidade no país caiu nos meses seguintes, a exemplo do que também aconteceu com outros títulos similares, como o próprio Draw Something.
A lista é baseada na avaliação dos usuários e também na forma como eles interagem com o jogo. No levantamento de 2011 nenhum título musical apareceu entre os títulos mais populares na rede social.

 

A Zynga, desenvolvedora de FarmVille, é quem domina a lista anual com seis jogos entre os 25 mais populares. Outros games, contudo, desenvolvidos fora dos Estados Unidos, também figuram entre os títulos mais famosos da plataforma.
Segundo a FreshPlanet, desenvolvedora de SongPop, mais de 60 milhões de pessoas já jogaram o game. Confira a seguir a lista dos 10 primeiros títulos mais populares no Facebook: 
1º SongPop (FreshPlanet)
 Dragon City (Social Point)
3º Bike Race (Top Free games)
4º Subway Surfers (Kiloo)
5º Angry Birds Friends (Rovio)
6º Farmville 2 (Zynga)
7º Scramble with Friends (Zynga)
8º Clash of Clans (Supercell)
9º Marvel: Avengers Alliance (Playdom)
10º Draw Something (Zynga)

As cinco razões do sucesso do Song Pop

O Song Pop acrescenta um elemento ao prazer de competir: a possilibildade de exibir conhecimento. Quem não gosta de mostrar que sabe mais? O desafio é desvendar músicas e intérpretes. O jogo é generoso: em vez de apresentar canções obscuras, põe na disputa bandas e cantores notórios. Assim, ninguém fica de fora da brincadeira.
O Song Pop permite que seus usuários brinquem com desconhecidos. Ele possibilita ainda que seus usuários acessem seus perfis no Facebook, localizando ali nomes e rostos familiares para desafiá-los.

Ao contrário de outros jogos, o Song Pop não ficou restrito ao ambiente de smartphones, em aplicativos para as plataformas iOS, da Apple, e Android, do Google. O jogo avançou muito ao lançar um aplicativo para Facebook – ali, tem um público potencial de 900 milhões de usuários. A estratégia ampliou o alcance do título, possibilitando que ele seja jogado a partir de computadores.

Jogos no formato “qual é a música” já são amplamente conhecidos pelo público. Há muitos anos, a TV fez o serviço de popularizar o gênero. Isso aproxima jogadores de todas as idades do Song Pop: os mais jovens se divertem com as músicas, enquantos os mais velhos relembram a antiga diversão.
Ao iniciar o jogo, o usuário só pode escolher entre algumas poucas playlists – é o caso da lista músicas de rock dos anos 80. Depois de acumular pontos, o jogador pode comprar playlists de outros gêneros, como funk carioca e música eletrônica. Dessa maneira, o jogo ganha variações e estimula o usuário a seguir brincando.

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.