Minicurso de produção de mudas

Hoje conclui o minicurso de produção de mudas. O minicurso foi composto de aula teórica e aula prática. A partir do conhecimento que adquiri, agora quero compartilhar esse conhecimento com as comunidades que participo e amigos.

O minicurso de produção de mudas foi oferecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e consegui indicar 40 seguidores do No Amazonas é Assim para participar do curso, através do nosso grupo Voluntários Verdes.

[box type=”info” ]Voluntários Verdes Preencha se você estiver interessado em entrar na nossa lista de voluntários verdes [/box]
Turma do minicurso de produção de mudas

Turma do minicurso de produção de mudas no Horto Municipal


O minicurso, que aconteceu nos dias 26 e 27/04, e tinha como finalidade oferecer noções básicas de produção de mudas.

As aulas do curso, com partes teórica e prática, foram ministradas pela diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, engenheira agrônoma Rosemary Bianco, a minha turma era da tarde, das 14h30 às 17h00. No dia 26, o minicurso aconteceu no Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim (parte teórica) e no dia 27, no Viveiro Municipal, na sede do Ifam (módulo prático).

Através do minicurso pude aprender informações básicas sobre o processo produtivo de mudas ornamentais, frutíferas e florestais. No Ifam, aprendi na prática sobre os métodos de propagação (como fazer a muda), preparo do substrato, cuidados com a manutenção do viveiro e identificação de espécies.

Estou preparando um mini projeto para arborizar Manaus e acabar com lixeiras viciadas através da utilização do espaço para criação de mini viveiros de criação de muda. Uma iniciativa simples que além de ajudar a parar a degradação ambiental, a população local pode aprender, fazer em casa e ainda conseguir uma renda extra.

O primeiro passo foi dado. Obrigado a todos que me acompanham e que depositam fé em meu trabalho.

Comentários
Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedor, ambos pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.