Métrica Pessoas Falando Sobre Isso no Facebook

O que significa a métrica do FacebookPessoas Falando Sobre Isso” (People Talking About this (PTAT)) para quem trabalha com redes sociais?

Pessoas Falando Sobre Isso no Facebook

Pessoas Falando Sobre Isso no Facebook

O mais doloroso é saber que essa é uma métrica pública, e portanto todos podem acessá-las. E é pelo mesmo motivo que queremos sempre mantê-la com um número elevado para assim impressionarmos.

Acontece que esta métrica não significa engajamento no Facebook. Alguns dos indicadores que incidem sobre essa métrica são

1) PTAT também inclui o crescimento de fãs

Ela conta quantos novos fãs a página ganhou nos últimos 7 dias.

2) Ela é desatualizada

A métrica de “pessoas falando sobre isso” é calculada sempre com um atraso de dois dias, o que indica que as curtidas e descurtidas são sempre inválidas, a menos que você possua uma página estagnada.

3) Números diferentes para os PTAT

Existem dados diários, semanais e mensais. A métrica pública é a semanal (últimos 7 dias), mas ela não é tão semelhante à própria métrica do Facebook Insight. E lá que você deve levar em consideração. Portanto, não se vanglorie se o “Pessoas falando sobre isso” do seu concorrente está baixo, o Facebook não lhe mostrará publicamente os dados reais da página.

4) Pode ser trapaceado facilmente

O que mais se vê são marcas jogarem com clientes para aumentarem significantemente a métrica do “Pessoas falando sobre isso” através de perguntas e publicidade. A métrica PTAT pode ser manipulada, de modo que até mesmo as marcas com muito pouco engajamento possam ter uma nota muito alta através do crescimento patrocinado, por exemplo.

A questão é que a métrica “Pessoas Falando Sobre Isto” tal como é não pode ser considerada uma métrica confiável de engajamento.

Abaixo um print da métrica pública e da métrica do Facebook Insight da fanpage LabCriativo .

Enquanto na informação pública ele mostra 1,6 milhão de pessoas falando sobre isso, no Facebook Insight me revela que temos 17,7 milhões de pessoas envolvidas… Uma baita diferença, não é mesmo?

Pessoas Falando Sobre Isso no Facebook

Métrica ‘Pessoas Falando Sobre Isso’ no Facebook aponta que no LabCriativo são 1,6 milhão

Pessoas Envolvidas

Pessoas Envolvidas no Facebook Insight do LabCriativo são 17,7 milhões

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano – Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.