Lixeiras Subterrâneas

Há 3 anos a cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, vem dando um baile nas capitais brasileiras devido seu novo sistema de acondicionamento do lixo. Essa iniciativa criativa está deixando a cidade mais limpa e mais sustentável!

O sistema já é muito utilizado na Europa, em países como França, Inglaterra, Itália, Portugal e em especial na Espanha, que produz a tecnologia e a exporta.

Lixeiras Subterrâneas

Lixeiras Subterrâneas

A cidade de Paulínia, localizada a 120 quilômetros da capital paulista, há 3 anos encontrou um jeito de economizar na coleta de lixo com um novo modelo de lixeira. Com cerca de um metro de altura, é bem mais espaçoso do que parece. Elas têm uma espécie de fundo falso. Tudo que é jogado vai parar dois metros abaixo do nível da calçada, em contêineres subterrâneos. A ideia é que, nesses locais, as pessoas não coloquem mais sacos de lixo na calçada, onde eles podem ser rasgados por animais e mesmo serem levados pela água da chuva, por exemplo.

A lixeira subterrânea economiza não só espaço. Em um mês de experiência, o número de viagens dos caminhões de coleta caiu pela metade.

Além de Paulínia, as lixeiras recicláveis subterrâneas já estão em outras cidades brasileiras, como Santos - SP e Catalão-GO.

Além de Paulínia, as lixeiras recicláveis subterrâneas já estão em outras cidades brasileiras, como Santos – SP e Catalão-GO.

Precisamos de iniciativas criativas como esta para todas as nossas cidades do Amazonas. Esse tipo de novidade, aliada com programas de educação popular, contribuirá e muito para a melhoria da vida das pessoas. Além disso, o lixo que pode ser reciclado , passa a gerar emprego e renda para a população.

Além das vantagens ambientais, esse sistema de armazenamento de lixo por ser embutido, evita atrair insetos, mau cheiro e atos de vandalismo. Elimina também a poluição visual e garante mais espaço nas ruas para veículos e pedestres.

Entendo que esse tipo de responsabilidade é do poder executivo municipal, mas esse tipo de iniciativa é que estaremos lutando para termos em todo o Amazonas e assim colocá-lo no hall de Estado Criativo!

Comentários

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Me interesso por Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.