Ilustrações de mexicana misturam pokemons e referencias maias

Seria possivel misturar a cultura maia com o pop japones? Para a ilustradora mexicana Monarobot, isso não só é possível como se tornou seu maior projeto de ilustração. Natural da cidade de Chiapas, no México, a ilustradora trabalha com a temática maia há alguns anos. “Existem muitas ruinas maias aqui em Chiapas e eu sempre achei o estilo dos glifos únicos. Eles tem muitos elementos inspiradores” afirma.

No ano de 2013, quando ilustrava inspirada nos elementos maias, uma competição mundial de ilustrações de Pokemons, um dos maiores fenomenos mundiais do desenho japonês, estava em alta. Foi o elemento que faltava: “A Pokemonathon era bastante popular e eu me lembro de pensar o quanto a cultura maia me inspirava. Então decidi entrar na competição unindo as duas ideias”conta a ilustradora.

Apesar da ideia inusitada, as ilustrações do projeto chamado “Pokemayans” rapidamente ganharam vários fãs pelo mundo. “As ilustrações Pokemayans se espalharam rápido de um jeito incrível! Sou muito grata pelo quanto as pessoas parecem ter gostado e por tudo o que o conceito me gerou” afirma. Sem formação na área, o projeto permitiu à Monarobot profissionalizar seus desenhos: “A maioria dos meus seguidores me conheceu pelo projeto, o que em troca me permitiu finalmente ter a chance de viver do meu trabalho como ilustradora.”

Quanto aos próximos passos, Monarobot pretende mergulhar ainda mais na temática maia. “Eu entrei nessa temática porque é algo que me conecta com as minhas raízes, é algo muito pessoal pra mim. Misturar elementos de culturas que não me são tão familiares não seria tão profundo, e sem dúvidas não tão divertido quanto Pokemayans tem sido.” Apesar de ter desenvolvido diversas ilustrações de Pokemons e suas evoluções, a ilustradora acredita ainda ter muito trabalho pela frente. “Muitos seguidores me pedem estampas, adesivos com ilustrações diferentes. O estilo se desenvolveu muito desde que eu comecei, acho que está na hora de revisitar alguns Pokemons.” afirma. Se depender dos seus seguidores e das inspirações maias e japonesas, Monarobot está apenas começando. Afinal, existem 649 pokemons – e incontáveis ruinas maias por descobrir.

Bubassauromaya

O pokemon Bubassauro e suas evoluções

pokemayans-squirtles-chain

Evolução do pokemon Squirtle em inspiração maia

Conheça mais sobre o projeto Pokemayans e outros trabalhos de monarobot:

patreon.com/monarobot [3]

monarobot.tumblr.com [4]

twitter: @monarobot

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Em meu blog, escrevo sobre Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.