Franquias estão em alta em 2018 – Confira dicas para ter sucesso no negócio

Investir em franquias é uma forma segura de apostar no negócio, se compararmos com a criação de um empreendimento do zero. Por conta da instabilidade do cenário econômico brasileiro essa tem sido uma alternativa interessante de investimento nos últimos anos.

Consultor empresarial fala sobre o mercado e dá dicas para investir com segurança em franquias

Consultor empresarial fala sobre o mercado e dá dicas para investir com segurança em franquias

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) nos anos de 2016 e 2017 houve o aumento de 2% na abertura desse tipo de negócio e 145 mil novas lojas franqueadas. Só em 2017 as vendas no setor subiram 8%.

O consultor empresarial, Adriano Nodari, ressalta que embora seja um investimento repleto de vantagens e que oferece segurança ao empreendedor é preciso ter uma boa quantia no caixa para investir e manter a franquia.

“Além do valor alto com taxa de aderência o franqueado vai arcar com valor mensal dos royalities, o que inclui taxa de manutenção, treinamento e suporte operacional”, explica.

Vamos conferir as principais dúvidas sobre a abertura de franquias:

Qual o perfil o Franqueado deve ter?

Antes de escolher a franquia como investimento – por conta das vantagens – é importante observar se possui o perfil, o que inclui alta capacidade de gestão dos negócios e estar disposto a seguir as regras estabelecidas pela franqueada.

“São normas administrativas, de divulgação e em outros departamentos que devem ser seguidas por todas as franquias. Empresários mais dinâmicos, arrojados e que prezam pela liberdade em gerir o negócio podem sentir-se incomodados”, alerta.

Capacidade de gestão dos negócios

Embora existam as regras, isso não significa que o empresário não terá espaço para inovações, pelo contrário. A ABF realizou uma pesquisa com 180 redes e 91% das participantes apostaram em estratégias para inovar o negócio, como exemplo a otimização dos serviços via aplicativo oferecendo comodidade ao cliente.

Disciplina é outra característica essencial para o investimento em franquia, pois necessita seguir as orientações da franqueadora e aplicar além das técnicas estabelecidas, ter criatividade para inovar.

Segundo Nodari Investir em franquias não é tão fácil como algumas pessoas idealizam, além do valor inicial a jornada de trabalho é longa e requer responsabilidade, pois já existe um nome e marca a serem zelados.

“A má administração ou atendimento pode arruinar tanto a própria franquia, como outras unidades”, pontua o consultor empresarial.

Pesquise sobre franquias e encontre um negócio que tenha afinidade

O primeiro passo antes de investir em franquias é fazer uma boa pesquisa de mercado, além do conhecimento sobre todo o sistema comercial e administrativo.

Escolher um setor que tenha afinidade é essencial para o sucesso da franquia. Após essa etapa converse com proprietários de outras franquias e saiba a opinião e o relacionamento que possuem com a franqueada que pretende negociar.

Desafios ao investir em franquias

1# Capital suficiente

O capital é um dos principais desafios ao investir em negócios desse formato, de acordo com o consultor. É preciso ter determinado valor para o investimento inicial – o que varia conforme o tipo de negócio e a franqueada. Esses valores garantem o direito de adesão à marca – pago incialmente – e também são cobradas taxas mensais dos serviços prestados.

2# Experiência em gestão de negócios

O administrador necessita possuir conhecimento e experiência na gestão do fluxo de caixa, controle de receitas e custos. “Mesmo existindo o auxílio da franqueada que oferece treinamentos e suportes operacionais, a expansão do negócio fica na responsabilidade do empresário”, acrescenta Nodari.

3# Se adequar ao padrão

Serviços como treinamentos e suportes são pagos mensalmente, assim como a taxa de manutenção. Outra característica das franquias que são desafiantes é a interligação com outras unidades.

O padrão deve prevalecer em qualidade de atendimento, gestão administrativa e de pessoas. Franquias que desrespeitam a qualidade e de repente possui um mau atendimento impacta todas as unidades, inclusive a sua.

O que fazer antes de investir em franquias?

  • 1. Faça cálculos sobre o investimento e se necessário contrate a consultoria empresarial para auxiliar na gestão do negócio;
  • 2. Realize uma boa pesquisa de campo, iniciando pelo lugar – rua ou avenida – onde o negócio será iniciado. Veja o movimento e se o público é o ideal;
  • 3. Converse com outras franquias do mesmo seguimento e que fecharam acordo com a franqueada. Saiba a opinião desses empresários em relação aos serviços;
  • 4. Contrate um advogado de sua confiança para conferir e esclarecer as informações contratuais. De acordo com o consultor de negócios existem multas contratuais e prazos estabelecidos pela franqueada que precisam ser revisados com atenção para evitar futuros problemas.
Comentários

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sou manauense, graduado em Design de Interface Digital, pós-graduado em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Laureate International Universities e mestrando em Design da Comunicação na Politecnico di Milano - Itália. Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e recebi o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, além da Comenda da Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo e a Cruz do Mérito da Amazônia, ambas as comendas outorgadas pela pela Câmara Brasileira de Cultura. Em meu blog, escrevo sobre Marketing Digital, Mídias Sociais, Branding, Gestão de Conteúdos Web, Turismo Cultural, Manaus de Antigamente além de Políticas Criativas.